Se foi o tempo em que as atribuições do departamento de TI se limitavam à infraestrutura. Hoje, a tecnologia da informação se tornou um dos setores mais estratégicos de qualquer empresa — e uma boa gestão de TI passou a ser vital para fortalecer as outras áreas e aumentar o potencial do negócio.

Não é novidade para ninguém que um sistema de gestão aliado às demais soluções tecnológicas contribui de maneira decisiva na diminuição dos custos de uma companhia. Isso ocorre devido ao aumento da eficiência nos processos, redução de erros, incremento da produtividade e diversas outras vantagens.

Além da economia no caixa, uma boa gestão de TI aumenta a vantagem competitiva da empresa, tornando-a mais atraente não só aos consumidores, mas, também, para fornecedores, investidores e até mesmo os próprios funcionários.

Mas como você pode implantar isso na sua companhia? Existe algum segredo especial? Qual é o caminho das pedras? Se você é mais um gerente ou gestor de TI decidido a diminuir a demanda operacional e focar mais nos negócios, este artigo foi feito para você.

Confira por que uma gestão de TI eficiente pode revolucionar a sua empresa!

Aprimoramento dos processos

Já tentou identificar a quantidade de sistemas ou ferramentas que a sua empresa usa no dia a dia? Como é feito o acompanhamento de estoque, das vendas, do financeiro e dos recursos humanos?

A verdade é que muitas companhias não utilizam um sistema de gestão conjunto que possibilite a cada setor utilizar a melhor solução para as suas necessidades. Isso prejudica não somente a gestão, mas também a tomada de decisões.

A simples adoção de um ERP (sistema de gestão empresarial) já é um avanço e tanto na tarefa de integrar todos os setores da empresa e diminuir consideravelmente os erros administrativos.

Quando o setor de TI atua de maneira mais estratégica, ele aumenta a integração e a sinergia entre os times, tornando-se capaz de identificar as melhores soluções para o modelo de negócios da empresa.

Dados melhor organizados

Quando se utiliza diferentes sistemas para fazer a gestão administrativa da empresa fica muito difícil determinar alguns pontos-chaves para o desenvolvimento do negócio, como quais áreas devem receber mais investimentos ou que tipo de custos e despesas podem ser reduzidos.

Um sistema de gestão realmente bom oferece gráficos com as principais informações da companhia, permitindo determinar os indicadores de desempenho e configurar o sistema para monitorá-los automaticamente. Assim, fica mais fácil identificar os gargalos e planejar as correções e melhorias que devem ser realizadas.

Gestão mais eficiente

Uma boa gestão de TI também é capaz de determinar quando a terceirização de serviços é a melhor escolha. Muitas vezes, essa opção permite otimizar os recursos, como o tempo, a mão de obra e os materiais, o que diminui o desperdício e possibilita aumentar a produção.

Ao se concentrar somente no gerenciamento dos serviços de TI, você transforma os custos fixos em variáveis e tem um maior controle do orçamento. Dessa forma, a empresa passa a pagar apenas por aquilo que usar, possibilitando que os resultados alcançados sejam muito melhores.

Além do mais, você vai poder focar o seu trabalho e o da equipe interna de TI apenas no negócio principal da empresa, evitando a distração com decisões operacionais complexas.

Custos reduzidos

Empresas que realizam todo o trabalho de TI internamente gastam muito mais tempo e dinheiro com pesquisa, desenvolvimento e implementação, o que aumenta os custos e diminui a lucratividade da companhia. Sendo assim, o gerenciamento desses serviços pode ser uma boa pedida se você precisar do suporte de uma equipe especializada e experiente.

Todo gerente ou gestor de TI sabe que contratar e treinar profissionais do setor não é uma tarefa barata — e, ainda assim, nem sempre os colaboradores temporários atendem à demanda. Por isso, se você precisa manter a sua força de trabalho focada em algo específico e necessita iniciar novos projetos de imediato, a terceirização de um bom serviço de TI é a melhor opção para controlar os custos.

Maior segurança

Como anda o seu firewall e a proteção contra vírus? Suas estações de trabalho e servidores são auditadas regularmente? Como está a situação das licenças de software? Checar essas e várias outras questões regularmente não deve ser atribuição do gestor: uma gestão de TI eficiente também trata de deixar a preocupação com a segurança com quem pode se dedicar a isso com maior atenção.

O mesmo vale para os data centers: em vez de investir em uma infraestrutura própria, pode ser muito mais vantajoso contar com os servidores de uma empresa de gerenciamento de serviços de TI. Além de muito mais poderosos e robustos, eles são gerenciados permanentemente, o que garante o funcionamento livre de erros em qualquer dia do ano e evita que a sua empresa tenha transtornos com panes nos sistemas.

Menos retrabalho

Tem coisa mais improdutiva do que mandar vários e-mails ou ficar inserindo dados em diferentes planilhas e sistemas? Além de repetitivos e entediantes, esses processos tendem a gerar falhas que demandarão ainda mais trabalho.

Uma gestão de TI inteligente automatiza tudo o que for possível e praticamente elimina o retrabalho nos diversos setores da empresa. Assim, por exemplo, quando os vendedores realizam uma venda os dados captados seguem direto para a administração, que manda os boletos e as notas fiscais aos consumidores — o pessoal de logística também é prontamente comunicado, o que diminui drasticamente o tempo de espera do cliente pelo produto comprado.

Funcionários mais satisfeitos

Já parou para pensar na quantidade de pessoas na sua empresa que se dedica a trabalhos que poderiam muito bem ser automatizados? Quanto tempo os seus funcionários gastam com tarefas burocráticas, que agregam pouco ou nenhum valor à companhia ou aos seus consumidores?

Quando um colaborador precisa desempenhar regularmente tarefas com pouco sentido, é muito comum que ele fique desmotivado. Uma gestão de TI eficiente procura colocar as pessoas em funções mais estratégicas, valorizando-as em seus setores.

O resultado prático disso é o aumento da satisfação dos funcionários, que passam a se orgulhar de seu trabalho na companhia e, com isso, melhoram os resultados da sua área.

Viu só como uma boa gestão de TI é fundamental para levar a sua empresa a outro nível? Se você gostou deste artigo e deseja saber mais sobre redução de custos, confira este post sobre automação de processos. Até o próximo texto!