serviços de telefonia móvel

Uma das maiores mudanças de paradigma nos negócios modernos em todo o mundo tem sido a transformação digital do local de trabalho — e não há melhor exemplo do que o aumento de dispositivos móveis e tablets nos ambientes corporativos. Hoje, um smartphone é essencial para praticamente todos os aspectos da vida pessoal e profissional.

O desfoque de linhas entre um PC empresarial e dispositivos móveis apresenta muitos benefícios e alguns desafios, sobretudo para os profissionais da tecnologia da informação.

Neste artigo vamos apresentar a terceirização de serviços de telefonia móvel como uma estratégia de empresas modernas para a gestão de ativos e explicar tudo sobre como essa tendência de outsourcing pode gerar muitos benefícios para o seu negócio. Acompanhe!

serviços de telefonia móvel

O que é a terceirização de serviços de telefonia móvel?

Com a necessidade das empresas de melhorar a competitividade e aumentar a produtividade, além do apetite dos funcionários por práticas de trabalho flexíveis, a transformação digital trouxe uma demanda por acesso remoto aos dados corporativos — colocando pressão adicional na TI para criar e gerenciar a mobilidade corporativa.

O Gartner estima que a mobilidade representa um dos maiores desafios para equipes de TI já sobrecarregadas, pois elas se esforçam para acompanhar centenas de novos smartphones e tablets, enfrentam demandas de negócios por aplicativos cada vez mais sofisticados e lutam para proteger informações corporativas sobre funcionários.

No entanto, apesar dos desafios e da complexidade, uma força de trabalho habilitada para dispositivos móveis é uma oportunidade genuína para a inovação nos negócios e uma curva tecnológica que as organizações não podem se dar ao luxo de ficar para trás.

A criação de recursos internos para gerenciamento de mobilidade empresarial exige recursos, processos, tecnologias e conhecimentos específicos.

As pressões crescentes sobre TI levaram a uma terceirização do gerenciamento de mobilidade, coletivamente categorizado como Managed Mobility Services (MMS) — ou serviços gerenciados de mobilidade —, pelo qual um fornecedor terceirizado assume alguns ou todos os requisitos operacionais e de segurança móvel para liberar recursos e ampliar a experiência da sua equipe interna de TI.

Como a terceirização pode ajudar a empresa?

Quando uma empresa embarca em uma política de primeiro celular ou em uma iniciativa de trazer seu próprio dispositivo (BYOD), é fácil menosprezar a volume complementar que a mobilidade pode gerar para os setores de TI.

Hoje em dia os gerentes de TI enfrentam a adversidade de dar apoio a múltiplos dispositivos por profissional sem suspender as operações presentes no suporte técnico — fator na natureza mutável das ameaças à segurança móvel e preocupações com a conformidade —, e a terceirização do suporte a dispositivos móveis se torna cada vez mais atraente.

A seguir selecionamos alguns benefícios que as organizações podem obter da terceirização de serviços de telefonia móvel. Acompanhe!

Segurança melhorada

A proteção de dispositivos móveis pode ser complicada até para especialistas em segurança. Contar com um help desk com recursos reduzidos, cuidando da proteção de dispositivos móveis por si só, pode ser ineficiente e levar os funcionários para longe do seu domínio técnico habitual.

Um provedor de serviços terceirizados de telefonia móvel conta com processos e ferramentas fundamentais para gerir a proteção dos dispositivos móveis, o que abrange atualizações dos sistemas operacionais e dos aplicativos.

Acesso a expertise

Devido a todos os dispositivos e sistemas operacionais móveis disponíveis, a experiência pode ser difícil de encontrar. A terceirização dos serviços de telefonia móvel fornece acesso a competências que, de outro modo, estariam fora do alcance de muitas empresas.

Como exemplo, uma organização pode não ter recursos para remunerar um administrador de EMM — Enterprise Mobility Management — ou ter atividades suficientes para fundamentar um cargo integral.

Um provedor de suporte a dispositivos móveis pode atribuir seus especialistas internos a vários clientes com base em diversos fatores. Essa versatilidade oferece uma economia para a empresa e, ao mesmo tempo, possibilita acesso 24 horas a um know-how e conhecimentos especializados.

Assistência estratégica

Um provedor de suporte a dispositivos móveis pode ajudar seus clientes com o suporte estratégico necessário para que eles possam se concentrar em seus principais negócios ou missão.

Seja fornecendo informações sobre as “dicas” de uma iniciativa BYOD — como propriedade de dados e privacidade de funcionários —, seja equipando uma força de vendas com novos tablets e aplicativos, um provedor especializado em mobilidade pode orientar os clientes em relação às soluções necessárias para capacitar os usuários a serem mais produtivos, mantendo a segurança.

