Gestão de Manutenção em TI

Assim como qualquer outro dispositivo eletrônico, seja um carro, ou uma lava-louças, para funcionar corretamente, os computadores precisam passar por um processo de manutenção corretiva e manutenção preventiva.

Gestão de Manutenção

Antes de detalhar como funciona cada tipo de manutenção e porque elas são tão importantes, vamos incluir nessa lista de prioridades a Gestão de manutenção.

Empresas que não utilizam ou não possuem uma Gestão de Manutenção, acabam não monitorando a qualidade dos seus equipamentos e sofrem com inúmeras falhas.

Os principais objetivos da Gestão de Manutenção são:

– Programar o trabalho de forma eficiente;

– Controlar custos;

– Garantir a qualidade dos produtos e serviços;

 

Sabendo da importância de uma Gestão de Manutenção eficiente, vamos elencar os problemas que podem ser evitados:

– Sobrecarga em servidores;

– Desperdício de dinheiro em procedimentos ineficientes.

– Perda de equipamentos;

– Inatividade;

– Aumento nos custos;

– Insatisfação dos clientes;

– Queda nos lucros;

– Perda de contratos.

 

Tipos de manutenção

A manutenção de sistemas é um termo que engloba várias formas de manutenção do computador necessárias para manter tudo em funcionamento.

A manutenção preventiva envolve a tomada de medidas para ajudar a manter o funcionamento do sistema, enquanto a manutenção corretiva envolve a substituição ou reparo de um sistema ou de seus componentes depois que eles já falharam.

Os diferentes tipos de manutenção em computadores destacam dois aspectos que devem ser considerados:

1 – A manutenção inclui hardware e software do computador. Ambos são muito importantes e influenciarão decisivamente o funcionamento do sistema;

2 – Os vários tipos de manutenção podem funcionar simultaneamente. No caso de manutenção corretiva, ela atuará se a manutenção preventiva não puder antecipar o problema.

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Manutenção preventiva

Sabe-se que em uma atividade realizada sem planejamento, existe 65% de desperdício de tempo. Ou seja, dentro das 8 horas normais de trabalho, apenas 2,8 horas são de fato aproveitadas. Esse número é assustador. Após a implantação da Manutenção Preventiva, a expectativa é que o Tempo Produtivo de Trabalho suba de 35% para no mínimo 65%. Em um primeiro momento essa já é uma elevação gigantesca na produtividade da equipe, consiste basicamente em elevar o tempo produtivo de 2,8 horas para 5,2 horas.

 

A manutenção preventiva é definida como a manutenção proativa do equipamento antes que um defeito ou falha ocorra e existem inúmeras medidas preventivas que a empresa pode adotar, incluindo a instalação de atualizações do Windows, verificação de vírus e malware e a execução de programas de limpeza. As verificações de antivírus e anti-malware devem ser executados pelo menos uma vez por semana. Certifique-se de executar atualizações para esses programas sempre que forem lançados, já que novos vírus e malwares surgem constantemente.

Para manter sua rede segura, a instalação de um firewall e o uso de práticas de download seguras, também contribuem para proteger computadores conectados em rede.

Picos de energia e superaquecimento podem destruir equipamentos eletrônicos, portanto, proteja seu hardware investindo em um estabilizador e limpando seu equipamento periodicamente para remover a poeira.

 

Se qualquer medida preventiva falhar, é sempre uma boa ideia ter um backup. Um disco rígido externo para salvar arquivos importantes, caso o computador precise ser substituído, vai garantir sua paz. Os backups são uma parte essencial da proteção de dados contra ameaças, como o ransomware.

Atualizações de segurança do sistema operacional, instalação de patches, automatização de atividades de manutenção preventiva relacionadas a software, fornecem correções para falhas e vulnerabilidades de segurança, bem como resoluções para bugs conhecidos. Outra ação eficiente é a limpeza de arquivos temporários, desordenados, programas não utilizados e supérfluos, para liberar espaço em disco e proporcionar uma melhoria geral do desempenho do sistema.

Realize verificações regulares de firmware com fornecedores de hardware individuais, especialmente controladores RAID. Aproveite os aprimoramentos de segurança e usabilidade para aumentar a estabilidade de seus componentes de hardware e minimizar a corrupção de dados dos controladores de disco RAID.

E por ultimo, mas não menos importante, mantenha o inventário de hardware atualizado por meio de revisões periódicas. Planejar proativamente atualizações e substituições de hardware evitam compras, de última hora, caras e mantem a funcionalidade ininterrupta do sistema.

 

plano de manutenção preventiva é uma peça fundamental para uma boa gestão do setor de manutenção e é um dos responsáveis por alavancar os índices de disponibilidade e confiabilidade dos ativos.

 

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva, comumente chamada de “reparo”, é a correção de um problema depois que o computador já quebrou ou parou de funcionar. O objetivo dessa forma de manutenção é restaurar a operacionalidade do sistema, corrigindo o problema ou substituindo os componentes danificados.

 

Essa modalidade é considerada como não planejada e feita em regime emergencial. Como, em alguns casos, os problemas poderiam ter sido evitados — ou minimizados — por meio de um acompanhamento (ou de manutenções preventiva, por exemplo), a correção de falhas se torna mais onerosa para a empresa.

 

Medidas corretivas comuns envolvem a remoção de vírus e malwares, a desinstalação de programas prejudiciais, a formatação e a execução de uma restauração do sistema, entre outros. Para executar a manutenção corretiva, é importante primeiro diagnosticar o problema e descobrir a causa raiz.

 

Todos esses indicadores de manutenção têm o mesmo objetivo, de auxiliar a gestão para a tomada de decisões. Sejam relacionadas a processos, equipamentos ou às equipes responsáveis.

O importante é ter sempre indicadores no radar para saber se a empresa continua no caminho certo.

A terceirização de serviços de informática pode ser uma alternativa interessante, tanto para manter o foco no negócio, quanto para deixar com quem entende do assunto, a Gestão de manutenção da infraestrutura de TI.

A evolução e competitividade são fatores primordiais que imprimem mais velocidade ao negócio, portanto, tempo torna-se um fator relevante na tomada de decisão. Pense na terceirização como um investimento que pode proporcionar mais tempo para a sua equipe gerar novos negócios.