Locação de dispositivos móveis

Não há dúvida de que o mundo se tornou móvel, tanto no espaço do consumidor quanto no espaço da empresa. A rápida expansão da tecnologia, a transformação digital e do uso dos dispositivos móveis levou a um ambiente empresarial que depende da mobilidade corporativa para permanecer competitivo.

Uma das maiores vantagens em ter funcionários com dispositivos sem fio é a maior eficiência da comunicação aprimorada e da conectividade. Desenvolvedores móveis fizeram aplicativos para tudo. Isso pode ser algo tão simples quanto poder acessar os aplicativos do Google de um telefone celular a aplicativos complexos e especializados criados pela corporação para aumentar a eficácia nos negócios.

Hoje, os dispositivos móveis se tornaram instrumentais na maioria das organizações. As empresas que não utilizam dispositivos sem fio para aumentar a produtividade e a comunicação estão sendo rapidamente deixadas para trás por seus concorrentes.

Nesse sentido, é de extrema importância entender como a mobilidade corporativa pode transformar um negócio e como a locação de dispositivos móveis pode ser uma excelente estratégia para isso. Continue a leitura e entenda!

Locação de dispositivos móveis! O que é a mobilidade corporativa?

A mobilidade corporativa, também conhecida como mobilidade empresarial, é a tendência crescente das empresas de oferecer opções de trabalho remoto, permitir o uso de laptops pessoais e dispositivos móveis para fins comerciais, além de usar a tecnologia de nuvem para acesso a dados.

Em outras palavras, a mobilidade empresarial é uma abordagem para o trabalho em que os funcionários podem realizar suas atividades de qualquer lugar, usando uma variedade de dispositivos e aplicativos.

O termo geralmente se refere ao uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para fins comerciais. Mas também abrange a mobilidade de dados corporativos e dos próprios trabalhadores.

Como um exemplo de mobilidade corporativa, um funcionário pode fazer upload de uma apresentação de seu computador de mesa para um serviço de armazenamento em nuvem e, em seguida, acessá-lo de um iPad pessoal da Apple para exibir em um site do cliente.

Por que a mobilidade corporativa é tão importante nos dias atuais?

A mobilidade corporativa é importante porque dá aos funcionários flexibilidade de escolha, o que pode melhorar a satisfação no trabalho e aumentar a produtividade. Além disso, todas as organizações já estão fazendo alguma forma de mobilidade corporativa.

A flexibilidade e a eficiência possibilitadas por meio da mobilidade empresarial podem oferecer benefícios como aumento de produtividade e redução de despesas. Para ter sucesso, no entanto, as empresas precisam de uma política clara de uso aceitável e de um plano de gerenciamento para garantir altos padrões de segurança e governança.

Por que investir em mobilidade corporativa?

Estamos vendo uma rápida aceleração no desenvolvimento e uso de aplicativos móveis corporativos personalizados, transformando a maneira como as organizações funcionam. Essa tendência será alimentada pelos seguintes fatores-chave.

Aplicativos prontos para uso se tornarão comuns

Os fornecedores de CRM e ERP já oferecem aplicativos móveis prontos para uso como padrão — em breve, os aplicativos de automação da força de vendas serão tão comuns quanto os e-mails em dispositivos móveis.

Isso sinaliza a maturidade dos aplicativos móveis empacotados e, cada vez mais, eles estão ganhando aceitação e credibilidade ao oferecerem melhorias reais na eficiência dos negócios.

O ecossistema móvel incentivará o desenvolvimento de aplicativos personalizados.

Em paralelo, mais empresas desenvolverão aplicativos móveis personalizados que são adaptados às necessidades específicas da organização e podem se integrar a muitos tipos de sistemas de back-end.

Isso é possível porque as empresas de software estão oferecendo poderosas plataformas de infraestrutura móvel com recursos integrados de segurança, como a limpeza remota de dados de dispositivos perdidos e a capacidade de manter dados confidenciais em servidores back-end.

