Equipamentos de informática

A importância da constante atualização de maquinário no negócio é evidente. O uso de aparelhos obsoletos pode trazer uma série de danos para as organizações. Por exemplo, aumento das ameaças e vulnerabilidades de segurança, falhas no disco rígido, levando a uma possível perda de dados, aumento do tempo de inatividade, perda de produtividade, perda de competitividade e menor flexibilidade de TI são alguns dos problemas envolvidos.

Neste artigo, vamos listar 5 riscos de usar equipamentos de informática obsoletos na empresa, além de dar orientações quanto à melhor forma de descarte. Quer entender mais? Então continue a leitura para conferir!

Equipamentos de informática

Confira os 5 riscos de contar com equipamentos de informática obsoletos

1. Perda de produtividade

Mais da metade dos trabalhadores (53%) disseram, em uma pesquisa, que seriam mais produtivos se seu escritório tivesse uma tecnologia melhor. A tecnologia atualizada torna mais fácil para os funcionários armazenar e localizar informações, além de otimizar o fluxo de trabalho.

A tecnologia antiga executa ações mais lentamente e requer manutenção mais demorada, com mais correções, atualizações e chamadas de assistência técnica do que suas contrapartes novas. Computadores com mais de quatro anos custam 21 horas de produtividade devido a reparos, manutenção, atualizações e correções críticas de segurança.

2. Custo alto de manutenção

A tecnologia ultrapassada pode ser cara de manter. Não é muito diferente de uma casa ou veículo muito antigo, exceto que a tecnologia envelhece a um ritmo muito mais rápido. De fato, custa quase o dobro para consertar um sistema que tem quatro ou mais anos de idade.

Os custos do uso de equipamentos desatualizados pode aumentar rapidamente de várias maneiras. À medida que o computador envelhece, será necessário mais e mais manutenção para continuar funcionando corretamente. Os custos de manutenção incluem o custo de reparar problemas e avarias, manutenção contínua perda de tempo gasto na resolução de problemas ou com problemas repetidos.

3. Falta de competitividade

Diferentemente da obsoleta, o uso de tecnologia e software atualizados proporciona vantagem competitiva, pois permite que uma empresa se comunique com eficiência, conquiste mais negócios, desenvolva relacionamentos mais fortes com os clientes e trabalhe remotamente.

4. Falta de flexibilidade

A velha tecnologia simplesmente não pode executar o que a nova tecnologia pode. Essa desvantagem limita a flexibilidade de uma empresa em várias áreas, incluindo a análise de dados, o que ajuda as empresas a tomar decisões melhores no futuro, bem como a comunicação e a colaboração com a equipe. Softwares novos e atualizados permitem que uma empresa acompanhe análises, dando uma ideia melhor de como os funcionários e a empresa estão se saindo.

5. Menos segurança

Sistemas desatualizados correm um risco maior com segurança. A maioria das empresas tenta remediar esse problema com atualizações constantes de segurança para o software em risco. Eventualmente, quando um sistema antigo não for mais suportado, ele não poderá receber as correções e atualizações.

Recuperação de dados e soluções de backup começam a se acumular e se tornar obstáculos maiores quando o sistema não pode mais suportá-los. Quando a segurança dos dados fica em risco devido à falha de equipamentos e sistemas, é hora de atualizar a tecnologia.

Descubra como fazer o descarte de equipamentos de informática obsoletos

Setenta e cinco por cento de todos os equipamentos de computação obsoletos estão atualmente em armazenamento. Em outras palavras, estão juntando poeira naquele escritório não utilizado, sendo colocados debaixo de uma mesa em algum lugar ou usados como um suporte de plantas em um canto, mas as boas opções para descarte e reciclagem de computadores antigos são abundantes, sendo uma atitude muito boa para o meio ambiente.

Reciclagem de computadores

Muitos dos componentes básicos de um computador antigo podem ser reutilizados. Isso inclui plástico de teclados, metal do gabinete do computador e vidro de monitores antigos. Ao mesmo tempo, substâncias tóxicas em computadores, como chumbo e cádmio, precisam ser mantidas fora dos aterros sanitários e das águas subterrâneas.

Felizmente, a reciclagem de computadores é agora uma opção fácil na maioria das comunidades. Muitas cidades têm estações de entrega públicas para o equipamento não utilizado, enquanto os varejistas de computadores também oferecem reciclagem gratuita. Esses recicladores vão garantir que os equipamentos eletrônicos e as baterias sejam reutilizados de forma responsável.

Reutilização de computadores

Os equipamentos que ainda funcionam podem ser vendidos ou doados para caridade. Muitas escolas, igrejas e outras organizações comunitárias ficam felizes em levar os computadores quando um escritório decide fazer um upgrade. De fato, computadores que são quebrados, mas reparáveis, são frequentemente bem-vindos por esses tipos de instituições.

Vender os equipamentos de computação desatualizados é outra opção. Muitas empresas podem se surpreender ao saber que seus computadores indesejados podem ser listados em sites de anúncios populares e transformados em um pouco de dinheiro extra.

Antes de reciclar

O descarte adequado do computador significa ter cuidado com o meio ambiente. Isso também significa ter cuidado com os dados que esses computadores antigos contêm. Ninguém deseja que informações pessoais ou financeiras cheguem às mãos erradas quando se faz o descarte de computadores.

Se a intenção é vender ou doar computadores antigos e eles contêm informações confidenciais, é preciso remover o disco rígido primeiro e descartá-lo separadamente. Os varejistas que oferecem reciclagem de computadores geralmente garantem que os dados sejam efetivamente destruídos em seu processo de descarte, portanto, essa é uma boa opção quando a privacidade é uma preocupação.

O aluguel de equipamentos de informática é uma solução para ter equipamentos novos com custo reduzido. A AGASUS é uma empresa de serviços de TI especializada em locação de hardware. Tem como objetivo fornecer soluções de outsourcing para pequenas, médias e grandes empresas, com locação de equipamentos de TI agregando serviços que aumentam a produtividade, segurança e disponibilidade da empresa e otimizam os custos de investimento.

São três serviços principais: locação de longo prazo, mobilidade corporativa e locação de curto prazo.

Você ainda tem alguma dúvida sobre os riscos na utilização de equipamentos de informática obsoletos? Quer entender melhor como podemos ajudar? Então entre em contato conosco agora mesmo para saber mais sobre nossos serviços!