Cotação de novos equipamentos de TI, por onde começar?

Baseado no ditado: Se conhece o profissional pelas ferramentas que ele possui, podemos dizer que as empresas podem ser avaliadas pelo investimento que faz em seu parque de máquinas.

Toda empresa precisa renovar seus equipamentos de TI, ou porque a vida útil acabou, ou porque apresentam danos irreparáveis. Adquirir novos equipamentos tem ficado cada dia mais acessível, então faça um bom planejamento e coloque sua empresa em um nível de excelência maior.

Mas quais pontos são mais importantes?

Como identificar a real necessidade do meu negócio?

O que eu devo levar em consideração em uma cotação?

Equipamentos de TI

Por onde começar?

Fazer uma cotação pode assustar, mas essa tarefa está presente no dia a dia de qualquer empresa, independentemente do tipo, tamanho ou quantidade de pessoas. Basta fazer um bom planejamento.

Avaliação

É muito importante saber qual sua estrutura atual para definir no planejamento os elementos essenciais que serão cotados como: hardware, software, sistemas operacionais, equipamentos de rede e de infraestrutura. Ao comparar os custos de manutenção de um hardware antigo com o custo – benefício de um novo, a conclusão seguramente será de que essa troca já está atrasada. Portanto, inclua na sua cotação peças de reposição e substituição.

Quanto dinheiro será disponibilizado? Não adianta escolher o “mais barato” se não for o mais adequado. Organize bem esse investimento porque esse pode ser o caminho para a inovação nos negócios e aumento da produtividade da sua equipe, ou o principal fator para perder tempo e dinheiro.

Utilidade

A reclamação mais recorrente é em relação à usabilidade das máquinas, por exemplo: – “Esse computador vive travando! ”, ou – “Essa impressora só imprime quando quer! ”. O novo equipamento deve atender as reais necessidades da empresa, ou do departamento solicitante.

Investir em treinamento para o uso adequado de projetores, por exemplo, garante que o equipamento será usado da forma correta, não trará problemas no dia a dia e conscientiza o usuário em relação à fragilidade e especificidade de cada item.

Economia de energia

A energia é considerada, hoje, o terror dos custos empresariais e impacta diretamente na lucratividade de um negócio. Por isso, é preciso estar sempre atento na hora de encontrar maneiras de economizar e manter os gastos sob controle. Os computadores, portanto, também devem ser avaliados, sem jamais deixar de lado a performance desejada e as necessidades que cada um dos postos de trabalho possui.

A boa notícia é que com a inovação da tecnologia, os computadores para empresas têm apresentado índices cada vez mais positivos com relação ao consumo de energia. Pesquisa é fundamental para realizar um bom negócio.

Fornecedor

Um fornecedor adequado deve apresentar características como:

– Boa reputação no mercado;

– Boas referências dos clientes;

– Condições satisfatórias de pagamento (parcelamento e prazo);

– Preços competitivos;

Locação de notebooks, computadores e smartphones - Cotação de novos equipamentos de TI, por onde começar?Powered by Rock Convert
Locação de notebooks, computadores e smartphones - Cotação de novos equipamentos de TI, por onde começar?Powered by Rock Convert

– Atendimento de boa qualidade;

– Suporte técnico e de manutenção apropriado;

– Profissionais especializados e fornecimento de treinamento quando necessário;

– Entrega em tempo hábil;

– Boa política de trocas e devoluções.

 

O bom parceiro de mercado deve conservar um relacionamento duradouro. Antes, durante e após a venda, ele deve manter contato com seus clientes, disponibilizando-se para oferecer suporte sempre que for necessário.

Compatibilidade

Para evitar prejuízos verifique a compatibilidade entre os equipamentos que não serão trocados e os novos. Um hardware muito antigo dificilmente apresenta compatibilidade, isso implica no não funcionamento do equipamento. Produtos atualizados garantem maior segurança e produtividade, e talvez seja indispensável fazer a aquisição de dispositivos de compatibilidade.

A implantação de novos sistemas pode ser demorada e complexa, em algumas situações, uma simples configuração resolve problemas de incompatibilidade, mas em outras ocasiões os transtornos podem ser mais sérios.

 

Considere a possibilidade de locação de equipamentos de TI

A locação de equipamentos de TI é a oportunidade de usufruir das soluções mais modernas e eficientes, a custos substancialmente baixos se comparado ao volume serviços agregados nesta modalidade. Quando o recurso disponível, para investir na aquisição de novos equipamentos, é muito reduzido a melhor alternativa é alugar em empresas especializadas.

Confira as inúmeras vantagens na locação de equipamentos de TI:

– Não há perda por depreciação do bem;

– Gerenciamento especializado e com custo reduzido do parque tecnológico;

– O valor mensal de locação pode ser lançado como despesa, podendo ser abatido do imposto de renda;

– Entrega, montagem e instalação no local desejado;

– Reposição de peças ou substituição de equipamentos mais rápida e eficiente;

– Alugue somente o que for utilizar e quando for utilizar.

 

Conclusão

Infraestrutura de TI é um assunto muito complexo, a troca dos equipamentos é uma tarefa que exige muito cuidado e atenção aos detalhes.

É normal ter algumas dúvidas na hora da compra por isso recomendamos que você entre em contato com um Consultor da Agasus. Você terá acesso aos melhores produtos e condições além de profissionais especializados.