Infraestrutura pessoal impulsionará o sucesso corporativo

Com a disponibilidade e a rápida adoção de smartphones e tablets, especialmente por profissionais do conhecimento, as empresas estão, cada vez mais, colocando a política de BYOD no centro de sua estratégia móvel.

As empresas reconhecem que o BYOD apresenta um risco de segurança e pode dificultar as coisas para a equipe de TI, mas, se executado corretamente, esses desafios podem ser resolvidos.

Em última análise, os benefícios em poder trabalhar com seus funcionários de maneira tão profunda e íntima — com um dispositivo que eles mantêm ao seu lado quase o tempo todo — superam em muito os custos envolvidos.

O que isso significa para as empresas?

Nunca antes as empresas tiveram a oportunidade de interagir tão intimamente com seus funcionários. O aumento da infraestrutura pessoal por meio da adoção de smartphones e tablets, acompanhado de melhorias nas tecnologias móveis e a crescente disponibilidade de aplicativos de negócios, estão criando novas maneiras de as empresas capacitarem sua força de trabalho.

Uma coisa é certa: as organizações não podem mais adiar a mobilização da empresa. Tomar conta de suas iniciativas móveis pode aumentar significativamente a produtividade e impactar positivamente o resultado final.

Quais vantagens a mobilidade corporativa traz para a gestão?

A mobilidade empresarial pode reduzir custos, aumentar a produtividade e agilizar as operações do dia a dia. Embora a mobilidade fosse uma vez a preservação de empresas maiores, ela está se tornando predominante para empresas de todos os tipos e tamanhos, graças à ampla disponibilidade de dispositivos móveis e aplicativos baseados na web.

Além disso, a mobilidade é uma poderosa ferramenta de comunicação e o principal motor de mudanças de TI. A seguir, vamos falar sobre alguns dos benefícios dessa modalidade.

Melhor produtividade dos funcionários

O gerenciamento da mobilidade empresarial permite que os funcionários sejam mais produtivos. Seja pelo BYOD ou pelo CYOD, a extensão dos principais aplicativos do escritório para os telefones dos funcionários permite que eles executem com segurança funções críticas de negócios nos horários e locais convenientes para eles.

Por exemplo, um gerente a caminho de uma conferência pode responder seus e-mails enquanto estiver em trânsito. Ou um profissional de TI que faz uma auditoria pode registrar os dados do problema em tempo real diretamente no sistema, em vez de adicioná-lo posteriormente como um processo separado por meio de um desktop.

Ao fazer isso, uma solução de Mobile Device Management permite comunicação digital e capacidade em qualquer lugar a qualquer momento, e pode levar a um maior engajamento e produtividade.

Precisão de dados e compartilhamento de dispositivos

A capacidade de acessar dados relevantes a qualquer momento e compartilhar a tela de um dispositivo facilmente com um cliente ou colega pode melhorar instantaneamente a experiência de atendimento ao cliente ou fornecer transferência fácil de conhecimento e oportunidades de aprendizado.

Por exemplo, um agente imobiliário pode usar seu smartphone para visualizar o valor de mercado da casa e outras atualizações enquanto estiver no local e transmitir dados para possíveis proprietários de casas instantaneamente.

Com a crescente ênfase em melhorar a colaboração e a comunicação no nível do grupo, os líderes também relatam um uso crescente de mídia social, bate-papo e ferramentas de vídeo para complementar o e-mail tradicional e outras ferramentas de colaboração empresarial.

Tudo isso, em sua solução de gerenciamento de mobilidade empresarial, pode levar a uma melhor precisão de dados, melhor produtividade por meio da melhoria de processos e inteligência de negócios sendo gravada e usada em tempo real.

Eficiência de processos e custos reduzidos

Independentemente de você usar um smartphone padrão ou para o próprio dispositivo do funcionário, eles funcionarão efetivamente desde o primeiro dia, porque não precisarão de treinamento na mecânica do dispositivo.

