Atualmente, é difícil pensar no dia a dia da gestão de um negócio sem ferramentas de tecnologia e automação, que oferecem mais controle, agilidade e praticidade para as rotinas operacionais. Ao mesmo tempo, a uso de dispositivos móveis no ambiente corporativo também contribui para o aumento da produtividade, além de garantir uma série de benefícios.

Logo, tarefas que posteriormente eram trabalhosas e realizadas manualmente, hoje podem ser informatizadas e concluídas na velocidade de alguns toques na tela de um smartphone, de qualquer lugar ou hora do dia.

A disrupção tecnológica que a união entre automação e mobilidade proporciona para a traz um grande potencial para a área de TI maximizar seus resultados. Portanto, neste artigo, entenda mais sobre esses dois conceitos e veja como eles podem trabalhar juntos em prol do seu negócio. Aproveite a leitura!

A automação

Essencialmente, a automação de processos é uma técnica de gestão empresarial. Ela consiste em incorporar a tecnologia e seus recursos no cotidiano de uma empresa, e seu principal objetivo é o de aprimorar o controle e o desempenho dos fluxos de trabalho, digitalizando atividades manuais.

Diversas operações de TI — e também de outros setores — são repetitivas e, muitas vezes, não apresentam alto valor agregado para o resultado final. No entanto, elas devem ser bem executadas para que erros não aconteçam. Nesse cenário, a automação é uma iniciativa inteligente capaz de dinamizar e modernizar o trabalho das equipes, promovendo benefícios como:

  • mais autonomia e flexibilidade;
  • redução de custos;
  • minimização nos índices de erros, retrabalhos, perdas e desencontro de informações;
  • agilidade no compartilhamento de informações;
  • tomadas de decisão aprimoradas;
  • ciclo de avaliação e aprovação de pedidos mais rápido e simplificado.

A mobilidade

A automação de tarefas também viabiliza, acima de tudo, uma integração maior entre os setores, colaboradores e dados. Em resumo, todo o sistema de informação que faz parte de uma empresa pode ser unificado.

É justamente nesse aspecto que o uso de dispositivos móveis e aplicativos faz toda a diferença para tornar os processos mais eficazes de ponta a ponta. Por sua capacidade de locomoção, eles permitem atualizações em tempo real e colaboram para a maior produtividade.

A mobilidade é um fator incontestável no mundo corporativo atual. Cada vez mais instituições investem em ferramentas flexíveis que buscam redesenhar seus sistemas para se adaptar a esse novo contexto.

Afinal, não faz sentido limitar o acesso e a atuação de um colaborador que está distante dos equipamentos do escritório. Muitas vezes, ele é capaz de tomar decisões estratégicas e solucionar questões importantes em tempo real, independentemente de onde estiver, por meio de recursos móveis. Logo, percebemos que a mobilidade e automação juntas, além de formar uma união perfeita, são determinantes para a inovação e o sucesso em TI.

Gestores de TI não podem perder tempo na hora de resolver questões e definir caminhos, mesmo diante de um contexto incerto. Poder se comunicar rapidamente com seus funcionários, visualizar dados relevantes a qualquer minuto e reduzir custos com deslocamentos e burocracias são exemplos de aspectos cruciais para uma gestão em alta performance, facilitados pelo elo entre a mobilidade e a automação.

As ferramentas

mobilidade e automação apresentam um cenário repleto de vantagens e oportunidades para empresas, possibilitando uma experiência de trabalho superior para colaboradores e usuários, inovação e o alcance de uma vantagem competitiva no mercado. Se a tecnologia permite que funcionários sejam mais produtivos remotamente, não existem motivos para uma organização ignorar essa tendência e não desfrutar de seus benefícios.

Uma maneira simples de fazer isso é por meio da locação de tablets e smartphones disponibilizados por parceiros especializados em aluguel de hardware. Desse jeito, sua empresa conta com equipamentos de última geração que vão amplificar a comunicação e o acesso aos dados corporativos sem precisar levantar altos custos com aquisição.

Contudo, a mobilidade e a automação não podem acontecer de modo eficaz sem considerar elementos como a governança de dados e a segurança. É nesse momento que a área de TI deve assumir um papel proativo e proporcionar tecnologia com sistemas de gerenciamento e suporte para os usuários.

Portanto, não é suficiente apenas oferecer apenas os aparelhos: é fundamental garantir que eles estejam interligados com os sistemas da empresa e sejam funcionais para que os colaboradores encontrem as informações que precisam no momento adequado. Dessa forma, os gestores asseguram a utilização correta e estratégica dessa tecnologia.

Para realizar esse projeto com sucesso, o ideal é ter ao lado da empresa uma equipe especializada no gerenciamento, configuração de dados e aplicativos e personalização dos equipamentos móveis — como identidade visual e geolocalização. Ao garantir esses elementos, você pode propiciar uma experiência de mobilidade corporativa de alta qualidade e eficácia.

MDM: um recurso complementar essencial para a governança de dispositivos

Um complemento básico para o gerenciamento de dispositivos móveis é o MDM, uma sigla que significa Master Data Management, ou seja, gestão de dados mestres — em tradução livre para o português. Essa é uma solução completa que colabora para a conformidade, integração e segurança da mobilidade corporativa.

Isso acontece porque essa solução centraliza a administração de toda base de tablets, smartphones e demais aparelhos móveis que uma empresa possui, viabilizando ações como:

  • gestão de ativos e dados, de modo que é possível saber qual dispositivo está em uso e quando foi acessado, reforçando o controle;
  • segurança dos devices e dados — o MDM bloqueia o acesso aos equipamentos em casos de roubo, extravio ou desaparecimento, protegendo as informações da empresa;
  • gerenciamento de senhas de acesso e dos aplicativos baixados;
  • compliance com as políticas da empresa — mesmo utilizando aparelhos móveis, o MDM assegura que os mesmos estão em conformidade com as normas e valores internos aprovados pela administração.

Com a mobilidade e a automação de processos, sua empresa se torna mais competitiva e demonstra para o mercado e para os clientes que está alinhada com o futuro. Essa é uma boa oportunidade de você se preparar para alçar voos cada vez mais altos.

Se você deseja que a cultura da inovação faça parte do dia a dia de sua organização, conte com a Agasus para ajudar você nessa união entre automação e mobilidade com o máximo de eficiência. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços completos e especializados.