A área de TI em sua empresa tem atendido às expectativas dos demais setores? Cada vez mais processos têm dependido da informática, de forma que hoje ela ocupa um papel central nas organizações. Porém, isso exige que o setor de tecnologia desempenhe seu papel com excelência. Afinal, se a infraestrutura de TI não for eficiente, os prejuízos podem ser enormes para o negócio.

Todos os equipamentos que fornecem suporte tecnológico em uma empresa devem funcionar de forma eficiente. Isso significa que deve haver uma boa gestão dos recursos, visto que, muitas vezes, o quadro de colaboradores do setor é deficitário e há restrições na verba que acabam dificultando o trabalho. De fato, a situação é desafiadora para a área de TI das organizações.

Então, continue a leitura deste artigo e entenda o que pode ser feito para aumentar a eficiência da infraestrutura de TI em sua empresa.

O que é infraestrutura de TI?

A infraestrutura de TI abrange todos os equipamentos e serviços que fornecem suporte tecnológico para os vários setores de uma organização. Um dos elementos dessa estrutura é o hardware, que inclui computadores, notebooks, tablets, impressoras etc.

Os softwares também estão incluídos. Além disso, a rede é outro componente fundamental da infraestrutura de TI, já que oferece a necessária conectividade entre as pessoas, sejam elas clientes, funcionários ou fornecedores.

Por fim, há os serviços prestados para manter o bom funcionamento de toda a infraestrutura. Incluem desde ensinar os colaboradores a operar os sistemas até intervenções de grande porte, como a implantação de uma nova estrutura.

Por que a infraestrutura de TI precisa ser eficiente?

Tendo em vista a transformação digital, cada setor tornou-se bastante dependente da disponibilidade de equipamentos, sistemas e rede. Por exemplo, pense no que acontece quando o computador da linha de frente para de funcionar. Uma ou várias vendas não podem ser fechadas, orçamentos não podem ser entregues e vários clientes podem ficar insatisfeitos.

Se a rede deixa de operar normalmente, a comunicação entre os setores fica comprometida, e muitos serviços não podem ser executados. Eventos desse tipo podem trazer prejuízo financeiro, comprometer a eficiência do negócio e até mesmo manchar a imagem da organização.

Como ter uma infraestrutura de TI eficiente?

Já que é tão importante manter a eficiência da estrutura de TI, veja algumas formas de fazer isso em sua empresa.

Ter visão e controle sobre a totalidade da estrutura

A infraestrutura de TI conta com diversos componentes de hardware e rede. Se um servidor ou um switch, por exemplo, deixa de operar, os setores podem passar por diversos transtornos. Por isso, é necessário ter visão de toda a estrutura, para que os diagnósticos sejam precisos.

Ter controle também envolve a análise de relatórios. A partir de alguns indicadores de desempenho, é possível saber como está a atuação do setor de TI e o que precisa ser feito para melhorar.

Monitorar a infraestrutura constantemente

A atuação da equipe de TI não pode ser desencadeada apenas com uma ligação telefônica provinda de um dos setores. É preciso monitorar a estrutura constantemente, o que geralmente é feito com softwares de gestão. Desse modo, é possível detectar rapidamente qualquer problema, de forma que a intervenção seja imediata.

Focar no negócio

É comum surgirem diversas demandas ao mesmo tempo. Quando isso acontece, não é possível atender a todas elas imediatamente. É preciso definir qual tem maior prioridade. Porém, como essa decisão deve ser tomada?

O melhor é focar no negócio a partir do ponto de vista do cliente. É preciso cuidar primeiro daquilo que possa afetar a opinião que os consumidores têm da organização. Depois de tratar essa questão mais crítica, será possível cuidar de outras demandas também importantes, que afetam o cliente interno.

Dar continuidade com eficácia

É fundamental verificar com regularidade se todos os componentes da infraestrutura estão operando normalmente. Pode ser útil usar listas de verificação para avaliar o funcionamento dos vários elementos de hardware e rede.

Quando estiver evidente que algum item não está apresentando bom funcionamento, poderá ser providenciada uma manutenção, antes que o sistema chegue ao ponto de ficar indisponível. Além disso, a redundância de links pode resultar em continuidade da rede, mesmo que surja algum problema na estrutura.

Usar ferramentas integradas

É praticamente impossível realizar qualquer tipo de gestão sem o suporte de ferramentas especializadas. No caso da gestão de infraestrutura de TI, também há softwares projetados para operar de forma integrada a todo o sistema.

Essa ferramenta se mostra muito útil em apontar o estado de cada elemento da estrutura. Além disso, ela oferece relatórios que podem servir de direcionamento na tomada de decisão.

Ter pensamento estratégico

É importante atuar nas questões técnicas. Porém, é um erro deixar de planejar estratégias, agindo constantemente na resolução de problemas de hardware e software. Se isso acontece em sua empresa, talvez seja o caso de avaliar a possibilidade de terceirizar alguns serviços da área de TI.

Dessa forma, sua equipe poderá concentrar-se mais no negócio e em melhorar a estrutura da área de tecnologia, visando ao crescimento da organização.

Contar com uma equipe especializada

É muito comum encontrar setores de TI sobrecarregados em inúmeras organizações. Isso acontece em função do papel cada vez mais importante que a área ocupa nos negócios. Porém, muitas vezes, a quantidade de colaboradores não é suficiente para cuidar de todas as suas atribuições.

Uma tendência que tem se tornado cada vez mais forte é o outsourcing de TI. Essa solução resolve diversos problemas enfrentados pela área de tecnologia. Por terceirizar certas atividades de manutenção, a equipe pode concentrar-se em questões estratégicas.

Além disso, trazer o HaaS para dentro da organização é uma ótima maneira de oferecer equipamentos de qualidade para os setores, ao mesmo tempo em que o ROI da área de TI alcança índices melhores.

Conforme você viu neste artigo, apesar dos desafios enfrentados pela área de tecnologia, é possível aumentar a eficiência da infraestrutura de TI, de forma que todos os setores do negócio mantenham uma boa produtividade. Dessa forma, fica evidente a participação estratégica que o setor de TI desempenha dentro das organizações.

Para aprimorar a infraestrutura tecnológica do seu negócio, é essencial contar com a parceria de uma empresa especialista em outsourcing de TI. Por isso, entre em contato agora mesmo com a AGASUS e fale com um de nossos consultores.