A maioria dos funcionários está familiarizada com o layout geral e a funcionalidade de um smartphone. Lembra de quando os escritórios compraram um telefone multifuncional caro para cada mesa? A maioria dos funcionários nunca passou do aprendizado de como transferir uma chamada e muito menos dominar seus muitos outros recursos.

Além disso, se sua empresa tiver equipes de vendas ou de campo, pode usar mapas interativos ou lançar dados específicos de local para registrar a posição do dispositivo. Assim, os usuários podem ajudar a melhorar os processos caso exista algum obstáculo comum.

Ao permitir o acesso dos funcionários aos sistemas corporativos por meio de seus próprios dispositivos móveis, com uma solução de gerenciamento de mobilidade empresarial, você aumenta a taxa de adoção geral e a produtividade dos funcionários, além de reduzir os custos dos negócios e criar eficiências de processo.

Quão importante é o gerenciamento de mobilidade empresarial?

De acordo com uma pesquisa recente, 40% das empresas estão trabalhando na melhoria de sua estratégia de mobilidade para ganhos individuais de produtividade, colaboração da equipe e aumento do engajamento do cliente.

Para ampliar os benefícios da mobilidade empresarial para os clientes, 71% das empresas que estão migrando para a mobilidade empresarial estão desenvolvendo e implantando aplicativos voltados para o cliente, com foco em melhorar a experiência.

Mas quão grande é o benefício que essas empresas esperam alcançar? A pesquisa revelou que os clientes que executam planos de mobilidade de negócios têm uma média de retorno de investimento (ROI) de 150%.

No final, os benefícios comerciais de uma solução de gerenciamento de mobilidade empresarial estendem-se por toda a empresa — incluindo reduções no tempo da equipe operacional de TI e nos custos totais de gerenciamento, aumento da produtividade do funcionário e capacidade de trazer novos fluxos de receita online mais rapidamente.

Ao fazer isso, o negócio pode ganhar vantagem competitiva contra aqueles que ficam para trás na atualização para a mobilidade. Mas seu negócio está pronto para abraçar o futuro e se tornar móvel? A seguir, definiremos alguns parâmetros.

Definindo mobilidade empresarial

A mobilidade de negócios, em seus meios mais básicos, oferece a capacidade de operar como um escritório móvel. Isso inclui ter informações atualizadas de negócios constantemente ao alcance de seus dedos e a capacidade de todos os funcionários trabalharem, se comunicarem e colaborarem de maneira simples e segura, de qualquer lugar, a qualquer momento.

No lado do envolvimento do cliente, a mobilidade empresarial também pode incluir tecnologia de ponto de venda móvel e sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Usando aplicativos baseados em nuvem para migrar

Há inúmeras soluções em nuvem que possibilitam que você se torne móvel, a partir de algo tão simples quanto usar uma plataforma de e-mail baseada na Web que permite que a equipe se comunique e colabore em documentos e agendas, movendo suas operações de negócios para a nuvem ou, até mesmo, usando uma solução de desktop virtual para fornecer continuidade da experiência do usuário em todos os dispositivos.

O uso de aplicativos baseados em nuvem tem várias vantagens, incluindo:

  • informações críticas de negócios, como dados de vendas e informações de contas, estão sempre atualizadas e disponíveis;
  • a equipe pode trabalhar e colaborar de qualquer lugar, usando qualquer dispositivo, o que pode aumentar a produtividade.
  • a nuvem permite que as empresas acessem recursos diferentes e forneça armazenamento e escalabilidade centralizados, em vez de serem limitados pelas capacidades das máquinas físicas e servidores no escritório;
  • o uso de serviços em nuvem pode economizar tempo e dinheiro quando se trata de aquisição e configuração de recursos de TI;
  • os backups podem ser configurados para serem executados automaticamente, e os dados são mantidos com segurança e podem ser recuperados rapidamente no caso de um desastre.

