Os processos de uma empresa devem acontecer com agilidade para que as metas sejam alcançadas. Para garantir esses resultados, é essencial investir em uma eficiente gestão de recursos de TI. Porém, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre a escolha entre a compra efetiva de equipamentos ou outsoucing para otimizar esse gerenciamento.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para que você saiba o que levar em consideração na hora de fazer sua decisão. Boa leitura!

Manutenção e preservação dos equipamentos

Realizar a manutenção dos ativos físicos por conta própria é possível, mas complicado. A paralisação repentina de notebooks e computadores de mesa, por exemplo, pode interromper todo o trabalho de uma empresa e motivar o cancelamento de entrega de determinados serviços.

Além disso, é comum que as companhias apostem na manutenção preditiva para conservar seus aparelhos. Porém, em caso de necessidade de reparação extra, a empresa pode ser surpreendida a ponto de ter que reorganizar todo o orçamento.

Assim, é importante notar que o outsourcing em TI auxilia a empresa a reduzir significativamente os custos com a manutenção dos equipamentos. Isso porque esses gastos já estarão embutidos no contrato com a organização parceira.

Além disso, os profissionais contratados por meio do outsourcing serão inteiramente responsáveis pelos equipamentos contratados. Como esses ativos pertencem, de fato, à companhia que realiza a locação, será de interesse desses colaboradores que eles estejam sempre em ótimo estado, tanto de conservação como de operação.

Há, ainda, a questão da vida útil dos ativos físicos. Realizar a substituição de um amplo número de máquinas ao mesmo tempo, por exemplo, impacta negativamente no orçamento de uma empresa. Esse fator financeiro reforça os benefícios de um serviço de locação de hardware.

Ganho em escalabilidade

De acordo com os autores Yuri Diógenes e Manoel Veras, no livro “Certificação para Cloud Essentials”, a escalabilidade está diretamente relacionada à possibilidade de expandir os recursos de acordo a volatilidade da demanda computacional. Sendo assim, a terceirização de serviços é a alternativa mais adequada nesse quesito. Isso porque fica mais fácil otimizar tempo e produtividade da sua mão de obra.

Além de atacar diretamente desperdício e incrementar a produção, o outsourcing de TI proporciona aos gestores a possibilidade de se concentrarem apenas no gerenciamento. Dessa forma, é possível transformar os custos fixos em variáveis mais flexíveis e controlar o orçamento — já que a empresa só vai pagar pelos serviços efetivamente utilizados, de forma estratégica.

Redução do Time to Market (TTM)

Pare um pouco e pense: considerando apenas o trabalho da equipe interna e de equipamentos próprios, quanto tempo a sua empresa gasta para despachar os seus produtos para os fornecedores e clientes? Provavelmente esse tempo gasto seria otimizado se você pudesse remover vários empecilhos operacionais, não é mesmo?

Uma infraestrutura interna de TI é importante, mas se acomodar aos equipamentos que a companhia utiliza há vários anos significa queda na produtividade geral. Isso porque a tecnologia evolui rapidamente e peças que enchiam os olhos há cinco ou seis anos já não oferecem a mesma agilidade nos processos.

Dessa forma, contar com o apoio de uma empresa que ofereça locação de hardwares é uma ótima medida para diminuir o seu Time to Market. Isso porque você terá à mão o que existe de mais avançado em termos de hardware, tornando bem mais eficiente o ciclo de produção e agilizando a entrega de serviços.

Locação de notebooks, computadores e smartphones - Gestão de recursos de TI: comprar ou apostar no outsourcing de TI?Powered by Rock Convert

Ao atender os seus clientes de forma mais ágil, eles notarão a diferença, o que vai fortalecer o relacionamento com o seu negócio. Além disso, o tempo economizado servirá para que você possa desenvolver novas estratégias e conseguir ainda mais consumidores para as soluções — motivados pela agilidade na entrega.

Concentração no core business

Vamos supor que você e sua equipe de TI desejam bater algumas metas operacionais ainda não alcançadas. Porém, quando o objetivo ainda parecia tangível, diversas panes na infraestrutura acabam por deslocar sua equipe do core business. O objetivo é abandonado e a frustração é geral.

Porém, há uma boa notícia. Além da terceirização de bens e serviços, há, também, o outsourcing de profissionais qualificados. Desse modo, além de backups otimizados e substituição de equipamentos mais antigos, a contratação de uma equipe que lide com todas as pendências operacionais é possível realizar.

Com a ajuda desses novos colaboradores, o gerente de TI pode se dedicar exclusivamente à inovação e à obtenção de resultados e deixar toda a parte operacional por conta de uma empresa reconhecida no mercado.

Assim, colaboradores talentosos que perdem um amplo tempo com tarefas burocráticas podem ser liberados desse tipo de serviço e alocados em trabalhos mais desafiadores e recompensadores para o negócio.

Garantia na correção de falhas

Para garantir a eficiência dos serviços de TI, é fundamental que os equipamentos estejam sempre à disposição, em pleno funcionamento. Ao terceirizar a infraestrutura tecnológica, a empresa transfere a responsabilidade de reparos.

Além disso, é possível negociar com a companhia contratada e estipular em contrato um tempo máximo para a correção de falhas gerais nos processos. Em caso de erros nos sistemas, a equipe interna não perderá o foco, pois os profissionais disponibilizados pelo serviço de outsourcing estarão disponíveis para resolver as deficiências.

Muitos acreditam que deixar os serviços operacionais de TI nas mãos de especialistas terceirizados dificultaria as rotinas empresariais. Porém, é importante lembrar que as parcerias são respaldadas por contratos detalhados e transparentes. Dessa forma, a organização pode acompanhar os serviços de perto e validar as etapas sem problemas.

Como pudemos ver no post, os gestores se beneficiam da aplicação do outsourcing, já que a equipe interna se livra de empecilhos operacionais e equipamentos obsoletos. Esse tipo de parceria atende melhor às demandas de infraestrutura e outras necessidades pontuais.

Caso você tenha se interessado da gestão de recursos de TI, é importante procurar por uma empresa de credibilidade no mercado. Priorize aquelas que tenham um histórico de fornecimento ágil de soluções digitais e que disponham de equipamentos de ponta para otimizar a sua produtividade.

A Agasus atua no mercado de locação de equipamentos, oferecendo outsourcing e soluções de alto nível em TI. A empresa oferece serviços de hardware e inteligência de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, independentemente da área de atuação.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre a otimização de serviços em tecnologia? Então, leia agora mesmo o nosso post sobre como reduzir os custos de TI