Aluguel de servidores

O setor de TI é estratégico para uma empresa e, por isso, é necessário garantir que ele esteja alinhado com as demandas de infraestrutura. Por apresentar alto custo, a compra de todos os equipamentos necessários nem sempre é a melhor solução. Por isso, é interessante considerar o aluguel de servidores.

Além dos servidores de nuvem, pelos quais o contratante paga por máquinas virtuais em datacenters, os físicos também podem ser alugados. Neste artigo, vamos entender como isso pode ser feito e quais as suas maiores vantagens. Vamos lá?

aluguel de servidores

O que é o aluguel de servidores?

Em uma empresa, os servidores são responsáveis por manter no ar todos os serviços. Se for algo na Internet, o servidor é a ferramenta que mantém os sites online, recebendo e enviando informações. Por exemplo, todo acesso ao Google é feito por meio de um servidor de responsabilidade da empresa.

No mesmo sentido, os servidores podem ser utilizados em redes internas para a troca de informações dentro da instituição. Assim, os colaboradores encontram um ambiente seguro para a comunicação e o trabalho em equipe.

Contudo, manter um servidor para Internet ou uso interno é algo custoso, principalmente para empresas pequenas. Além das máquinas que rodam os processos do servidor, é preciso investir em local físico para que eles sejam armazenados, com condições de funcionamento adequadas.

Fora isso, a operação desse tipo de instalação exige a contratação de profissionais técnicos que possam empregar e realizar a manutenção dos servidores. Da mesma forma, isso representa um alto custo de implementação, o que pode até mesmo limitar o crescimento de uma empresa.

Diante desse cenário, o aluguel de servidores é uma solução que deve ser levada em consideração. Diferentemente de um servidor próprio, o equipamento alugado é operado sob a responsabilidade do fornecedor, o que facilita bastante a sua instauração.

Quais as vantagens do aluguel de servidores?

Para muitas empresas, o aluguel de servidores pode trazer grandes benefícios em sua operação. Por exemplo, essa prática reduz custos e a demanda por profissionais técnicos internos. Além disso, ganha-se em segurança ao contar com um parceiro preparado para lidar com as principais ameaças digitais.

Segundo a consultoria PwC, somente em 2016, o prejuízo de empresas brasileiras com fraudes ocasionadas pela indisponibilidade de servidores somou US$ 1 milhão. Problemas como esse podem ser evitados com a terceirização da infraestrutura de TI. Confira outros benefícios!

1. Redução de custos

Uma das principais vantagens de uma infraestrutura de TI terceirizada é a redução de custos. Apesar de ser necessário o pagamento do contrato com a empresa fornecedora, o aluguel de servidores diminui os custos de operação ao reduzir a demanda por um time interno de TI.

Quando um servidor é alugado, toda a responsabilidade pelo seu funcionamento é do fornecedor. Assim, ele é responsável por manter um time técnico capacitado para solucionar eventuais problemas e também prestar atendimento sempre que necessário.

2. Melhor manutenção

Assim como a infraestrutura, a manutenção dos equipamentos de TI demanda alto investimento por parte das empresas. Contar somente com um time interno para essa tarefa pode comprometer processos e reduzir a eficiência. Por exemplo, uma empresa que opera com somente um servidor local teria de ficar fora do ar sempre que essa máquina apresentasse problemas.

Com o uso de servidores alugados, essa responsabilidade é passada ao fornecedor. Com a disponibilidade de mais equipamentos, ele será capaz de realizar manutenções sem ter de tirar os servidores do ar. Além disso, todos os recursos utilizados para o conserto do equipamento serão da responsabilidade dele.

3. Sem necessidade de atualização

Quando alugamos um equipamento, nós adquirimos o direito do seu uso por tempo determinado, mas não nos tornamos donos dele. Dessa forma, a responsabilidade de manter cada máquina atualizada é do fornecedor, que deve se comprometer a utilizar os melhores recursos disponíveis no mercado.

Assim, os custos com TI a longo prazo são reduzidos drasticamente. Em vez de ser necessária a compra de novos equipamentos com frequência, basta solicitar a troca dos equipamentos para o seu fornecedor de TI. Como resultado, a empresa estará sempre atualizada e em segurança.

4. Redução de recursos técnicos

A terceirização dos servidores e da infraestrutura de TI permite que as empresas diminuam o investimento em recursos técnicos. Assim, não há a necessidade de compra de todos os equipamentos que compõem uma rede. Todos eles serão proporcionados e operados pelo fornecedor do servidor.

Outra vantagem é que não há necessidade de entender a fundo a parte técnica de um servidor para que ele seja instalado. Assim, há maior facilidade de implementação e também para manter tudo funcionando de acordo.

5. Maior segurança

No mesmo sentido, o uso de servidores terceirizados garante maior segurança no armazenamento e processamento de dados. De acordo com o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, entre 2016 e 2017 houve aumento de 30% em problemas com segurança digital no país. Ocorrências assim são causadas por ataques de hackers que buscam acessar ou derrubar servidores.

Ao contar com uma infraestrutura terceirizada, toda a proteção do servidor é responsabilidade do fornecedor. Assim, pode-se contar com uma equipe especializada e bem-preparada para defender os seus dados de ataques como esses.

Entre os benefícios, o aluguel de servidores garante que a empresa não deixe de operar quando encontrar problemas. Sejam questões de segurança ou de falhas técnicas, um bom fornecedor é capaz de solucionar quaisquer defeitos em tempo real, sem comprometer a estabilidade dos serviços.

Como locar um servidor?

Assim como diferentes equipamentos de TI, um servidor pode ser alugado por período de tempo específico, recebendo todo o suporte necessário para o seu uso. Assim, sempre que o equipamento não estiver mais em utilização, ele pode ser devolvido sem envolver custos adicionais.

É importante lembrar que a contratação de um servidor deve ser feita diretamente com parceiros de alta confiança. Desse modo, é preciso garantir que eles sigam todas as boas práticas de segurança. Afinal, quem opera o servidor tem acesso a todas as informações nele contidas.

Dessa forma, o aluguel de servidores traz diversas vantagens a uma empresa, da redução de custos à otimização em operação. Para saber mais sobre esse processo, entre em contato com um de nossos consultores.