Quem nunca teve a sensação de que o próprio smartphone perdeu a carga bem mais rápido do que deveria? Esse tipo de problema é ainda mais assustador quando ocorre no meio do expediente. Porém, não se preocupe: neste post, você descobrirá como aumentar a vida útil da bateria do celular.

Atualmente, vivemos a era das baterias de íon lítio, uma evolução importante em comparação às peças de níquel cádmio. Desse modo, é possível contar com um número maior de cuidados básicos para manter o seu celular com uma carga razoável. Vamos conhecer essas dicas. Boa leitura!

Evite esvaziar totalmente a bateria

Uma bateria absolutamente vazia é uma peça instável. Nesse estágio, ela pode causar acidentes sérios se for tirada da gaveta após um ou dois meses sem qualquer utilização. Isso ocorre muito em ambientes corporativos, quando um colaborador se desliga da empresa e entrega o aparelho comercial, por exemplo.

Desse modo, evite deixar a bateria atingir menos de 40% da carga. Isso porque ela perde entre 5% e 10% de toda a energia armazenada a cada mês em que o aparelho não é utilizado. Assim, caso o equipamento fique inativo por períodos mais longos, é possível evitar explosões — que podem ocorrer quando o celular for conectado à tomada.

Tome cuidado com os extremos

Ao contrário do que ocorria com as antigas baterias, compostos por níquel cádmio, as peças mais atuais de íon lítio não sofrem tanto com o chamado “efeito memória”, que designa componentes viciados que descarregam muito facilmente.

Assim, com a maioria dos celulares que temos hoje, não é preciso esperar que o equipamento esteja completamente descarregado para conectá-lo à tomada novamente. Muito pelo contrário: essa prática costuma danificar o componente, levando ao desgaste acelerado.

Desse modo, é uma ótima ideia é operar com a bateria sempre acima dos 50%. Isso não significa que o equipamento deve estar ligado ao carregador o tempo todo, mas é bastante aconselhável que você o recarregue sempre quando estiver sem utilizá-lo com frequência.

Outra medida importante é apostar no ciclo completo, uma vez por mês. Essa prática consiste em descarregar a bateria totalmente e recarregá-lo novamente até os 100%. Porém, não o faça com frequência, já que isso pode acelerar o desgaste da peça.

As baterias mais modernas não se adaptam bem a qualquer um dos extremos (ou seja, atingir constantemente os 0% ou 100%). O ideal, se possível, é sempre carregá-la de 40% a 80%. Isso pode ser feito por meio de leves recargas diárias, que contribuem ativamente para o aumento da vida útil.

Tire a capinha antes de longos carregamentos

A maior parte dos smartphones que encontramos no mercado hoje conta com a funcionalidade de interrupção de fornecimento direto de energia à bateria quando a carga atinge os 100%. Assim, não é necessário que se retire o aparelho da tomada quando ele atinge esse estágio.

Contudo, se a intenção é deixar o aparelho carregando durante longos períodos, como a noite inteira, é uma boa medida retirar a capinha utilizada para protegê-lo. Isso porque as baterias de íons lítio, predominantes atualmente, são muito sensíveis ao calor — e essa ação vai aumentar a vida útil dessas peças.

Use equipamentos de qualidade

Evite, a todo custo, carregadores de procedência duvidosa, principalmente se você costuma carregar muitos equipamentos com a mesma fonte. O ideal é sempre utilizar a opção produzida pelo fabricante e incluída junto ao seu celular. Peças não originais são extremamente perigosas para as baterias de lítio.

Além disso, é preciso ter cuidado ao utilizar carregadores de outros aparelhos, mesmo que sejam opções originais. Afinal, cada bateria possui suas características específicas de operação e utilizar uma fonte que ofereça valores diferentes de voltagem e amperagem é perigoso para a vida útil e para a própria integridade física da peça.

Outro ponto importante é o transporte do celular para países que apresentem temperaturas bem mais baixas. Isso porque a bateria de lítio pode ser danificada no momento do carregamento. Para evitar que isso aconteça, vale a pena manter o carregador na tomada somente pelo período necessário para obter o nível ideal.

Desse modo, você evita que ele fique exposto a níveis muito baixos. Essa dica também se aplica temperaturas muito altas, que apresentem um ambiente diferente das situações climáticas na qual você esteja acostumado a utilizar o mesmo celular.

Invista no aluguel de celulares corporativos

Se você deseja ter aparelhos sempre novos e modernos, o aluguel de equipamentos corporativos é uma ótima medida para otimizar sua empresa. Já que estamos falando sobre como aumentar a vida útil da bateria do celular, contar com smartphones que apresentem um ótimo nível de durabilidade vai elevar, principalmente, a produtividade em ambientes comerciais.

Você pode estar se perguntando: por que não realizar a compra direta dos aparelhos? O aluguel é uma opção mais vantajosa, já que investir na aquisição definitiva pode representar uma despesa que atenderá necessidades mais pontuais do negócio, como eventos diferenciados, viagens ou projetos específicos.

Após essa demanda temporária, é bastante provável que o aparelho já esteja obsoleto em relação às opções mais modernas do mercado. Isso é especialmente perigoso em ambientes corporativos, já que a substituição gera um gasto elevado — e, alguns meses adiante, uma nova rodada de trocas será necessária.

Desse modo, o aluguel de celulares corporativos é uma solução mais precisa para atender eventos mais esporádicos. Esse serviço pode ser contratado na modalidade on demand, na qual o usuário escolhe utilizar o equipamento por dias, semanas ou meses. E o melhor: esse tipo de plano garante substituição otimizada dos aparelhos sem que seja necessário um investimento extra.

É uma ótima medida, portanto, para contar com peças de alto nível, que operem com baterias com ótima durabilidade. Como pudemos ver no post, o aluguel é uma ótima forma de complementar os cuidados básicos apresentados.

Agora que você já sabe como aumentar a vida útil da bateria do celular, pode aplicar essas dicas em larga escala, otimizando a conservação dos aparelhos utilizados no seu ambiente comercial, por exemplo. Além disso, a locação de smartphones avançados vai proporcionar mais motivação e produtividade para seus colaboradores.

Gostou do conteúdo e quer ler mais sobre celulares corporativos? Então, leia agora mesmo o nosso post sobre os melhores modelos de smartphone para executivos!