A mobilidade tecnológica está cada vez mais presente no dia a dia das organizações, e, com isso, o número de ameaças virtuais que afetam esse tipo de ferramenta tem aumentado. Diante desse cenário, a segurança em dispositivos móveis é algo de suma importância para que as empresas possam garantir que suas informações estarão sempre seguras, íntegras e confiáveis.

Neste post, vamos apresentar quais são as formas de proteger os dispositivos móveis da sua empresa contra práticas de atividades maliciosas, utilizando, para isso, técnicas de segurança da informação.

Quer saber como garantir a segurança dos dados da sua empresa quando seus colaboradores usam dispositivos móveis para realizar suas atividades? Acompanhe este post até o final e tire todas as suas dúvidas!

O que é segurança da informação?

Antes de mostrarmos como fazer para garantir a segurança em dispositivos móveis, vamos primeiro entender o que é segurança da informação.

A segurança da informação se caracteriza pelo uso de técnicas, recursos tecnológicos e ações que protegem os dados de uma pessoa ou empresa contra o uso ou acesso não autorizado de terceiros, preservando o valor, a integridade e a confiabilidade da informação.

Para que a segurança ocorra de forma completa, são realizados controles físicos e lógicos. O controle físico se refere à segurança predial e de equipamentos da empresa, já o lógico está relacionado aos softwares e códigos que impedem o acesso de indivíduos não autorizados às informações, barrando qualquer ação suspeita.

Por que é importante proteger os dispositivos móveis da empresa?

Da mesma forma que um computador está sujeito ao ataque de vírus e malwares, os dispositivos móveis também estão. Afinal, tanto os desktops e notebooks quanto os smartphones e tablets são recursos tecnológicos que se conectam à Internet.

Criminosos virtuais utilizam-se de práticas maliciosas e ilícitas para bloquear, destruir e até roubar informações valiosas das empresas. Depois, eles pedem altos valores para devolver os dados roubados ou então prejudicam as organizações com o vazamento de informações confidenciais de seus clientes e negócios.

Para evitar transtornos e desgastes decorrentes de ataques virtuais indesejados é que a segurança em dispositivos móveis é tão importante para as empresas. É protegendo esses dispositivos que as organizações podem ter mais tranquilidade para liberá-los aos colaboradores, proporcionando mobilidade e maior agilidade na realização das atividades empresariais diárias.

Quais são as melhores práticas de segurança em dispositivos móveis?

Agora que você já sabe o que é segurança da informação e qual a importância da segurança em dispositivos móveis para as empresas, vamos mostrar quais são as formas de proteger os dispositivos.

Veja, a seguir, algumas das melhores práticas de proteção para smartphones, tablets e outros dispositivos que proporcionam mobilidade para as empresas e seus funcionários.

Instalação de antivírus e antimalwares

É comum que os dispositivos móveis fiquem conectados à internet o tempo todo, e isso aumenta sua exposição. Por isso, é necessário realizar a instalação de ferramentas como antivírus e antimalwares, para garantir a proteção do aparelho.

A instalação desse tipo de ferramenta é um processo simples e de excelente resultado quando o assunto é segurança da informação.

Manutenção do sistema operacional do aparelho

É de extrema importância que o sistema operacional do dispositivo esteja sempre atualizado, mas essa atualização deve ocorrer somente dentro de redes confiáveis e protegidas.

A manutenção de sistemas como o Google Android ou o Apple iOS deve ser realizada periodicamente. Além de proporcionar novos recursos e melhorar as funcionalidades já existentes, a manutenção desses softwares ainda oferece atualizações de segurança, correção de pequenas falhas e barreiras contra as ações de agentes estranhos que podem destruir os dados do usuário.

Precaução no acesso a sites e na instalação de aplicativos

Alguns sites e aplicativos contêm vírus que são preparados para infectar os dispositivos. É importante evitar sites desconhecidos ou com muitas propagandas, pois, muitas vezes, esses anúncios estão preparados para disparar a execução de vírus quando o usuário “clica” sobre eles, deixando o dispositivo vulnerável a ataques cibernéticos.

A instalação de aplicativos também deve ser realizada sempre por meio das lojas virtuais de aplicativos, pois elas são autorizadas e validadas pelos fornecedores dos sistemas operacionais do aparelho. Mesmo assim, instale apenas aplicativos confiáveis.

Atenção ao uso de redes públicas

Para economizar no uso de dados do celular, algumas pessoas acessam com frequência redes Wi-Fi abertas, ou seja, que oferecem internet gratuita.

Esse tipo de rede pode trazer riscos para quem as acessa, pois muitos criminosos virtuais as utilizam para eliminar ou roubar os dados dos dispositivos dos usuários que estão conectados.

É importante que evitar o uso de redes públicas no momento de efetuar compras pela internet, realizar transações bancárias ou acessar os dados da empresa para desenvolver suas atividades.

Realização de backup dos dados do dispositivo

Realizar backups (cópias de segurança) dos dados do dispositivo é uma das melhores práticas de segurança da informação. É por meio desse procedimento que os dados podem ser armazenados em local seguro e depois recuperados, minimizando o impacto para a organização caso ocorra qualquer tipo de problema, seja um ataque cibernético ou não.

As cópias de segurança podem ser agendadas e realizadas periodicamente, garantindo que dados atuais sejam guardados, protegidos e restaurados.

Por que é importante conscientizar os colaboradores sobre a segurança da informação?

Vimos que softwares maliciosos podem se infiltrar e destruir informações nos dispositivos móveis da mesma forma que fazem nos desktops e notebooks.

Sabemos que é comum o uso de smartphones e tablets para aumentar a produtividade dos funcionários das empresas. Por isso, esses colaboradores devem estar conscientes de sua responsabilidade na segurança dos dados e dos dispositivos da organização.

É imprescindível que todos os funcionários sejam conscientizados sobre a importância da segurança em dispositivos móveis e que, para realizar suas tarefas de forma eficiente e segura, devem aplicar as técnicas de segurança adotadas pela empresa.

Essa conscientização pode ser feita por intermédio de treinamentos e documentos contendo as políticas de segurança da informação da empresa. Esses meios indicam que os colaboradores conhecem as melhores práticas de segurança e tomarão as precauções necessárias para poder realizar suas atividades sem maiores riscos para a organização.

Entendeu como você pode garantir a segurança em dispositivos móveis da sua empresa? Aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as atualizações e novidades sobre tecnologia!