Todos os grandes relacionamentos comerciais são construídos com o propósito de resultados bem-sucedidos. Você seleciona um parceiro de tecnologia, como os que oferecem soluções de TI, com base no que eles podem fazer por você. 

Não há dúvida de que a tecnologia hoje está mudando em ritmo acelerado. Administrar um setor de TI pode ser bastante desafiador quando você está focado no crescimento corporativo e na atualização de suas necessidades tecnológicas, principalmente em tempos de transformação digital. Assim, contar com fornecedores confiáveis é fundamental.

Por esse motivo, desenvolvemos este artigo com dicas valiosas para você escolher o fornecedor ideal para as soluções de TI da sua empresa. Acompanhe!

Saiba quais soluções de TI você e sua empresa precisam

O primeiro passo para selecionar qualquer provedor para sua empresa, seja de serviços de TI ou qualquer outro fornecedor, é saber o que você está procurando. Tais critérios incluem competência verificável, experiência e histórico, confiabilidade e pontualidade, e aderência às taxas padrão do setor (ou seja, você não se surpreenderá com faturas exorbitantes).

Basicamente, você quer um provedor com talento, treinamento e experiência para cuidar de suas necessidades de negócios, especialmente quando se trata de TI.

Algumas das áreas mais importantes a serem consideradas ao selecionar uma empresa de serviços de TI incluem:

  • experiência e certificações;

  • condições de pagamento;

  • recursos de reparo de equipamentos e disponibilidade.

A seguir, algumas questões importantes a serem consideradas ao escolher o melhor parceiro para soluções de TI.

Avalie a experiência e certificações

Bons parceiros de tecnologia têm anos de experiência ajudando os clientes a atingir suas metas de negócios. Eles entendem que seu trabalho está tornando seus clientes mais bem-sucedidos.

As discussões iniciais com seu parceiro de TI em potencial sobre seus desafios devem se concentrar nos resultados, nas pessoas, na produtividade e na melhoria do processo, e não na TI.

Seu parceiro deve ter, no mínimo, uma ampla percepção do seu segmento de mercado, seu mercado-alvo e como suas ferramentas podem ajudar seu negócio a crescer. E eles ajudarão você a definir como medir o sucesso do que eles propõem.

Só então eles devem projetar uma solução que aproveite a tecnologia mais adequada para chegar até você e mostrar a você exatamente como a solução será feita.

Não se deixe influenciar pela tecnologia chamativa. Você está procurando melhorar seus negócios, não adotar uma tecnologia simplesmente pelo valor dela. A inovação é fundamental para o crescimento, mas tudo deve ter um propósito e fornecer um ROI (Retorno sobre Investimento) claro e definível.

Um parceiro de negócios garantirá que você obtenha a solução de tecnologia que funciona para a sua estratégia de negócios, e vai implementá-la de forma a suportar não apenas seus objetivos imediatos, mas também seus objetivos futuros, mesmo quando eles mudarem.

Quando se trata de certificações, existem diversos produtos, serviços e níveis de treinamento em que uma empresa de TI pode ser certificado. Geralmente, quanto mais, melhor.

Considere as formas de pagamento

Se você está satisfeito com o nível de especialização da empresa de TI, o próximo passo é determinar a flexibilidade dela e o que obterá pelo que está pagando. O provedor de TI oferece horários de bloco que fornecem uma certa quantidade de trabalho por mês por um preço fixo? Ele consertará algo que está quebrado por uma taxa horária? Os contratos de serviço detalham exatamente o que o provedor fará por você todo mês em termos de manutenção e reparos?

O objetivo é encontrar um provedor que ofereça termos de serviço e faturamento claros e se alinhe com os valores e a capacidade financeira de sua empresa.

Avalie como é a solicitação de reparos

Consertar equipamentos quebrados é um dos serviços mais importantes de um fornecedor de soluções de TI. Por isso, é importante repassar o que os serviços de reparo de seu provedor em potencial implicam.

Você precisa ligar para o provedor? Existe um portal de clientes online que permite solicitar ajuda, conforme necessário? Além disso, eles têm um prazo geral com relação ao reparo, e isso varia com base no tipo de reparo? Em caso afirmativo, quais são os prazos de reparo padrão por produto ou serviço?

Também é importante saber se a empresa é especialista em reparos específicos, seja em hardware, software, serviços em nuvem ou é mais generalista.

Confira se há política de medidas preventivas

Os reparos não são a única questão prática ao analisar um fornecedor de TI. As medidas preventivas são igualmente importantes. O monitoramento e o acesso remotos são dois serviços de tendências que os provedores de TI oferecem, com alguns fornecendo monitoramento por hora ou até minutos.

Isso significa que o provedor é imediatamente notificado sobre um problema e o corrigirá antes que ele se torne um grande transtorno.

Portanto, é fundamental determinar se o provedor que você está considerando oferece esses serviços e se o software de monitoramento remoto é compatível com o sistema. Também é importante perguntar se o provedor tem a largura de banda necessária para atender adequadamente sua empresa e como a equipe do provedor é totalmente utilizada ou não.

Observe a cultura de negócios do seu parceiro

A cultura do possível parceiro alinha-se com a sua? Isso determina a forma como sua empresa se relacionará e inclui o estilo de comunicação, o nível de formalidade, as expectativas de documentação e muito mais.

Não subestime o impacto de ter culturas conflitantes. Se você e seu parceiro não operarem sob as mesmas suposições, haverá problemas de comunicação. Isso geralmente leva a custos crescentes, frustração e decepção.

Pense no amanhã

Um ótimo parceiro de tecnologia oferece mais de uma solução ou mais de uma plataforma. Isso dá a você escolhas, como mudança de tecnologia e negócios. O parceiro ideal é focado na solução e não no produto em sua abordagem, para que possam oferecer alternativas para atender às suas necessidades.

Um parceiro excepcional entende que os sistemas que eles desenvolvem para você precisam acompanhar seu negócio à medida que evolui. Seja claro sobre como eles se propõem a se envolver com você assim que o projeto estiver concluído.

Não faça parceria se isso não estiver claro. Você vai investir tempo, esforço e dinheiro para merecer opções. Certifique-se de que seu parceiro não esteja apenas tentando vender um produto específico aqui e agora, mas esteja disposto a resolver seus problemas a longo prazo.

Em resumo, encontrar o provedor de soluções de TI certo também significa perguntar com que rapidez eles podem enviar ajuda, especialmente no caso de uma emergência de TI. Certificar-se de que esse parceiro de serviços de TI pode atender às necessidades da sua empresa pelo preço certo e no prazo certo é a chave.

Quer ficar sempre informado sobre estratégias de TI? Siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos no LinkedIn, no Twitter e no Facebook!