Cansado de fazer grandes investimentos em equipamentos de TI que, além de sofrerem danos, ainda se tornam obsoletos rapidamente? O HaaS pode ser a solução para esse problema!

Considerado uma ótima forma de as empresas obterem os equipamentos necessários para suas atividades sem se preocuparem com manutenção, prejuízos, obsolescência e suporte técnico, esse modelo de negócio tem se mostrado atraente entre os empreendedores.

Neste post, você vai descobrir o que é HaaS e como ele pode ajudar a aumentar a produtividade e a competitividade da sua empresa. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas!

O que é HaaS?

HaaS é a sigla para Hardware as a Service, ou em português, Hardware como Serviço.

Se trata de um modelo de negócio inovador, uma solução totalmente gerenciada para o processo de distribuição e comercialização de equipamentos de TI, sem que o cliente tenha que investir capital na compra de equipamentos.

Nesse modelo de negócio os fornecedores vendem pacotes que incluem equipamentos, instalação, configuração, manutenção e suporte técnico, tudo por um valor mensal. De forma prática, é firmado um contrato de período pré-determinado entre o fornecedor de hardware e o cliente, onde o fornecedor se responsabiliza pela TI.

O fornecedor proverá os equipamentos, softwares, serviços de TI, monitoração de recursos, realização de manutenções e trocas, prestação de serviços de suporte técnico e gerenciamento de todo o parque tecnológico instalado no cliente. Enquanto isso, o cliente paga uma mensalidade para utilizar o hardware e outros serviços disponibilizados sem a necessidade de se preocupar com detalhes técnicos de TI.

Ao optar por esse modelo de serviço, o cliente pode focar em seu core business (em português: núcleo de negócio), realizar investimentos estratégicos e se preocupar com o que realmente importa: o crescimento do negócio.

Qual a aplicabilidade desse modelo de negócio?

Com um bom planejamento é possível aplicar o modelo de hardware como serviço em vários setores dentro de uma organização.

Para isso, os fornecedores HaaS, em conjunto com os clientes, elaboram projetos customizados para atender as necessidades operacionais, táticas ou estratégicas. Veja alguns exemplos:

  • fornecer computadores, notebooks, projetores, smartphones e tablets para uso dos colaboradores;

  • disponibilizar servidores de rede, de e-mail e de outros tipos de aplicações que dão suporte à produção;

  • aplicar soluções de backup, firewall e AntiSpam para proteção dos dados;

  • disponibilizar outros recursos robustos com alta capacidade e disponibilidade para suportar todas as operações da organização.

Quais os benefícios do uso de hardware como serviço?

O uso de hardware como serviço oferece muito mais que equipamentos. Proporciona flexibilidade financeira, aumento da produtividade, segurança, escalabilidade, e inúmeros outros benefícios. A seguir, veremos, em detalhes, algumas benesses da utilização desta ferramenta.

Flexibilidade financeira

Para os gestores o modelo de Hardware como serviço oferece flexibilidade financeira, pois permite transformar uma despesa de capital em uma despesa operacional mais gerenciável. Ao optar por HaaS é possível lançar o valor das mensalidades como despesas e, com um custo mensal fixo, as despesas com tecnologia se tornam orçamentárias.

Ao eliminar o investimento em equipamentos é possível suprimir despesas e perdas com depreciação de imobilizado, e elevar o orçamento disponível para a área de TI. Esse modelo de negócio preserva o capital da organização para ser investido em sua atividade-fim.

Sem custo de aquisição

Nesse modelo não existe investimento inicial para compra de equipamentos. O cliente recebe os equipamentos contratados sem qualquer despesa, pois os valores pagos ao fornecedor são feitos em parcelas mensais previamente fixadas por contrato. Desta forma, não há depreciação de ativos para o cliente, porque ele arcará apenas com as despesas concernentes ao serviço.

Redução de custos operacionais

Com o uso do HaaS não há a necessidade de altos investimentos com treinamento técnico de TI para pessoal interno, pois todos os serviços são realizados pelo fornecedor dos equipamentos.

Como o equipamento fornecido estará sempre atualizado e em conformidade com normas de qualidade, o tempo de inatividade dos equipamentos é reduzido e os processos são otimizados. Essa sistemática torna mais fácil a operacionalização dos sistemas, reduz custos e contribui para o aumentando a produtividade.

Escalabilidade

À medida que a organização cresce, o modelo HaaS permite que o cliente tenha acesso a novos equipamentos. Também é possível remover do parque tecnológico os equipamentos que não são mais utilizados e interromper temporariamente o faturamento. Assim, a escalabilidade ocorre de acordo com a demanda do cliente e o cliente paga apenas pelo que utilizar.

Segurança

Nesse modelo, o cliente tem acesso à tecnologia mais recente do mercado, ou seja, a melhor tecnologia disponível para o seu tipo de negócio sem qualquer custo adicional. Isso faz com que todas as atividades sejam realizadas por equipamentos atualizados de forma totalmente segura e sem falhas, além de contar com alta disponibilidade dos serviços.

Tudo isso é possível porque os fornecedores possuem parcerias com os principais fabricantes de hardware do mundo. Isso é uma oportunidade para negócios que precisam se manter atualizados e com tecnologia de ponta!

Manutenção e suporte de qualidade

Com hardware como serviço, a manutenção e o suporte técnico são contínuos e de qualidade superior. Esses serviços são oferecidos por todo o período de contrato e não dependem dos prazos de garantia dos equipamentos.

Todos os serviços são prestados por equipe técnica especializada em TI, que seguem as melhores práticas de atendimento do mercado e trabalham em horários especiais, para programar e executar suas atividades sem que prejudique o negócio do cliente.

Serviço gerenciado

O HaaS é um modelo de negócio totalmente gerenciado onde o fornecedor não só instala o equipamento, mas também cuida do parque tecnológico do cliente, monitora quanto e como os recursos são utilizados, e presta os serviços de suporte e manutenção adequados.

Por meio das ações de monitoramento é possível realizar manutenções preventivas e proativas, a fim de eliminar os riscos de falhas nos equipamentos. Com os serviços gerenciados, também é possível oferecer alto nível de integridade dos recursos e confiabilidade operacional para que o cliente concentre sua energia no que é importante, ou seja, em seu próprio negócio.

Viu como é fácil? Neste post, você aprendeu tudo sobre HaaS e como ele pode aumentar sua produtividade e competitividade no mercado. Agora, o que acha de aproveitar a visita e saber como o Outsourcing em TI pode alavancar ainda mais o seu negócio?