Não tem jeito: conforme a empresa cresce, a gestão de todas as tarefas operacionais fica cada vez mais complexa. E, no caso dos serviços de informática, muitas vezes a demanda é tão intensa que somente a equipe interna não consegue dar conta. O que fazer nessa situação?

Neste post, vamos mostrar para você por que a terceirização é uma alternativa adotada cada vez mais pelas empresas. Além de conhecer os principais serviços disponíveis no outsourcing de TI, você também verá como cada um deles pode contribuir para a otimização dos seus negócios.

E aí, ficou interessado? Pois então continue com a gente e siga a leitura!

Por que contratar serviços terceirizados?

Os benefícios da adoção de um bom serviço terceirizado de TI são facilmente notados. Ao livrar gestores e diretores do foco em trabalhos operacionais, a empresa ganha muito mais força estratégica para atingir com sucesso os seus objetivos, tornando-se muito mais competitiva.

Confira, a seguir, algumas das maiores vantagens que a sua empresa pode ter ao terceirizar serviços de informática.

Redução de custos operacionais

Não é toda empresa que pode se dar ao luxo de contar com uma equipe interna de TI. Ter especialistas de diferentes áreas sempre à disposição pode sair muito caro: além dos encargos trabalhistas, há ainda os gastos com manutenção da infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Quando você contrata uma empresa terceirizada, todas essas atribuições ficam por conta dela. Além de diminuir os custos operacionais, isso permite alocar mais recursos no aprimoramento do seu negócio principal.

Acesso aos profissionais qualificados

Quando uma empresa não tem recursos para montar grandes equipes de TI, é comum que ela contrate profissionais iniciantes ou de capacidade limitada. O reflexo disso, logicamente, é uma grande deficiência na área de tecnologia.

Esse tipo de situação não ocorre quando se contrata uma terceirizada de ponta: nesse caso, você terá à sua disposição uma equipe de especialistas sempre atualizada com todos os aspectos do mercado — incluindo segurança e tecnologia. Com isso, você consegue os resultados desejados sem precisar se submeter a um extenso processo de contratação.

Padronização da qualidade

As terceirizadas costumam disponibilizar uma equipe para atender de acordo com as necessidades da sua empresa. Assim, você passa a contar com mais profissionais e recursos do que se tivesse uma equipe interna, tendo as suas demandas de TI resolvidas com muito mais rapidez.

Além disso, ao definir por contrato o escopo de atividades que deverão ser realizadas, sua empresa ganha amparo legal e se livra dos típicos conflitos que costumam ocorrer entre os funcionários diretos — que ora assumem mais obrigações do que deveriam, ora se afastam de suas responsabilidades.

Atendimento garantido

Os serviços de informática terceirizados são todos comprometidos em encontrar as soluções mais rápidas, adequadas e eficientes às necessidades da sua empresa. Eles têm a responsabilidade de resolver todas as demandas a tempo e disponibilizar um ambiente de TI sempre atualizado, confiável e funcional.

Maior competitividade

Acesso à excelentes profissionais, melhora na qualidade dos serviços, mais tempo para se dedicar ao seu core business, redução de custos etc. Terceirizar os serviços de informática dá às empresas de todos os portes a chance de trabalhar com excelência em TI, aumentando significativamente a força competitiva do negócio. Quer melhor retorno sobre investimento do que esse?

Quais os serviços de informática que podem ser terceirizados?

Alguns serviços de TI podem ser muito mais efetivos quando operados por uma empresa terceirizada. Conheça, a seguir, os três principais!

1. Equipamentos de TI

Manter a infraestrutura de uma empresa sempre atualizada pode requerer um grande investimento de recursos. Por causa disso, muitas empresas de pequeno e médio porte acabam enfrentando um dilema: ao mesmo tempo em que equipamentos ultrapassados podem prejudicar a produtividade, investir em novas máquinas pode comprometer a saúde financeira da companhia.

Essas preocupações desaparecem ao contratar o serviço de aluguel de equipamentos. Por um valor fixo mensal, você tem os dispositivos mais modernos sempre à disposição, sem precisar trocar todos os ativos a cada ano.

Além disso, todas as preocupações gerenciais referentes à manutenção, troca e compra de equipamentos também desaparecem, liberando o foco dos gerentes e gestores de TI para a melhoria de outras áreas, como privacidade e segurança.

2. Suporte de TI

Sabe qual é a grande vantagem de contar com os serviços de uma empresa especializada em Suporte de TI? É que ela já tem todo um passo a passo estabelecido, com uma metodologia testada e aprovada que garante a implantação de um suporte no prazo estabelecido, com rapidez e custos muito menores.

Da configuração dos processos de atendimento à escolha das ferramentas, passando pelo treinamento e contratação da equipe — seja ela in company ou remota —, o parceiro terceirizado prima por adaptar e escalar os serviços de acordo com as necessidades da sua empresa.

3. Gestão de infraestrutura

Construir e manter uma boa infraestrutura de TI custa caro. Junte a isso os desafios cada vez maiores enfrentados pelos profissionais do setor — como o aumento da demanda de dados e os riscos frequentes de ataques cibernéticos — e logo descobrimos por que tantas empresas têm preferido terceirizar toda essa área.

A grande vantagem desse modelo é a flexibilidade, em que a estrutura contratada segue a lógica da sua demanda e é totalmente escalável e adaptável. Assim, se o seu negócio estiver em rápido crescimento, a terceirização da infraestrutura de TI pode entregar a solução rápida que você tanto precisa.

Ter uma equipe de especialistas faz com que o cumprimento das diretrizes de conformidade e dos regulamentos fique muito mais simples, bem como reduz fortemente os custos de direitos de uso de tecnologias.

Ao melhorar a relação entre custo e efetividade, você não só obtém uma melhora nos níveis de serviço e no desempenho dos sistemas, como também aumenta a transparência e alinha o time de TI com os seus objetivos de negócios.

Viu só como a terceirização de serviços de informática pode ajudar a sua empresa a reduzir os custos operacionais e ser muito mais eficiente? Se você deseja saber mais sobre locação de equipamentos, outsourcing e soluções em TI, entre em contato com a gente: teremos o maior prazer em ajudá-lo. Até o próximo artigo!