Quando falamos em mobilidade corporativa, nos referimos À possibilidade de trabalho remoto nas empresas. Segundo o IDC, essa possibilidade tem mudado a forma como trabalhamos, com forte crescimento do uso de tablets e smartphones para o trabalho remoto.

Antes, os investimentos em produtividade eram voltados para a criação de um ambiente de trabalho eficiente. Hoje, contudo, o conceito de ambiente de trabalho moderno tem ganhado força e exigido mudanças e adaptações por parte das empresas.

Além da possibilidade de trabalho à distância, quais são as vantagens e benefícios de aplicar a mobilidade corporativa na sua empresa? Esse é o assunto que vamos aprofundar neste artigo.

Três benefícios da mobilidade corporativa

Ganho em produtividade

Estabelecer uma política de mobilidade corporativa traz diversas vantagens para sua empresa. Quando eliminamos a necessidade de presença física no trabalho, abrimos novas formas de colaboração.

Segundo pesquisa da Economist Intelligence Unit, 60% dos trabalhadores entrevistados acreditam que a mobilidade aumenta a produtividade, enquanto 45% conecta esse fator ao aumento da criatividade.

Ou seja, a mobilidade corporativa é mais do que uma comodidade oferecida ao colaborador, é uma forma de aumentar a produtividade a alcançar resultados melhores nas empresas. Os colaboradores tendem a se sentir mais valorizados com uma política clara de trabalho remoto, além da tendência de trabalharem em ambientes mais confortáveis e agradáveis.

Trabalho em equipe

Da mesma forma, o trabalho remoto e a mobilidade corporativa são formas de melhorar o trabalho em equipe. A eliminação de fronteiras físicas permite que equipes trabalhem em conjunto — mesmo que estejam geograficamente distantes.

O uso de softwares como Microsoft Teams ou Slack permitem que equipes inteiras troquem informações e fiquem em contato em tempo real, da mesma forma como seria feito em um escritório. Como versões para Windows, Mac, Android e iOS, esses programas garantem uma experiência fluida entre dispositivos, facilitando ainda mais o uso de dispositivos móveis no dia a dia do trabalho.

De acordo com a McKinsey, empresas que investiram em diversidade em 2017 tiveram tendência de lucratividade 21% maior que as demais. A mobilidade corporativa é também uma forma de propiciar a diversidade e a troca de ideias, uma vez que permite o trabalho em equipe de indivíduos em diferentes lugares do mundo, com diferentes reportórios culturais.

Dessa forma, a mobilidade é peça chave para aumentar a integração entre os times e encontrar soluções cada vez mais inovadoras e eficientes.

Otimização do tempo

No ambiente corporativo, o tempo é um elemento escasso e altamente relevante. Os horários de executivos são valiosos e, por isso, é importante utilizar ferramentas que propiciem a otimização desse importante recurso.

Nesse sentido, a mobilidade corporativa é uma prática eficiente. O uso de dispositivos móveis e da computação em nuvem permitem o trabalho em qualquer lugar, seja em um escritório ou no carro. Assim, pode-se aproveitar momentos de translado para fazer reuniões ou finalizar documentos importantes.

A prática de trabalho remoto é uma forma de melhorar o uso do tempo dos colaboradores, permitindo que eles executem as suas tarefas sem limitações geográficas. Essa é uma vantagem e tanto quando pensamos em ganho de rentabilidade e produtividade, não é mesmo?

Como retorno, essa otimização de tempo faz também com que o colaborador se sinta valorizado e produtivo. Isso aumenta a taxa de retenção enquanto melhora os índices de satisfação dentro da empresa.

Os equipamentos necessários

Evidentemente, não basta implementar uma política de mobilidade corporativa, mas é preciso fazer os investimentos corretos em equipamentos. É preciso garantir que os colaboradores tenham as ferramentas de trabalho necessárias, com acesso aos documentos da empresa sempre que necessário.

Afinal, de nada adianta permitir que as pessoas trabalhem remotamente se não há garantia de que ela tem acesso ao hardware necessário sempre que precisa.

Assim, a locação de dispositivos é indicada para empresas que buscam aumentar a mobilidade. Em vez de adquirir novos notebooks, smartphones e tablets, a melhor solução é optar pelo aluguel de equipamentos. Como benefícios, tem-se acesso a atualizações frequentes sem custo adicional, além de ter menor custo de manutenção.

Três benefícios da locação de equipamentos

Assim, vamos compreender também as três principais vantagens do uso de equipamentos alugados para viabilizar a mobilidade corporativa.

Redução de custos

O aluguel de equipamentos é uma boa forma de reduzir custos voltados para o trabalho remoto. Em vez de comprar diretamente todas as ferramentas de trabalho, essa modalidade garante que os equipamentos estejam sempre em boas condições, sem precisar comprar máquinas e smartphones novos sempre que atualizações chegam ao mercado.

Assim, pode-se locar notebooks, smartphones e tablets para distribuir entre os colaboradores. Com esses dispositivos em mãos, eles estarão sempre preparados para o trabalho, mesmo que estejam distantes do escritório e de um computador.

Melhor manutenção

A locação de equipamentos também garante menor custo de manutenção e evita que os profissionais fiquem sem ter como trabalhar quando surge um problema técnico. Equipamentos alugados recebem manutenção sempre que necessário, evitando a quebra de aparelhos e eliminando a necessidade de gastos adicionais com essa finalidade.

Para garantir a continuidade do trabalho remoto, os colaboradores podem optar também por pegar um equipamento reserva quando encontram problemas técnicos. Assim, eles nunca ficam desassistidos.

Equipamentos de última geração

Por fim, a locação de equipamentos é uma forma de manter os computadores e aparelhos eletrônicos da empresa sempre atualizados. O uso de dispositivos de última geração facilita o dia a dia dos colaboradores, contando com as melhores opções em conectividade.

Isso é revertido no ganho de produtividade e também na eficiência dos colaboradores. Máquinas de boa qualidade garantem a continuidade e a fluidez do trabalho desenvolvido.

Da mesma forma, essa prática reduz consistentemente os gastos de TI a longo prazo. Sem a necessidade de compra frequente de aparelhos por modelos mais novos, a locação de equipamentos é interessante para manter o maquinário atualizado.

Assim, a mobilidade corporativa é uma forma de melhor a produtividade dos colaboradores e, ao mesmo tempo, aumentar a rentabilidade e reduzir custos. Com os avanços da tecnologia, essa tendência deve ser cada vez mais a realidade das pessoas, mesmo em setores mais tradicionais da economia.

Agora que você sabe mais sobre a mobilidade corporativa, que tal entender como aplicar o conceito residencial em empresas?