Não é de se espantar que a tecnologia seja, atualmente, um dos elementos mais importantes no desenvolvimento dos negócios, concorda? Soluções tecnológicas, quando implementadas de forma inteligente, são determinantes para a competitividade das empresas em um mercado que preza cada vez mais pela transformação digital.

Esse cenário, bem diferente de alguns anos atrás, mostra que a TI é um componente fundamental para o desenvolvimento estratégico das empresas, influenciando grande parte dos processos internos, como recursos humanos, marketing, finanças e demais operações.

Foi nesse contexto que surgiu um dos grandes eventos de TI relacionados aos negócios no Brasil, o IT Forum, que pretende, todos os anos, juntar uma comunidade que tem algo em comum: as atividades profissionais influenciadas pela tecnologia.

Um dos eventos adjacentes ao IT Forum neste ano é o IT Forum +, que será realizado entre os dias 15 e 19 de agosto, no Iberostar Bahia Hotel, localizado na Praia do Forte, na Bahia. Quer saber um pouco mais sobre o que vai rolar nesses 4 dias de imersão em tecnologia? Acompanhe o post!

O IT Forum + 2018

O IT Forum + chega à sua 10ª edição em 2018 e traz como proposta principal uma conversa sobre o futuro, um convite aos participantes a pensar em como as novas tecnologias e avanços podem impactar o cotidiano das pessoas e, principalmente, as estratégias das empresas.

Com o tema “A história do amanhã”, o ciclo de palestras, reuniões e painéis pretende dar luz a temas que podem representar um futuro próximo disruptivo para as estratégias de negócio.

O evento vai reunir CIOs de grandes empresas que fazem investimentos em tecnologia no Brasil e tentará responder questões como:

  • quais serão os desafios enfrentados por empresas e governos?
  • Qual será o impacto das possíveis grandes frotas de carros autônomos em mercados como os de seguro?
  • Como os negócios e as vidas pessoais serão impactadas por tecnologias como a inteligência artificial, as computações quântica e cognitiva e outras inovações emergentes?
  • Estamos aptos a educar, qualificar pessoas e gerar postos de trabalho para profissionais como os corretores de seguro, os operadores de telemarketing e outras funções que têm a existência ameaçada?

Para tratar sobre essas e outras questões, a programação vai contar com momentos divididos nos 4 modelos a seguir.

Papos inspiradores

Como em todos os anos, o IT Forum + vai desmembrar a temática central do evento a partir do olhar de diversas personalidades, pensadores e influenciadores com experiência em várias áreas. Esses talks vão contar com a presença de cientistas, professores, filósofos e sociólogos e a intenção é desenvolver os temas debatidos de forma coletiva.

Conteúdos paralelos

Os debates continuam em painéis conduzidos por líderes de diversas áreas, em busca de soluções por meio da percepção de quem tem experiência no assunto.

Reuniões one-to-one

A ideia das reuniões one-to-one é conectar os participantes a empresas de tecnologia para troca de experiências e ideias. Será disponibilizado um ambiente para pequenos meetings que podem ser momentos para idealizar projetos, fechar parcerias e realizar negócios. Não é interessante?

Show e festividades

Por fim, o evento contará com momentos para diversão, como jantares, happy hours e outras oportunidades com show e espetáculos. O IT Forum + é famoso por trazer grandes artistas do Brasil para performances inesquecíveis.

O que esperar do evento

Como deu para perceber, o IT Forum + visa conectar profissionais e gerar possibilidades para realização de negócios. Mas o grande trunfo do evento é que toda essa conexão gira em torno da exploração de tendências e oportunidades de maneira disruptiva. Veja, a seguir, alguns dos tópicos que devem ser abordados durante os 4 dias de imersão.

Inteligência artificial

A inteligência artificial é uma tecnologia cada vez mais debatida no mundo inteiro. Por outro lado, ainda é difícil prever para onde ela levará a sociedade e os negócios. Os visitantes desta edição do IT Forum + poderão entrar em contato com tópicos mais atuais sobre segmentos como big data e machine learning.

Computação quântica

Outros dois temas muito atuais são a data science e a computação quântica. No evento, a ideia será discutir os princípios analíticos que regem essas tecnologias e entender como elas são aplicadas aos negócios, por meio de plataformas de ciências de dados.

Aqui também serão destrinchados assuntos como análise cognitiva, análises estatísticas, computação quântica e inteligência artificial, no intuito de extrair insights proveitosos para as tomadas de decisões estratégicas.

Robótica

Em um contexto em que a robótica avançada, o machine learning e a inteligência artificial são temas-chave no mundo corporativo, o IT Forum + também trará painéis sobre esses assuntos, visando extrapolar discussões sobre a automatização de processos dentro das empresas.

Vale ressaltar aqui que os robôs já podem ser considerados integrantes das equipes, visto que muitos deles já contam com interatividade humanizada.

Cultura hacker

Um tema que ainda gera controvérsia mas é cada vez mais debatido nos meios corporativos é a influência da cultura hacker nos negócios. Existe, inclusive, uma corrente que apoia a adesão das empresas a essa tendência, com base na ideia de que pensar fora da caixa e contornar caminhos pré-traçados é fundamental em meio à competitividade.

O IT Forum + colocará em debate a forma como os hackers estão moldando o futuro das pessoas e das empresas, a fim de entender por que esse pensamento pode — e deve — ser aplicado aos negócios. O objetivo será compreender esse modo de pensar na busca por novas perspectivas e oportunidades no mundo corporativo.

Como participar

A proposta do IT Forum + é arrojada. A ideia é sempre quebrar os rótulos colocados nas conferências sobre negócios e tecnologia, fugindo dos tradicionais stands e cabines de expositores.

Serão 3 dias com a presença de líderes, CIOs e personalidades visionárias do Brasil, na busca por explorar as conexões entre tecnologia, estratégias, criatividade e comércio, analisando esse potencial para a reconstrução de negócios.

Para participar, basta se inscrever na página do evento, como patrocinador ou como convidado. Após preencher a inscrição, o evento analisará suas informações e indicará os encontros mais relevantes para o seu perfil.

E você, já garantiu seu lugar no IT Forum + 2018? Já esteve presente em outras edições? Conte-nos suas experiências aqui nos comentários e amplie o debate sobre esse evento!