Considerações sobre conformidade

A mobilidade corporativa e o BYOD se tornam ainda mais desafiadores quando uma organização está sujeita a padrões de conformidade, como um padrão de segurança de dados do setor em que atua.

Os generalistas de TI podem ter dificuldade em lidar com a tarefa de proteger os dispositivos móveis que entram em contato com uma empresa e tocar os dados organizacionais, mas isso é necessário para manter a conformidade.

Um provedor terceirizado de suporte a dispositivos móveis com experiência em gerenciamento e proteção desse tipo de aparelho em ambientes de conformidade pode se tornar um parceiro de tecnologia confiável, que trabalha com equipe interna e auditores externos para garantir que uma organização permaneça em conformidade e evite remediação dispendiosa.

Quais são os principais motivos para optar pela terceirização de telefonia móvel?

Mantendo a gestão de mobilidade uma prática interna, as empresas correm o risco de cometer erros e pagar caro por isso — especialmente quando se trata das facetas complicadas do gerenciamento de mobilidade, como escolher a solução EMM correta ou implementar políticas de segurança inteligentes BYOD.

Isso significa eliminar a responsabilidade de aprender as habilidades de uma nova prática, ao mesmo tempo em que obtém vantagens adicionais. É preciso pensar de forma simples, ter visibilidade, economia de custos e uma boa estratégia.

Gerenciamento de operadoras

Além dos dispositivos físicos em si, um dos principais componentes da terceirização de serviços de telefonia móvel é lidar com as operadoras de forma a:

  • proteger e gerenciar contratos de transportadora favoráveis;
  • gerenciar os planos de tarifas;
  • gerenciar os pedidos da forma mais eficiente possível.

Os contratos de operadora são notoriamente voláteis — é diferente de alugar um carro, em que você acabou de assinar um contrato e pode estar razoavelmente seguro do que vai pagar mensalmente.

A operadora oferece flutuações, e é preciso ter experiência e estar atento à indústria para encontrar o melhor negócio a qualquer momento. Além disso, os contratos de operadora assumem um certo tipo de uso.

Um provedor de serviços de mobilidade gerenciada tem o conhecimento, a experiência e o tempo para permanecer no topo dos contratos de operadora quando sua equipe de TI interna não pode.

Visibilidade e relatórios

Você sabe quantas mensagens de texto seus usuários enviaram este mês? Quantos dados eles consumiram? Quantos minutos eles gastaram ao telefone?

As informações de uso que você recebe das operadoras muitas vezes são incompreensíveis. É tão cheio de ofuscação e ruído que pode precisar de um especialista e de muito tempo (que você não tem) para entender. No entanto, se você for tomar decisões sem fio inteligentes, deve entender isso.

Um provedor de serviços gerenciados de mobilidade terá o know-how e as ferramentas de relatórios à sua disposição para eliminar a confusão. Ele levará suas faturas de operadora e as transformará em relatórios claros e objetivos, que você poderá enviar aos centros de custo com confiança.

Dados sólidos de uso também ajudam a desenvolver bons hábitos. Quando alguém sabe que seus gastos estão sendo revisados, tende a manter os custos baixos.

Quais são os principais benefícios da terceirização?

À medida que a mobilidade corporativa se expande, os recursos necessários para apoiá-la e gerenciá-la também aumentam.

Os serviços gerenciados de mobilidade podem ajudar as organizações na aquisição, no provisionamento e no suporte de dispositivos móveis, bem como no planejamento estratégico que as iniciativas de mobilidade exigem.

Os fornecedores de mobilidade empresarial otimizam muito sabiamente suas ofertas para entregá-las como serviços gerenciados, e os integradores de sistemas e as empresas de outsourcing profissionais estão concebendo a mobilidade como uma plataforma de serviços.

Conhecimento, processos e tecnologias de melhores práticas

Uma configuração de mobilidade corporativa é muito diferente de um ambiente de área de trabalho tradicional. A parceria com pessoas que já têm recursos, habilidades e tecnologias dedicados apoiará aquilo que você é capaz de oferecer internamente — e, por fim, oferecerá um resultado melhor.

Desenvolver um conhecimento aprofundado de ferramentas de gerenciamento, requisitos de segurança, políticas de usuários móveis, despesas com telecomunicações e muito mais exige um amplo conjunto de habilidades — dificultando que um indivíduo ou uma equipe permaneça no topo dessa diversidade.

Equipe de TI mais eficiente e focada

Assim como na terceirização de TI, a de serviços de telefonia móvel permite que a sua equipe de TI interna trabalhe com mais eficiência, concentrando-se nas principais atividades de negócios e nos principais projetos estratégicos.

Operando como uma extensão do seu departamento de TI, um provedor de serviços EMM eliminará os encargos operacionais diários do gerenciamento de dispositivos móveis, bem como o aspecto crítico de monitorar proativamente a sua rede corporativa e proteger o acesso remoto a dados.

