Todas as empresas estão sob constante pressão para cortar custos e cumprir prazos. É necessário entregar os melhores produtos ou serviços ao mesmo tempo em que reduzem gastos e otimizam seus recursos. Muitos gerentes de TI tornam-se responsáveis pelo controle de todos os programas e sistemas usados no negócio e deste modo não sobra tempo nem energia para concentrar nos objetivos principais da empresa. O outsourcing entra em cena nesse momento.

Outsourcing significa terceirizar o máximo possível de tarefas de TI para um fornecedor especializado. Isso pode incluir desenvolvimento e teste de software, políticas de segurança, gerenciamento de dispositivos, locação de hardware e até mesmo a contratação provisória de profissionais ou servidores.

Ao ler este artigo, você vai entender exatamente como o outsourcing pode ajudar as empresas que procuram crescimento rápido. Confira!

Expertise

Recorrer ao outsourcing significa ter acesso a fornecedores que se especializaram em áreas nas quais você pode não ter muito domínio. Ou ainda dispôr de uma equipe que pode realizar certas tarefas mais rápido ou com custos menores. A vantagem é ainda maior para empresas novas porque elas podem aprender diretamente com especialistas ou contar com uma vantagem competitiva desde o início.

Redução de custos

Quando você viaja, compra um carro no seu destino só para poder se deslocar nos passeios? Imaginamos que não. É melhor contar com um orçamento que atenda às nossas demandas, não há necessidade de ir além disso. No mundo corporativo essa lógica é ainda mais importante, visto que desperdiçar dinheiro torna a empresa menos competitiva.

Com o outsourcing sua empresa evita gastos grandes que demoram a ser pagos. Em vez de comprar um servidor ou laptop novo, por exemplo, basta efetuar a locação dos aparelhos e devolvê-los depois. Como um carro alugado durante as férias, não há por que comprá-los.

Escalabilidade e elasticidade

Na infraestrutura própria, ficamos basicamente restritos ao que está no prédio da empresa. Se um cliente grande fecha um contrato novo de repente ou se a demanda de serviço ou encomendas aumenta às vésperas da Black Friday ou do Natal não há tempo hábil para melhorar a capacidade do site nem contratar funcionários para fechar um projeto.

Mesmo que isso seja possível, o gasto será grande e o negócio terá esse “legado” caso retorne ao tempo das vacas magras. O outsourcing evita esse tipo de problema assegurando o atendimento das necessidades a qualquer hora evitando gastos extras depois.

Redução dos riscos

Ao terceirizar parte das suas operações, o negócio afasta parte dos riscos transferindo responsabilidades ao fornecedor dos serviços. A chance de perder um prazo é bem menor dada a expertise do parceiro; além disso, um contrato ou service-level agreement (SLA) prevê exatamente o que será entregue. É uma forma de aumentar a segurança operacional e jurídica.

Aumento da eficiência

O outsourcing facilita a realização de operações em paralelo. Seus servidores e especialistas normalmente têm um desempenho melhor. A única preocupação da gestão de TI é fiscalizar e orquestrar as equipes e processos gerenciais de modo a evitar gargalos e acelerar os resultados.

Concentração nas atividades-fim

Mestres de caratê ensinam que é melhor ter uma faca afiada (ou seja, um golpe bem treinado) do que dez facas cegas (várias manobras fracas). Ao se concentrar em suas principais forças, a empresa ganha um poderoso aliado para entregar melhores resultados que logo serão percebidos pelos clientes. Reduzir o tempo gasto em diferentes tarefas e entre a troca de tarefas contribuirá para eliminar distrações que prejudiquem o crescimento da sua empresa.

Aumento da satisfação da equipe

A relação entre remuneração e satisfação com o emprego não é segredo, mas é bem mais tênue do que muita gente imagina. A retenção de funcionários está muito mais ligada à possibilidade de fazer aquilo que nos motiva, inspira e desafia.

Realizar tarefas mundanas, administrativas, de apoio, por exemplo, é tedioso para muita gente, em especial para quem é curioso, gosta de aprender e pensa em formas “disruptivas” de desempenhar um trabalho de forma mais eficiente — ou seja, para aqueles que têm o perfil dos melhores profissionais.

Ao delegar as tarefas menos associadas ao que rende receita para o negócio, você ajuda sua equipe a manter-se engajada naquilo que a empresa faz de melhor e encoraja os funcionários a pensar em formas inovadoras de competir. Valorizando a atividade-fim, a administração também manda o recado de que reconhece aqueles que gostam de pensar em superar desafios e não quem comparece apenas para bater ponto e cumprir rotinas.

Aumento da disponibilidade para os clientes

Nem toda empresa tem recursos para oferecer um SAC ou Service Desk aos clientes, sobretudo um atendimento fora do horário comercial. Com o outsourcing, sua empresa pode disponibilizar esse serviço sem necessitar contratar mais funcionários ou modificar a infraestrutura. Seus clientes não saberão a diferença e agradecerão pela disponibilidade e pela qualidade da comunicação oferecida pela sua empresa.

Acesso à última tecnologia

O departamento de compras faz cara feia toda vez que você solicita a atualização dos equipamentos? O outsourcing também resolve esse problema. É possível acessar a última versão de programas ou dispositivos, usá-los como precisar e depois devolvê-los. Até o pessoal do inventário agradecerá.

O outsourcing é uma solução cada vez mais adotada por empresas que procuram crescimento elevado e rápido. Esses negócios conseguem se destacar da concorrência por sua capacidade de entregar melhor qualidade aos seus clientes em um prazo menor, graças ao corte de custos, ao fornecimento de escalabilidade e ao foco na atividade principal.

A equipe também se sente mais motivada ao poder se concentrar em sua especialidade e perder menos tempo com rotinas burocráticas. Descentralizar é a chave do sucesso, ou, como se diz, “você não precisa saber tudo, precisa apenas achar quem sabe fazer”.

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