Acompanhar constantemente as novidades e as tendências de TI deve ser um hábito para todo gestor e profissional da área. Afinal, nesse segmento, as mudanças acontecem em alta velocidade, pois a cada dia um novo sistema, solução ou produto é desenvolvido.

Logo, manter-se atualizado sobre tecnologia e negócios é um pré-requisito para sobreviver na profissão. Felizmente, informação qualificada e relevante está, atualmente, ao alcance de um clique: existem muitos blogs e sites de qualidade sobre o tema — o que facilita a rotina de quem quer investir em capacitação.

Para ajudar nessa tarefa, destacamos, a seguir, 9 endereços que merecem a visita. Acompanhe!

TechCrunch

Desde 2005, o TechCrunch se estabeleceu como o melhor e mais lido site de tecnologia. Ele tem uma equipe ampla e interdisciplinar que aborda com maestria assuntos como mobile, hardware, perfis de empresas de destaque na área, produtos, notícias e outros.

O TechCrunch prioriza tendências de TI em suas postagens e fala sempre sobre novos equipamentos, projetos e ideias — tanto que criou eventos globais, conhecidos como Disrupt. O objetivo desses encontros é debater a disrupção em tecnologia e promover, até mesmo, uma batalha de startups.

CIO

O CIO é um blog com conteúdo voltado para o universo dos negócios. Os textos são enxutos, diretos ao ponto e com o intuito de falar sobre a indústria tecnológica sob a perspectiva da gestão executiva.

Assim, oferece a leitura perfeita para os profissionais da área. Seus textos abordam temas como mobilidade, aplicativos, conectividade e automação, além de apresentar conselhos e direcionamentos práticos para quem trabalha no segmento.

Ars Technica

A proposta da Ars Technica é ser uma revista eletrônica sobre tecnologia — por isso, ela compila muita informação a respeito da área. Tem seções voltadas especialmente para esse tema e também para os negócios e a carreira em TI.

É, portanto, uma excelente fonte para quem quer se manter informado acerca das inovações do setor. Informações sobre novos aparelhos e hardware são o forte da Ars Technica, que tem publicações frequentes sobre inovações e lançamentos.

Além disso, o site produz vídeos interessantes a respeito diversos temas para o canal da revista no YouTube: em geral, são resenhas que exploram, apresentam e comparam novos gadgets.

Gizmodo

“We come from the future” — “a gente vem do futuro”, em tradução livre — é a chamada do blog americano Gizmodo, que tem versões em diversos países e idiomas (inclusive o Brasil). Com esse anúncio, o site se estabelece como um dos mais importantes quando o assunto é sobre as tendências de TI.

Com uma abordagem mais leve e jovem, mas conteúdo muito relevante, o Gizmodo é uma página extremamente influente, que tem foco na divulgação de novos equipamentos e suas funcionalidades.

Tech Republic

Assim como o CIO, o Tech Republic é, essencialmente, voltado para notícias de tecnologia a partir do ponto de vista do mercado e dos negócios. A premissa do site é ser um guia e um portal com conteúdo especial para os profissionais de TI.

No site, existe uma seção dedicada aos gestores da área. Nela, é possível encontrar muito material rico para download, como e-books, estudos de caso para análises e papers.

Além disso, o leitor encontra bastante conteúdo sobre tendências de TI, segurança, Big Data, desenvolvimento, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e outros.

Business Insider

O Business Insider é um blog com foco no mundo empresarial. No entanto, tem uma seção inspiradora inteiramente dedicada à tecnologia e estratégia, com amplo conteúdo sobre notícias e a aplicação desses temas no contexto de negócios.

O site tem um aplicativo que facilita a rotina de quem quer se manter bem informado. Com ele, o usuário pode salvar e compartilhar conteúdos, receber alerta de novidades relevantes de acordo com suas preferências e acessar todo o material mesmo estando offline.

MIT Technology Review

O site associado ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) cumpre o que promete. São publicações que aprofundam o pensamento sobre tecnologia, de forma a promover conhecimentos e insights a respeito da área. A seção The Download é exclusivamente dedicada às tendências de TI e tudo o que há de novo acerca do assunto.

A página também conta com uma parte chamada Business Impact, na qual fala sobre como os avanços da tecnologia estão mudando a economia e os negócios, possibilitando novas oportunidades em diferentes segmentos. Além de todo seu conteúdo, o MIT Technology Review organiza eventos com palestrantes renomados em diversas cidades do mundo.

Engadget

A finalidade do blog Engaget é, além de compartilhar as últimas notícias a respeito da tecnologia, ser um guia definitivo sobre tudo que há para saber acerca de equipamentos, tanto que carrega a palavra gadget em seu nome — que pode ser livremente traduzida como dispositivo ou aparelho.

Para manter seus milhares de leitores informados sobre lançamentos e tendências de TI, o site tem também um aplicativo, um canal de vídeos bem completo — que mostra o uso de diversos equipamentos e hardware em geral na prática — e redes sociais bem movimentadas e atualizadas.

WIRED

Assim como o TechCrunch, o WIRED é um dos sites mais populares e pioneiros ao abordar assuntos relacionados à TI. Considerado como uma porta de entrada para o mundo tecnológico, a página explora cada nicho sobre o assunto, desde cultura e entretenimento até negócios, política e redes sociais.

A versão inglesa do website produz o podcast favorito de especialistas da área em tal grau que foi premiado por sua qualidade. Os episódios acontecem toda semana, às sextas.

Devido ao acelerado ritmo das mudanças no que diz respeito à tecnologia, manter-se bem informado sobre conhecimentos e tendências de TI deixou de ser um diferencial, mas sim determinante para o sucesso dos profissionais e empresas da área. Agora que você conhece essas 9 excelentes fontes de informação, pode começar a investigá-las para ficar mais capacitado e melhorar a performance do seu negócio!

Gostou de conhecer esses 9 sites e blogs sobre tendências de TI? Quer continuar recebendo artigos úteis e relevantes como este? Então, assine nossa newsletter e seja o primeiro a receber nossos conteúdos e novidades por e-mail!