A demanda por empresas de locação de computadores tem se intensificado exponencialmente nos últimos anos, diante das diversas vantagens de se abandonarem definitivamente os altos investimentos na aquisição de hardware e software pelas empresas.

Por isso, o outsourcing já é comumente adotado, não somente por companhias de pequeno, médio e grande porte, como também por órgãos e entidades do setor público. Afinal, em pouco tempo a medida consegue reduzir significativamente os gastos, elevar a qualidade dos processos internos e facilitar o trabalho de gestores e equipes, independentemente do segmento. 

Esse tema soa interessante para você? Então, fique conosco neste post e entenda quais os principais benefícios da locação de computadores e como isso pode otimizar a sua empresa!

Quitações progressivas e investimentos redirecionados

Os gastos despendidos nos serviços de locação de computadores, em nível contábil, são classificados como despesas operacionais (Opex). Por isso, esse passivo consegue ser progressivamente quitado de acordo com os fluxos de caixa ao longo do ano, sem descapitalizar as empresas contratantes.

Combinado a isso, os termos de quitação decorrentes desses serviços são, geralmente, customizados pelas locadoras conforme as circunstâncias de cada companhia interessada, com rateios por centro de custo e condições de pagamento mais flexíveis.

Atrelados a essas facilitações, os investimentos — que, de outro modo, seriam direcionados para a aquisição de maquinários — podem ser utilizados para necessidades mais urgentes das empresas. 

Diminuição dos custos fiscais 

Como tais serviços de locação são considerados Opex, as empresas contratantes sob regime tributário de lucro real também se beneficiam com a diminuição dos custos devidos perante o fisco.

Isso se deve ao fato de que as despesas dessa natureza são dedutíveis no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ). Isso é diferente do que ocorre com as aquisições de equipamentos em que tais investimentos (Capex) devem ser, obrigatoriamente, declarados à Receita Federal.  

Otimização do planejamento

A gestão de TI nas empresas engloba muito mais do que a instalação e a manutenção dos recursos tecnológicos dos demais setores. Seus trabalhos envolvem elaboração e aplicação de planejamentos de sistemas mais adequados para suprir as demandas conforme as sutilezas de cada cenário organizacional. 

Por isso, como medida estratégica e de apoio às equipes de TI e demais departamentos, a locação de computadores amplia essas possibilidades de aprimoramento dos fluxos de trabalho, garantindo maior produtividade, qualidade e agilidade dos processos internos. 

Afinal, os colaboradores são adequadamente amparados para a otimização de seus trabalhos mediante a disponibilização de softwares e hardwares atualizados, aproximadamente, a cada 12 meses de contrato SLA. 

Além disso, caso ocorram falhas ou bugs inesperadamente, os serviços de locação também incluem helpdesk service composto por especialistas altamente competentes, que realizam o reparo das máquinas ou, conforme o caso, a sua devida substituição com presteza, profissionalismo e velocidade.

Agilidade nas solicitações e entrega dos equipamentos

Algumas companhias também oferecem a seus clientes determinados sistemas on-line de controle dos pedidos de locação, como no caso do Service Management da AGASUS. 

Por meio desse programa, é possível, por exemplo, realizar novas solicitações e verificar os status atualizados de encaminhamento dos produtos com praticidade — sem ligações e, muito menos, chamadas de espera. Assim, burocracias de entrega são iniciadas e concluídas com total segurança e agilidade.  

É assim porque os prazos de recebimento dos maquinários pela contratante  são de, aproximadamente, quatro horas contadas a partir do momento em que os pedidos foram aprovados — esse tempo médio considera que os equipamentos já estejam disponibilizados nos estoques da contratada. 

Problemas com obsolescência eliminados

Independentemente do segmento empresarial, a inclusão de computadores, servidores e celulares de última geração é uma exigência básica, nos dias de hoje, para garantir o sucesso perante uma gama crescente de concorrentes — que, igualmente, já se utilizam de diversos recursos tecnológicos como medida estratégica de posicionamento mercadológico. 

No entanto, diante do desenvolvimento e aprimoramento constante desses equipamentos, a obsolescência é um desafio enfrentado especialmente pelas empresas que ainda preferem investir na aquisição, e não na locação de Hardware as a Service (HaaS).

Assim, hardwares e softwares que sequer foram totalmente amortizados por essas companhias tornam-se obsoletos em pouco tempo de uso diante do lançamento de novas versões mais funcionais, completas e menos sujeitas a bugs desses produtos.

Por isso, a locação de computadores é a resolução mais viável dessa problemática, na medida em que as contratantes mantêm-se equipadas somente com equipamentos de ponta e periodicamente atualizados pela locadora. 

Foco no business core

Após a seleção dos softwares e hardwares que mais correspondem aos objetivos corporativos das contratantes, gestores e equipes são munidos com todo o suporte estrutural e técnico necessário, evitando-se a perda de tempo com instalação e manutenção desses maquinários.

Isso permite que os colaboradores detenham maior tempo e energia para o desempenho das atividades centrais em seus negócios com mais qualidade e dedicação. 

Segurança dos dados

Atualmente, grande parte dos dados corporativos já é criada diretamente no formato eletrônico, sem a necessidade de papéis ou de seu armazenamento em acervos físicos.

Isso implica que quantidade massiva de informações sobre finanças e planejamentos estratégicos, por exemplo, é retida e protegida exclusivamente em computadores e servidores nas companhias.

Exatamente por esse motivo, a simples falha de um equipamento eletrônico poderia provocar prejuízos imensuráveis. Por isso, os gestores devem certificar-se de que seus colaboradores estejam utilizando tão somente recursos tecnológicos de ponta e absolutamente seguros. 

Para isso, contar com o suporte de uma empresa de renome no mercado e especializada na locação de computadores fortifica a segurança dos bancos de dados das companhias. Desse modo, os gestores conseguem combater com mais ênfase, por exemplo, ataques cibernéticos e acessos não autorizados de redes restritos.

Não há dúvida de que os benefícios com a locação de computadores são amplos e atingem desde o setor financeiro até a segurança de dados corporativos.

Afinal, por meio de notebooks, servidores e celulares de última geração, é possível otimizar os fluxos de trabalho, diminuir os gastos com recursos tecnológicos e, ao mesmo tempo, elevar a proteção das informações. Para isso, contar com o suporte técnico e especializado de uma empresa de locação é essencial. 

Quer conhecer melhor como as empresas de locação de computadores podem ajudar as suas equipes de TI e demais setores na sua empresa? Então, entre em contato conosco.