Quando você pensa em ter um escritório móvel, você provavelmente quer saber se isso significa acabar com sua infraestrutura de TI existente. Fato é que você não precisa mover todas as suas operações comerciais para a nuvem, a fim de obter alguns dos benefícios da mobilidade empresarial. Cada empresa é diferente e há várias considerações a serem feitas.

Mobilidade com uma rede

A pilha de tecnologia tradicional, na maioria das empresas, geralmente, consiste em aplicativos de negócios front-end e servidores back-end. Nos bastidores, há uma estrutura de rede que suporta a comunicação. Boas redes devem suportar cada recurso de negócios para comunicações eficazes e compartilhamento de recursos.

Assim como todas as empresas são diferentes, todas as redes podem ser projetadas de uma forma específica. Uma rede que oferece suporte aos usuários que acessam aplicativos por meio de seus computadores de escritório, por exemplo, será diferente de uma rede que ofereça suporte à equipe móvel que interage com os clientes e a matriz.

O aluguel de computadores e a mobilidade, nesse caso, pode significar que sua empresa tem que considerar dispositivos, webmail e servidores FTP, por exemplo.

Por que a locação de dispositivos móveis pode ser uma opção?

A locação de dispositivos móveis permite que as empresas tenham acesso aos equipamentos de que precisam para operar e que, de outra forma, não podem pagar. Ela também pode liberar capital de giro para uso em outras áreas do seu negócio e evitar que você tenha que fazer um grande empréstimo para comprar equipamentos. A seguir, conheça outras vantagens.

Conserve e controle o caixa

A locação de equipamentos economiza seu capital de giro para despesas diárias, expansões ou despesas inesperadas relacionadas ao negócio.

Além de salvar seu capital de giro, com um aluguel, você tem um item de linha mensal pré-determinada, o que pode ajudá-lo a orçar com mais eficiência. Com despesas mensais previsíveis você pode desenvolver planos de longo prazo com confiança e configurar sua empresa com o equipamento que precisa, mantendo o fluxo de caixa disponível para outras finalidades.

Tenha acesso a equipamento atualizado

Dependendo do seu tipo de negócio, a locação de dispositivos móveis pode ajudá-lo a se manter atualizado sobre os últimos avanços em equipamentos e tecnologia. Quanto tempo você planeja manter o ativo? Se você está apenas planejando mantê-lo para o curto prazo, você pode achar que a locação é uma alternativa melhor do que comprá-lo e tentar revendê-lo quando você não precisar mais dele.

Você também pode determinar a duração do contrato, portanto, se trabalhar com uma tecnologia que muda rapidamente, você pode fazer um acordo para garantir que está sempre na vanguarda do setor.

Benefícios fiscais

A locação apresenta o seu negócio com possíveis benefícios fiscais. Em muitos casos, ela não apenas fornece às empresas uma dedução integral dos pagamentos em relação aos ganhos atuais, mas, também, preserva o capital de giro ao qual você não teria acesso se precisasse comprar seu equipamento antecipadamente.

É sempre uma ótima ideia verificar com seu consultor fiscal para determinar os benefícios para o seu negócio.

Balanço mais atraente

Pagamentos mensais de aluguel são vistos como despesas de negócios em vez de dívidas de longo prazo. Ter pouca dívida em seu balanço ajuda a garantir financiamento de seu negócio.

Melhor valor residual

Os sistemas de telefone alugados, geralmente, mantêm seu valor, uma vez que eles são novos na compra, o que torna mais fácil adaptar o sistema de telefonia existente quando você está pronto.

Quais as vantagens da locação de dispositivos móveis?

A locação de dispositivos móveis mantém seu equipamento atualizado. Smartphones, tablets e outros equipamentos de tecnologia se tornam obsoletos. Com um contrato de arrendamento você passa o ônus financeiro da obsolescência para a empresa de locação de equipamentos.