Custo-eficiência de escala e redução de custos

Muitas empresas são pressionadas a oferecer uma equipe de suporte 24x7x365. Os especialistas em serviços de mobilidade gerenciada já contam com pessoas, processos e tecnologias em funcionamento para fornecer gerenciamento contínuo, suporte ao usuário e operações de segurança.

Como esses provedores já fornecem esses serviços a outras organizações, há uma eficiência de escala, o que significa que o custo da terceirização é sempre menor do que a realização desses serviços internamente.

Um bom MMS — Multimedia Messaging Service — também manterá o controle sobre os limites de uso de dados móveis (para evitar o choque de grandes despesas com dados — que podem rapidamente atingir valores muito altos), além de negociar e fornecer as melhores tarifas e os termos contratuais para a sua organização.

Segurança móvel, segurança de dados e conformidade

A empresa hiperconectada e habilitada para dispositivos móveis é boa para sua vantagem competitiva e produtividade. Como vimos, no entanto, com o aumento dos ataques cibernéticos a mobilidade empresarial enfrenta inúmeros desafios — em particular, com a necessidade de proteger dados corporativos e informações pessoalmente identificáveis.

Além da ameaça de malware para dispositivos móveis, ataques de phishing etc., o aumento contínuo de BYOD significa proteger dados confidenciais em dispositivos pessoais, e é uma preocupação primordial — exigindo a segmentação entre dados pessoais e corporativos.

Uma plataforma de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) é a principal ferramenta necessária para gerenciar com eficácia os dispositivos dos usuários.

Um especialista em serviços de mobilidade terá um conhecimento profundo das plataformas MDM, tiradas da experiência de muitas empresas e membros dedicados da equipe, cuja prioridade é manter-se a par das ameaças à segurança, bem como gerenciar a plataforma em nome da sua empresa.

Isso, por si só, ajuda muito a solucionar os problemas de segurança da sua equipe de TI para garantir que os dispositivos móveis permaneçam compatíveis com as políticas de segurança da empresa — de forma contínua.

Acompanhamento das mudanças tecnológicas

A agilidade é uma característica dos provedores de serviços de TI — a rápida evolução da tecnologia móvel cria inovações que podem ajudar a gerar vantagem competitiva.

As empresas podem acelerar a adoção dessas novas tecnologias adotando serviços gerenciados e a mudança tecnológica — em vez de ter que constantemente adquirir e investir no desenvolvimento de habilidades e recursos internos necessários.

Em termos práticos, um MMS também gerencia atualizações em plataformas de gerenciamento de dispositivos móveis, atualizações de sistema operacional, aplicativos e atualizações para o hardware mais recente do dispositivo.

Por fim, se você terceiriza o gerenciamento de mobilidade empresarial ou realiza essas atividades internamente, depende de vários fatores, incluindo a vantagem comercial versus o custo de desvio de recursos internos — bem como o risco de segurança calculado e o risco de perda de dados.

Como escolher a empresa terceirizada ideal?

As organizações entendem muito bem que, quando há desafios, existem várias soluções disponíveis no mercado. Portanto, antes de selecionar qualquer solução específica para as suas necessidades, as empresas precisam fazer uma análise completa dos requisitos.

Após a análise, prepare um relatório abrangente de todos os seus pontos problemáticos e com base nessa busca por uma solução apropriada. Isso é o necessário na parte de desafios, mas existem alguns fatores que precisam ser considerados antes de finalizar uma solução para a sua organização.

A seguir listamos alguns fatores que você deve considerar ao escolher um parceiro para a terceirização de serviços de telefonia móvel.

Tipos dos dispositivos suportados

Como já sabemos, existem diferentes tipos de smartphones e diversos sistemas operacionais usados ​​pelas organizações — algumas empresas implantam dispositivos Android, enquanto outras optam por iOS ou Windows.

Mesmo no Android, alguns implantam a Samsung ou a LG, dependendo do sistema operacional e das configurações. As organizações precisam primeiramente descobrir quais dispositivos e sistemas operacionais gostariam de implantar para atender às suas necessidades e estar de acordo com o orçamento. Com base nisso, é possível pesquisar as soluções que suportam esses dispositivos especificamente.

Gerenciamento de segurança

O aspecto crítico da seleção de qualquer parceiro para serviços de telefonia móvel é o gerenciamento de segurança — que é a garantia da segurança dos dados de negócios, bem como conteúdos e dispositivos.

Como os funcionários de campo ou os funcionários regulares podem acessar os dados corporativos de qualquer lugar e a qualquer momento, os aspectos adequados de autenticação, senhas e criptografia devem estar em vigor.

