Aluguel de celular corporativo

Os smartphones são ferramentas úteis para garantir a mobilidade dos colaboradores sem perda de qualidade na comunicação com os demais funcionários ou redução da produtividade. Contudo, permitir que cada pessoa utilize seu aparelho particular no trabalho pode gerar várias inconveniências para as empresas, como falhas de segurança. Por isso, o aluguel de celular corporativo se torna uma opção bem mais rentável.

Continue lendo para conferir as 7 principais vantagens do aluguel de celular corporativo. Avalie se não é a hora da sua empresa adotar essa tendência de outsourcing.

1. Aluguel de celular corporativo – Segurança digital

Em 2017, o número de malwares para dispositivos móveis aumentou em 54%. Apenas a Symantec, uma empresa de segurança virtual e antivírus, bloqueou diariamente 24 mil aplicativos maliciosos para smartphones.

A função desses aplicativos pode variar bastante, de simples erros no funcionamento do smartphone até a inserção de um vírus na rede corporativa para sequestrar dados privados da organização.

A maneira de evitar essa vulnerabilidade é mantendo as versões do sistema operacional do dispositivo sempre atualizadas e utilizar uma ferramenta de detecção de ameaças. O problema é que muitas empresas adotam o BYOND (Bring Your Own Device ou Traga o seu próprio dispositivo) e acabam perdendo o controle sobre essas atualizações.

O aluguel de celular corporativo evita essas falhas, facilitando o estabelecimento de controles avançados de proteção e a manutenção da política de segurança de TI.

2. Segurança física

Entre novembro de 2016 e 2017, foram bloqueados 1,5 milhões de celulares em todo o território nacional. No acumulado, já foram registrados mais de 9,1 milhões de aparelhos bloqueados. Em São Paulo, apenas em um mês, foram abertos mais de 90 mil boletins de ocorrência.

Além do desgaste psicológico, o roubo expõe dados corporativos, contatos de clientes e gera a necessidade de reposição do equipamento.

O serviço de aluguel de celular corporativo elimina todos esses riscos. Com poucos cliques, o fornecedor do dispositivo bloqueia o aparelho, recupera os dados e repõe o equipamento. Afinal, todos os smartphones são cobertos pela apólice de seguro do parceiro.

3. Aluguel de celular corporativo – Redução de custos

Poucas empresas possuem um processo eficiente de negociação dos contratos e de gerenciamento dos equipamentos, por meio do Mobile Device Management (MDM) ou Gerenciamento de dispositivos móveis.

Apesar da baixa adesão, contratar bons planos de telefonia e gerenciar o uso efetivo dos pacotes de minutos e dados, transferindo os recursos entre os usuários que pouco utilizam para aqueles que mais usam, ainda é um dos meios de economizar com mobilidade.

Além disso, vale destacar que investir na compra de aparelhos pode representar uma despesa que atenderá necessidades pontuais, como eventos, viagens ou projetos. Passada a demanda temporária ou após pouco tempo de uso, as pessoas começam a alegar problemas de funcionamento e a solicitar a substituição do aparelho, gerando mais gastos.

Ou seja, o aluguel de celular corporativo pode ser uma solução em casos de eventos esporádicos, pois é um serviço que pode ser contratado on demand, por dias, semanas ou meses. Também garante uma substituição em prazo adequado para os equipamentos, sem que a empresa precise investir mais por isso.

4. Instalação dos aplicativos do negócio

Muitos colaboradores dizem que não instalam os aplicativos para a realização de suas rotinas de trabalho, porque usam seus dispositivos pessoais. Com isso, acabam comprometendo a produtividade durante os deslocamentos ou quando estão fora do escritório da empresa.

O aluguel de celular corporativo permite um controle avançado sobre todos os aplicativos do dispositivo. Ele possibilita o bloqueio, atualização e instalação remota de qualquer programa indicado pela organização ou pelo gestor da área, por exemplo.

5. Suporte técnico

Além de fazer atualizações do antivírus, aplicativos e sistema operacional do equipamento; realizar o backup dos dados e estabelecer uma política de segurança para o aparelho, o suporte poderá auxiliar o usuário em questões pontuais e sanar dúvidas.

No entanto, poucas equipes de TI estão preparadas para gerenciar e prestar esse auxílio. O mais comum é que as ações fiquem dispersas em diversas áreas da empresa, gerando ineficiência operacional.

A boa notícia é que a contratação do serviço de aluguel de dispositivos móveis já inclui o suporte técnico do equipamento aos usuários, simplificando toda a rotina de uso, substituição e manutenção dos aparelhos.

6. Controle dos contatos

Quando um vendedor, gestor ou colaborador é demitido e não atualiza os contatos de clientes, prospects e fornecedores nos sistemas corporativos, como recuperar esses dados? Definitivamente, não é possível recuperá-los. É o responsável pela gestão desses profissionais que deve obter essas informações.

Por outro lado, se o aluguel de celular for contratado, os dados inseridos no equipamento serão de fato corporativos e estarão em segurança. Havendo o desligamento de um colaborador, o sistema ficará bloqueado até que um substituto seja indicado pela empresa.

7. Troca programada dos equipamentos

A vida útil de um celular pode variar conforme o seu modelo, uso e quantidade de recargas. Segundo especialistas, uma bateria recebe até mil ciclos de recargas. Ou seja, se o celular for recarregado três vezes ao dia, a vida útil da bateria será de aproximadamente 2 anos.

Alguns modelos de smartphone são blindados, impossibilitando a substituição desse componente. Logo, o fim da bateria também é o fim do equipamento. Falhas na memória, no processamento ou carregamento do aparelho também podem decretar o fim de sua vida útil.

Sabendo disso, o parceiro responsável pelo aluguel do celular realiza uma troca programa do dispositivo de tempos em tempos. Assim, o equipamento é substituído quase que imediatamente por outro, com as mesmas configurações e informações contidas no anterior, para que a produtividade do profissional não seja comprometida.

Portanto, além de garantir a integração entre as equipes, facilitar o deslocamento dos colaboradores e garantir maior eficiência operacional, o aluguel de celular corporativo elimina diversos obstáculos criados pelo BYOND, reduz custos com manutenção e elimina a necessidade de grandes investimentos com esses dispositivos.

Para obter todas essas vantagens é indispensável contratar fornecedores confiáveis e com experiência na prestação desse serviço.

Você sabia que o aluguel de celular corporativo poderia ser tão benéfico para a sua empresa? Quer conhecer outras dicas? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter e receba nossas atualizações diretamente do seu e-mail!