Por exemplo, digamos que você tenha uma concessão de dois anos em uma copiadora. Depois que a concessão expirar, você estará livre para alugar qualquer equipamento que seja mais novo, mais rápido e mais barato.

Você terá despesas mensais previsíveis

Com uma concessão, você tem um item de linha mensal pré-determinada, o que pode ajudá-lo a orçar com mais eficiência.

Você não paga nada adiantado

Muitas pequenas empresas lutam com o fluxo de caixa e devem manter seus cofres o mais cheio possível. Como os arrendamentos raramente exigem um adiantamento, você pode adquirir novos equipamentos sem precisar de fundos muito necessários.

Você é capaz de acompanhar mais facilmente seus concorrentes. A locação de dispositivos móveis pode permitir que sua pequena empresa adquira tecnologia sofisticada, como um sistema telefônico de voz sobre protocolo de internet (VoIP), que de outra forma seria inacessível. O resultado: você é mais capaz de acompanhar seus concorrentes maiores sem esgotar seus recursos financeiros.

Mais flexibilidade de equipamentos

Muitas empresas que fornecem locação de dispositivos móveis também permitem que seus clientes troquem seus telefones facilmente, o que significa que sua empresa sempre terá acesso a mais recente tecnologia de telefonia para ajudá-lo a operar em alto nível. Isso também significa que seus sistemas serão mais escaláveis à medida que sua empresa cresce.

Como a Agasus pode ajudar sua empresa?

A Agasus é uma empresa de locação de computadores e dispositivos móveis que oferece locação de tablets e smartphones com suporte ilimitado, gerenciamento, segurança e controle das faturas e todos os outros processos de logística envolvidos. Para sua empresa, isso pode refletir em vantagens como:

  • sem custos iniciais: uma despesa operacional mensal simples e fixa que protege o capital de giro da sua empresa, pois elimina a responsabilidade inicial do investimento;
  • permite que você pague menos e adquira mais dispositivos móveis para sua empresa;
  • a capacidade de retornar e atualizar para os dispositivos mais recentes, mantendo os custos de gerenciamento de inventário/identificação de ativos a um mínimo;
  • aumente a produtividade e o engajamento com um hardware que mantém sua força de trabalho ágil e responsiva, usando os aplicativos mais recentes e mantendo sua empresa competitiva;
  • faz o trabalho de obter as melhores ofertas no mercado;
  • não há necessidade de comprometer os dispositivos que você escolhe para sua equipe ou por quanto tempo o equipamento será utilizado até que você os substitua por versões mais atualizadas.

Por que contratar?

A principal vantagem em ter a Agasus como parceira de negócios é que ela oferece mais flexibilidade, agilidade e, sobretudo, mais mobilidade para a sua empresa, já que, além da locação dos dispositivos móveis, fornece soluções com tecnologia de ponta para ampliar e transformar seu ambiente de trabalho. Esse conjunto de recursos refletem nas vantagens a seguir.

Favorecendo a mobilidade corporativa

Contando com os serviços de locação de tablets e smartphones, você pode promover experiências consistentes para o público-alvo da sua empresa. Além disso, pode contar com recursos de geolocalização para suas equipes em campo, em tempo real.

Facilitando o gerenciamento de dispositivos

Por meio de parceria com grandes empresas de gerenciamento de dispositivos — AirWacth, Samsung Knox, Mobile Iron e Soti —, a Agasus oferece:

Embora existam benefícios óbvios na mobilidade corporativa, como a melhoria da produtividade dos funcionários, a redução de custos e o bem-estar dos funcionários, são os benefícios ocultos que realmente afetam seus negócios. Todos esses benefícios podem ser fornecidos se os aplicativos, dispositivos e processos de negócios corretos forem usados ​​para permitir a comunicação, o acesso a informações e, até mesmo, transações comerciais em qualquer lugar, a qualquer momento.

Este artigo foi útil para a sua atuação como gestor de tecnologia na sua empresa? Então, passe a receber conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada assinando a nossa newsletter!