Aluguel de smartphones

Gerentes de TI sabem do papel fundamental dos fornecedores de equipamentos para o sucesso de uma empresa. E o aluguel de smartphones tem sido uma opção atraente para garantir mobilidade sem comprometer o orçamento com compras.

Mas como escolher o fornecedor perfeito para as necessidades do seu negócio? Neste artigo você vai entender melhor os benefícios de alugar smartphones em vez de comprar, além de conferir as 7 melhores dicas para encontrar um bom fornecedor.

Por que investir no aluguel de smartphones?

Gestores de TI em todos os mercados enfrentam os mesmos problemas: orçamento limitado, demandas crescentes e parque de máquinas defasado. A locação é uma boa forma de enfrentar todos esses problemas.

Como o aluguel de celular corporativo é mais barato que a compra, é possível atender mais demandas com menos orçamento. Em muitas empresas, existe a vantagem adicional de usar para aluguéis o capital operacional (opex) em lugar do mais restrito capital social.

Ao escolher a locação de smartphones você pode ter acesso a dispositivos seminovos perfeitamente adequados para rodar aplicativos atualizados. E quando precisar, futuramente, basta trocá-los por modelos mais novos sem os sunk costs de uma compra.

Por último, ao alugar smartphones sua empresa passa a contar com o suporte e assistência técnica da locadora. O service-level agreement (SLA) contratado pode incluir a pronta troca dos equipamentos em caso de algum defeito.

Aluguel de smartphones

Quais são as melhores dicas para escolher um fornecedor de smartphones para aluguel?

1. Documente as necessidades da sua empresa

Antes de fazer qualquer tipo de avaliação ou seleção de fornecedores em potencial, é recomendado registrar o que seu negócio precisa. Mais tarde, você pode comparar sua lista de demandas com o material das ofertas e verificar se existe correspondência.

Ao conversar com um potencial parceiro de negócios, ficará mais fácil julgar se há um “match” entre o que você precisa e o que ele pode fazer.

Algumas perguntas a serem respondidas nessa etapa podem ser: sua empresa precisa de iPhones, de smartphones que rodam Android, ou tanto faz? Quais capacidades são imprescindíveis? Os usuários precisam de uma câmera de boa qualidade?

2. Observe a qualidade dos equipamentos oferecidos

De posse de uma lista de demandas, verifique se o que o fornecedor tem a oferecer atende às suas necessidades. Qual é a idade dos modelos? Eles são capazes de rodar os aplicativos usados pelas equipes da sua empresa? As desenvolvedoras de software ainda fazem atualizações para esses modelos?

Pergunte também sobre a capacidade do fornecedor em termos de quantidade e prazo. Quantas unidades de smartphones ele pode fazer chegar na sua empresa, e em quanto tempo?

Flutuações em demanda também devem ser levadas em conta. Se for necessário trocar ou atualizar as unidades durante a vigência do contrato, seu fornecedor terá recursos para isso?

Ao alinhar as expectativas antes de fechar negócio, você assegura que sua empresa não ficará na mão quando precisar dos smarthpones para um evento ou viagem de negócios importante.

3. Preste atenção na qualidade do atendimento prestado

Em muitos casos o primeiro contato com uma empresa é suficiente para conduzir uma avaliação precisa de como será o relacionamento. Se o atendimento inicial é ruim, a qualidade do serviço provavelmente também será.

É importante verificar se o consultor que faz o atendimento consegue entender as necessidades da sua empresa e é um bom ouvinte. Ele se comunicam de forma clara, consistente e honesta?

É agressivo demais para vender ou, ao contrário, não é comunicativo o bastante? Em sua avaliação, a empresa foi transparente ao longo de todo o processo de vendas?

Uma boa prática é verificar se todas as comunicações são respondidas em até 24 horas. Se isso não ocorrer na pré-venda, o atendimento no pós-venda provavelmente seguirá o mesmo ritmo.

4. Verifique o nível de compromisso do fornecedor

A escolha do fornecedor de smartphones de aluguel é uma decisão crítica. Na hora de fechar contrato com o cliente, telefonar para o CEO ou editar um documento dentro do táxi, seus funcionários precisam de equipamentos de alta qualidade e com a manutenção em dia.

A empresa do seu fornecedor segue padrões reconhecidos, como uma certificação ISO 9001:20015? Compromissos de qualidade por parte do fornecedor demonstram que ele também está empenhado em fornecer equipamentos e serviços de excelência para você como consumidor.

5. Avalie o serviço de suporte

Pergunte ao consultor ou vendedor sobre o serviço de atendimento e suporte técnico que fará parte do contrato. Quais são os horários de atendimento e os canais de comunicação? Não adianta ter um suporte que pode ser contatado por e-mail, por exemplo, se ocorrer um problema justamente com a conexão do smartphone à internet.

6. Entenda a cultura do fornecedor

Assim como uma boa cultura empresarial é importante para o seu negócio, ela também deve se manifestar na sua escolha de fornecedor. Valores como velocidade, qualidade, excelência, inovação e confiança são praticados nos melhores empreendimentos, e você também vai exigi-los de seus parceiros.

Um artigo na revista Forbes elenca os quatro “C”s na hora de escolher um fornecedor: custo, capacidade, comunicação e caráter. Poderíamos trocar “caráter” por “cultura” e daria no mesmo. Como seu fornecedor responde a avaliações negativas de clientes? O que faz quando surge um problema não previsto em contrato? Saber essas respostas pode poupar muita dor de cabeça no futuro.

7. Observe como a empresa está posicionado no mercado

Finalmente, a posição do fornecedor no mercado também deve pesar na sua decisão. Nada contra startups que estão começando, mas o fornecimento de smartphones para uma grande empresa é uma tarefa que exige certa robustez, tamanho e know-how. Um bom fornecedor de TI deve ir além da locação e oferecer serviços para aumentar a produtividade dos funcionários e a segurança da informação.

O aluguel de smartphones é uma opção cada vez mais comum entre gestores de TI que querem cortar custos ao mesmo tempo em que oferecem à empresa a tecnologia adequada aos seus objetivos. Com as dicas deste artigo, você estará melhor preparado para construir uma parceria de sucesso.

Sua empresa precisa de smartphones ou outros dispositivos, mas não quer gastar muito ou não dispõe de capital para investir? Fale com um de nossos consultores e vamos conversar sobre locação agora mesmo.