Locação de infraestrutura de TI

Para empresas de diferentes segmentos a redução de custos e o orçamento cada vez mais apertado são pautas diárias. Por isso, mais e mais companhias têm recorrido a uma nova forma de trabalhar: a locação de equipamentos.

Customização

A Agasus, especializada em locação eficiente de infraestrutura de TI, vem ajudando inúmeras companhias no Brasil com projetos completamente customizados onde a empresa só aluga os equipamentos que realmente serão utilizados.

De forma organizada e estratégica, a proposta de modernizar, inovar, reduzir custos e ser mais competitiva, tem se tornado uma realidade.

Profissionais de TI constantemente procuram formas de investir em tecnologia para entregar as melhores soluções para suas organizações. No entanto, todos se deparam com a mesma barreira, o orçamento. Em tempos de empreendedorismo e startups, em alguns casos, a única coisa que pode frear o crescimento é o capital disponível para investimento na aquisição de infraestrutura de TI. Essa busca tende a demandar um alto investimento inicial, enquanto na locação esse investimento é muito baixo e o pagamento é baseado nos equipamentos durante o período fixo de contratação, o que ajuda a orçamentar para o futuro, uma vez que as taxas de juros dos custos mensais de aluguel geralmente são fixas. Assim, é mais fácil prever o fluxo de caixa e distribuir o custo por um período mais longo correspondente entre os pagamentos e sua renda.

Isso permite que as empresas possam aplicar parte dos recursos que seriam destinados à aquisição de equipamentos em outros projetos estratégicos, além de eliminar a burocracia como, por exemplo, consulta de preços, orçamentos, aprovações, idas e vindas pertinentes exclusivamente ao processo de aquisição. E por ultimo, mas não menos importante, é válido registrar que a locação é contabilizada como despesa operacional e é dedutível do IR.

Nesse cenário, a locação se apresenta como uma opção mais econômica. E quando consideramos os custos indiretos da aquisição como armazenamento, descarte e atualização, máquinas de reposição e manutenção, a locação é a alternativa perfeita. Dessa forma, a área de TI passa a gerar valor para a organização e comprová-lo por meio de resultados, trabalhando em sinergia com as outras áreas do negócio. Seguindo essa linha de raciocínio destacamos mais uma vantagem em alugar equipamentos de TI: não ter de se preocupar com a deterioração natural do objeto. Mesmo que em termos de custo isso seja irrelevante em termos ambientais é uma questão importante.

Eliminando preocupações

Maus cuidados e falta de manutenção dos equipamentos, são fatores que aumentam despesas e impedem a redução de custos de um negócio. Dentro da gestão de ativos é necessário determinar rotinas de manutenção, que são aplicadas para minimizar falhas e garantir o máximo desempenho dos equipamentos. Entre os tipos de manutenção, geralmente destacam-se: manutenção preventiva, manutenção corretiva e manutenção preditiva (confira o artigo: Manutenção preventiva e corretiva de TI).

A Agasus oferece serviços que reduzirão ainda mais a lista de preocupações:

– Descarte adequado de equipamentos quebrados;

– Produtos que apresentarem problemas receberão manutenção qualificada;

– Não haverá equipamento obsoleto no seu parque de máquinas;

– Se for preciso trocar o equipamento garantimos a substituição imediata do item;

Locação de notebooks, computadores e smartphones - Locação de infraestrutura de TI surge como opção econômica para empresas de todos os portesPowered by Rock Convert

– O suporte e manutenção são feitos por profissionais especializados;

Além da redução de custos e melhor aproveitamento do orçamento, o aluguel atende demandas emergenciais, por exemplo, em um projeto onde é necessário aumentar o quadro de colaboradores em um prazo muito reduzido, a Agasus realiza a entrega dos equipamentos em poucos dias após a contratação. Se houver algum contratempo como o cancelamento, redução de um projeto, uma equipe precisar de máquinas com uma configuração superior ou mais adequada à sua utilização, é só entrar em contato com o nosso departamento comercial para ajustar o contrato, e pagar somente pelos recursos que serão utilizados, ou se for o caso realizar a substituição.

Desmistificação

Recebeu uma proposta de leasing que vai ajudar muito no controle orçamentário? Espere!

Genericamente podemos salientar que empresas de leasing são empresas do ramo financeiro, que fazem um arrendamento de produtos solicitados pelo cliente e são regidas por normas específicas.

Já as empresas de locação, como a Agasus, são empresas especializadas do ramo do negócio em questão, que alugam produtos de sua linha de especialização e que prestam elas mesmas os serviços, garantindo uma melhor qualidade. Outro ponto importante de diferenciação é em relação à flexibilidade do prazo, que no caso da Agasus é facilmente negociado, tanto para acréscimos, quanto para devoluções. Enquanto no leasing, é exigido o cumprimento do prazo contratado, sem flexibilização.

Para concluir aproveitamos também para esclarecer algumas questões relacionadas à locação de equipamentos de TI.

Posse do equipamento

De fato, o equipamento é locado, mas a empresa o utiliza como se fosse seu e ainda pode manter um parque tecnológico sempre atualizado;

E como fica a segurança dos dados?

Hoje, a maioria das informações ficam na nuvem. Mas mesmo que não fique, o próprio cliente pode formatar as máquinas ou descartar os dados, como achar mais conveniente, antes de devolver o equipamento. De qualquer modo, a Agasus realizará a formatação completa dos equipamentos assim que retornam para empresa.

 

Com esse artigo, esperamos ter ajudado você a decidir.

A Agasus possui um portfólio completo de equipamentos de TI para locação.

Faça um orçamento!