A solução precisa garantir o bloqueio adequado ou a restrição de uso dos dispositivos, uma vez que os funcionários podem usar mal o smartphone, por exemplo, e acessar mídias sociais ou sites de jogos e aplicativos que podem levar a malwares no sistema. Em caso de roubo, uma provisão para o apagamento remoto e/ou captura dos detalhes de identificação — como localização, tempo e ladrão de dispositivo — é altamente recomendada.

Período experimental

Quase todos os provedores de soluções fornecem um período de teste, no qual uma organização pode implantar a solução, inscrever seus dispositivos e trabalhar nela.

Durante esse período, você pode realmente descobrir se o software de gerenciamento de dispositivos móveis é capaz de atender às suas necessidades ou não. Se você acha que não, você tem a opção de sair e não continuar mais. Muitos provedores de soluções estendem os períodos de teste por solicitação do cliente.

Gerenciamento de aplicativos

Sua organização pode precisar de aplicativos comerciais específicos ou aplicativos de terceiros. Portanto, você precisa observar se o gerenciamento de aplicativos faz parte da solução do pacote ou não, e como as atualizações de aplicativos são distribuídas nos dispositivos inscritos.

Monitoramento de dispositivos

Esse ponto depende das necessidades da sua empresa: até que nível você deseja que os dispositivos móveis sejam monitorados e controlados. É preciso saber se a solução fornece ou não recursos de localização e cerca virtual, modo de aplicativo único ou modo de vários aplicativos, lista de permissões e lista negra de sites, bem como número de outros recursos.

Gerenciamento de conteúdo

A segurança do conteúdo comercial é uma das prioridades críticas de qualquer negócio. Uma boa solução de telefonia móvel terceirizada permite que a organização carregue, distribua e modifique o conteúdo do painel central para os dispositivos inscritos. Isso é muito útil em casos de uso em que um funcionário de campo ou um representante de vendas precisa da apresentação comercial para mostrar aos clientes.

Suporte e gerenciamento de serviços

Após a implantação de um software MDM, por exemplo, você precisará do suporte adequado do provedor até que seja implementado com sucesso em todos os dispositivos inscritos.

Geralmente os serviços de suporte e pós-venda são o fator decisivo para qualquer organização. Portanto, sempre faça sua pesquisa cuidadosamente e descubra quais provedores oferecem um bom suporte e serviços com base nas análises dos usuários.

Em suma, é importante entender os prós e contras de qualquer solução de software de gerenciamento de dispositivos móveis (tipos de licença de software, adequação aos processos da empresa etc.) antes de decidir se é a melhor opção para a sua organização. As empresas devem idealmente olhar para o fator de diferenciação fornecido por qualquer provedor de telefonia móvel via outsourcing.

O fator de diferenciação pode ser em termos de custo, recursos ou suporte e serviço. A solução pode ser baseada na nuvem ou no local, ou pode fornecer vários recursos. Todos esses pontos, se avaliados com alguma pesquisa e análise, podem levar a uma melhor decisão, gerando um melhor ROI e um gerenciamento eficiente, além de controle e segurança dos dispositivos móveis de propriedade da empresa.

Avalie suas necessidades de mobilidade empresarial antes de considerar qualquer fornecedor de EMM. Em seguida, faça as perguntas certas sobre recursos, suporte e integração, e certifique-se de escolher um provedor que evolua com o mercado.

Como a terceirização de serviços de telefonia móvel se mostra como diferencial competitivo?

Nessa era de hiperconectividade, a mobilidade empresarial está bem estabelecida. A terceirização dos serviços de mobilidade gerenciada para um fornecedor tornou-se uma proposta atraente para as empresas, e seria prudente para as organizações determinar se a terceirização poderia reduzir o custo de implantação e gerenciamento de seu ambiente móvel.

Desde dispositivos móveis e aplicativos até ferramentas e serviços de gerenciamento, os serviços de mobilidade gerenciada oferecem tudo o que você precisa para extrair os melhores benefícios de uma plataforma MMS — com um serviço de mobilidade gerenciado de ponta a ponta abrangente e personalizado, que permite que você ofereça suporte aos seus clientes, abra mão da terceirização, liberte sua força de trabalho e suporte a mobilidade.

Mover-se de uma solução de gerenciamento de dispositivo móvel gerenciado internamente para um provedor de serviços de telefonia móvel terceirizado faz muito sentido comercial para diversas organizações. A decisão libera a sua equipe de TI para buscar projetos de missão crítica, enquanto sua força de trabalho se beneficia da segurança, flexibilidade e experiência que o provedor de serviços gerenciados oferece.

Agora que você tem todos os parâmetros e dicas para escolher um serviço de terceirização de serviços de telefonia móvel para a sua empresa, entre em contato com a Agasus e saiba como podemos ajudá-lo!