Podemos dizer que a tecnologia é um dos investimentos de maior valor agregado para uma empresa. Por outro lado, sabemos que se esse investimento for feito de forma precipitada, outros aspectos importantes do negócio podem ter os recursos reduzidos. Além do mais, atualmente, os modelos de negócio baseados em outsourcing de TI tornaram a utilização de equipamentos tecnológicos mais barata e flexível.

Nesse sentido, o uso de celulares corporativos por meio da locação pode ser uma estratégia efetiva para o aproveitamento de equipamentos avançados e, acima de tudo, para a redução de custos na empresa.

Se a sua empresa precisa de mobilidade corporativa e fornece telefones móveis para a equipe, mas precisa economizar, agregando segurança e qualidade a esse serviço, a locação de celular pode ser uma excelente opção.

Neste artigo, vamos explicar como funciona o aluguel de celulares corporativos e quais são as vantagens dessa modalidade para a sua empresa. Confira!

As vantagens da locação de celular corporativo

Como dissemos, a locação de celular é uma das melhores formas de a empresa operar com aparelhos de última geração a um custo menor.  Além disso, existe a versatilidade de poder estabelecer contratos de acordo com o objetivo da empresa, por períodos específicos.

Mas não é só isso. Adotando o aluguel de celular corporativo, sua empresa ainda pode ganhar em:

  • contenção de gastos com compra, manutenção e depreciação dos aparelhos;

  • personalização de pacotes conforme as demandas do negócio;

  • seguros contra furtos ou roubo;

  • diversidade na escolha por modelos;

  • controle de dados e voz.

Para entender melhor como essas vantagens podem impactar no dia a dia da sua empresa, confira o tópico a seguir.

Os benefícios para a sua empresa

Independentemente do tipo de negócio ou processos em que sua empresa está inserida, existem algumas razões fundamentais para investir na locação de celulares corporativos.

Redução dos custos

O primeiro e mais evidente benefício é, sem dúvida, a redução dos custos com equipamentos telefônicos. A relação custo-benefício quando a empresa opta pela terceirização é muito positiva para estabilidade financeira do negócio, já que previne quanto aos grandes investimentos iniciais na compra desses aparelhos. Isso é garantido uma vez que é feito apenas um contrato com a prestadora do serviço e a locação dos dispositivos.

Outro ponto importante em relação aos custos é que, ao contratar um serviço de telefonia móvel terceirizado, sua empresa recebe todas as contas conferidas, o que previne contra cobranças incorretas das operadoras, algo que costuma ser comum e gera muito desperdício de tempo pelos responsáveis.

Segurança

Normalmente, as empresas que locam equipamentos contam com um seguro como parte do contrato de locação. Isso previne a sua empresa quanto a prejuízos por furtos, perdas ou roubos, por exemplo, dependendo da cobertura contratada.

O que acontece nesses casos, geralmente, é a substituição do equipamento e o processo é feito de forma rápida.

Suporte especializado

Ainda pensando nos imprevistos citados no tópico anterior, muitas vezes acontece de o caixa da sua empresa não estar preparado para arcar com essas circunstâncias de forma imediata.

Para isso, o suporte que é prestado pela fornecedora dos equipamentos é uma solução eficaz. Ter à disposição uma assistência 24 horas pode ser um excelente diferencial para optar pela locação.

Vale consultar se a empresa contratada fornece esse tipo de suporte especializado, inclusive na substituição dos aparelhos com velocidade nos casos já citados.

Facilidade na troca de aparelhos ou linhas

Adquirir ou repor aparelhos e linhas podem ser processos longos e custosos para a empresa. Outro benefício da terceirização de telefonia móvel empresarial é que isso pode ser realizado de forma ágil e programada.

Aplicativos personalizados

Quando os funcionários da empresa utilizam celulares corporativos, o uso de aplicativos necessários para o negócio fica facilitado. Isso evita a necessidade de que os colaboradores instalem em seus celulares pessoais aplicativos para realização de ações promocionais ou outras atividades ligadas à empresa.

Ou seja, o aparelho alugado terá os requisitos adequados para a instalação dos aplicativos que a sua empresa necessita, oferecendo a melhor performance para os funcionários e também para os clientes.

Sem burocracia

Geralmente, as empresas que fornecem telefonia móvel terceirizada viabilizam a comunicação por voz e também por dados, funcionando como o serviço fornecido por uma operadora de telefonia convencional, só que mais personalizado.

Logo, sua empresa passa a não precisar se preocupar com aquelas dificuldades habituais relacionadas às operadoras tradicionais — morosidade no atendimento às solicitações, dificuldade na troca de aparelhos e, sobretudo, o serviço de atendimento de qualidade inferior.

Além disso, optando pela terceirização, sua empresa pode utilizar mais de uma operadora de telefonia em um mesmo contrato, garantindo sempre a melhor cobertura de sinal para as operações que exigem mobilidade.

Manutenção garantida

Utilizando os serviços de locação de celular, sua empresa, além de poupar investimentos na aquisição dos aparelhos, economiza também na manutenção.

Isso garante a diminuição no timing de resposta às demandas críticas que exigem reposição imediata dos equipamentos danificados que estão em manutenção. A função do suporte da empresa responsável pelos celulares é repor esses dispositivos em tempo hábil, para que não prejudique os processos da sua empresa.

Como escolher o melhor fornecedor

Antes de tudo, é preciso destacar que o tipo de utilização de celulares corporativos está diretamente relacionado ao porte e ao segmento em que cada empresa atua. Nesse sentido, é importante buscar um parceiro que disponibilize uma equipe especializada e que seja capaz de adaptar o formato do plano de acordo com as demandas da sua empresa junto às operadoras de telefonia.

Os principais objetivos aqui são otimizar a comunicação entre as partes envolvidas no negócio — funcionários, parceiros, fornecedores e clientes — e conquistar economia para a empresa.

Outros pontos a serem considerados são:

  • disponibilidade de voz e dados;

  • variedade de modelos e marcas dos equipamentos;

  • diversidade quanto aos tipos de linha disponíveis;

  • suporte 24 horas;

  • seguro contra furto, roubo e perda;

  • reposição imediata de equipamentos.

Como você pôde ver, a locação de celular corporativo é uma excelente forma de reduzir os custos com as operações da empresa e, sem dúvida, é uma estratégia que leva vantagem em relação à compra de equipamentos novos.

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