Depreciação de infraestrutura de TI – Qual a vida útil dos notebooks?

Cada notebook conta com uma capacidade especifica de consumo e quantidade de células e que determina o tempo de vida útil de uma bateria. Portanto, é uma questão difícil de responder com precisão, qual a vida útil de um notebook, mas pode variar de 1 hora até 4h30.

Fatores como calibragem da bateria, brilho do monitor, quantidade de periféricos plugados no equipamento também interferem, além de exposição a altas temperaturas, falta de manutenção e atualizações do software, que contribuem para a depreciação ou deterioração de tempo normal de um notebook.

Qual a vida útil dos notebooks

Um relatório recente da European Environmental Bureau (EEB), divulgado na Europa, na qual a Associação Zero Terrestre, instituição ambientalista faz parte, constatou que a produção de ´smartphones´ tem o maior impacto climático entre os produtos analisados, segundo os dados apresentados. Na Europa, a vida útil média destes equipamentos é de três anos. As vendas anuais atingem quase 211 milhões de unidades, já os computadores portáteis duram em média seis anos e as máquinas de lavar roupa e aspiradores de pó, duram 11,4 e 6,5 anos, respetivamente, nas contas divulgadas pela Zero. “Estender em cinco anos a vida útil desses produtos comercializados na União Europeia economizaria quase 10 milhões de toneladas de emissões (CO2eq) anualmente até 2030”, defende a Zero.

A proposta do estudo é alertar a população mundial em relação a consciência de consumo e uso correto dos equipamentos existentes, portanto podemos concluir que a locação pode ser uma alternativa tanto para preservação do clima, quanto para correta utilização e manutenção desses equipamentos, aumentando assim a vida útil dos mesmos.

De que forma a locação pode contribuir com o clima?

A locação além de garantir equipamentos atualizados constantemente, também colaboram com o planeta, afinal estão em constante manutenção, reduzindo assim o consumo de energia, além do fator principal, que é a redução de aquisição de equipamentos no mercado de consumo.

Locação de notebooks, computadores e smartphones - Depreciação de infraestrutura de TI – Qual a vida útil dos notebooks?Powered by Rock Convert
Locação de notebooks, computadores e smartphones - Depreciação de infraestrutura de TI – Qual a vida útil dos notebooks?Powered by Rock Convert

De maneira assertiva, cada equipamento é indicado ao negócio de acordo com a demanda e as necessidades de cada empresa. Durante a vigência do contrato de locação é possível também trocar equipamentos de maneira simples e prática.

Ao optar pela compra, além da empresa correr o risco na escolha de um equipamento inadequado a infraestrutura necessária, no modelo de locação, o risco de errar na compra é totalmente eliminado.

Além disso, computadores alugados são sempre atuais, um dos maiores desafios das empresas no momento é justamente assegurar que as máquinas estejam atualizadas com tecnologia de ponta e de acordo com as tendências de mercado.

O consumo inadequado, apenas para substituir equipamentos obsoletos, aumenta o descarte de lixo eletrônico, portanto a manutenção correta, realizada por especialistas, aumenta a vida útil dos equipamentos e reduz o descarte de lixo eletrônico.

Inicialmente, o cliente pode optar por um modelo “simples” e, de acordo com a escala de aumento de demanda, é possível ampliar ou diminuir o parque de máquinas instaladas. O aluguel de equipamentos de informática engloba um plano de assinatura de serviços no modelo HaaS (Hardware as a Service), que compreende manutenção, atualização de software, troca de equipamentos, descarte adequado e consciente de lixo eletrônico, entre outros serviços e benefícios, que variam dependendo da quantidade e finalidade de computadores e/ou notebooks locados.

O correto dimensionamento de infraestrutura de um ambiente de TI ou qualquer outra finalidade assegura, além de economia em recursos de insumos, também uma correta aplicação de investimentos, de forma planejada, sem desperdícios, tanto de valor monetário, quanto de escolhas inadequadas.

É certo que todas as organizações têm necessidades diferentes, mas sugerimos o seguinte:

  • Fique em dia com as tarefas de manutenção regular do computador;
  • Atenção em relação aos programas desnecessários, especialmente os que iniciam automaticamente;
  • É importante estar atento a memória RAM, que deve ser suficiente para executar o sistema operacional, seus aplicativos e demais recursos;
  • Defina as configurações de gerenciamento de energia.

Finalizando, quando você pensar em como reduzir o consumo de energia de sua organização e o orçamento de TI, não pense apenas no que está ao seu redor: pense também sobre a energia e o custo envolvidos na construção e aquisição de computadores, e claro, pense na contribuição para melhorar também o clima do nosso planeta.

Fale com a Agasus e fique por dentro de soluções sustentáveis e de alto custo benefício para o seu negócio.