Sendo uma das grandes tendências no modelo de trabalho, a mobilidade corporativa tem sido desenvolvida pelas grandes empresas para atender às demandas futuras. Esse modelo pode ser alcançado por meio da automação de processos de Tecnologia da Informação (TI).

Neste post, além de aprender o que é mobilidade corporativa e quais são suas principais vantagens, você também entenderá qual é a relação desse conceito com a automação de processos de TI. Boa leitura!

Mobilidade corporativa e suas vantagens

Com a popularização das novas tecnologias, os dispositivos móveis estão sendo cada vez mais usados. É comum sairmos na rua e quase todos estarem utilizando um smartphone ou até mesmo um tablet, não é mesmo?

É nesse cenário que a mobilidade corporativa atua, uma vez que ela trata do desenvolvimento e da implementação de soluções em tecnologia móvel e computação em nuvem, garantindo uma maior flexibilidade de atuação à empresa e a seus colaboradores.

Desse modo, o trabalho não precisa ser desenvolvido necessariamente em um ponto fixo — como a sede da empresa. Isso permite que o colaborador utilize todas as ferramentas essenciais ao seu ofício de qualquer lugar e a qualquer momento.

Vale salientar também que a mobilidade corporativa é um fator importante na construção da transformação digital, refletindo diretamente sobre os seus três pilares: experiência do cliente, processos operacionais e modelos de negócio.

Ao implementar esse conceito, uma empresa pode ser beneficiada de diversas formas. Adiante, confira algumas das principais vantagens desse modelo de trabalho:

Redução de custos

Se a adoção de sistemas em nuvem já pode reduzir drasticamente os valores investidos em hardware na empresa, seguir uma linha de mobilidade corporativa e permitir que seus colaboradores trabalhem por meio de seus dispositivos móveis minimiza os custos com manutenção.

O espaço físico necessário para manter as atividades da empresa também pode ser reduzido, diminuindo, consequentemente, os valores gastos no espaço — uma vez que não é preciso que os colaboradores estejam presentes o tempo todo.

Flexibilização do trabalho

A adoção da mobilidade corporativa e da tecnologia de dispositivos móveis permite que a empresa adote modelos mais flexíveis de trabalho, pois não é necessária a presença física do colaborador na companhia durante toda a jornada de trabalho.

Além de melhorar a qualidade de vida do colaborador, que evitará deslocamentos desnecessários e terá tempo para resolver questões pessoais, esse tipo de abordagem também gera impactos positivos na sua produtividade.

Otimização do tempo

Com a solução de todos os problemas na palma da mão, os colaboradores poderão agir muito mais rápido para dar resposta a qualquer situação, sem perder tempo com deslocamentos e otimizando sua rotina diária.

Em muitos casos, a equipe necessária para manter a operacionalização da empresa poderá ser reduzida, já que os mesmos resultados podem ser obtidos com menos pessoas na função.

Melhoria na comunicação

Ao utilizar dispositivos móveis e a comunicação por chat ou redes sociais, os colaboradores estarão fazendo uso de tecnologias familiares para eles, o que entrega uma experiência mais agradável e melhora a troca de informações.

Melhorar a comunicação interna é um fator essencial para uma maior produtividade dos colaboradores. Isso porque entender as demandas dos colegas de trabalho pode evitar erros no decorrer da realização de tarefas. 

Automação de processos

A TI é de suma importância para que a empresa ponha em prática uma estratégia de mobilidade corporativa. Outra vantagem é que automatizar boa parte dos processos de tecnologia da informação pode auxiliar na busca para atender às novas demandas do mercado.

É por meio da TI que se pode entregar soluções e ferramentas que propiciem a real mobilidade corporativa, trabalhando com o intuito de fazer uma transição entre o atual modelo fixo e o novo modelo móvel de trabalho.

Conheça alguns pontos que podem ser automatizados para o desenvolvimento da mobilidade corporativa:

Database

A tecnologia para automatização de banco de dados é capaz de potencializar o gerenciamento de erros e gerar estabilidade. Atualmente, é fundamental que todas as empresas trabalhem com dados confiáveis e o Database garante isso.

Com essa automação, os profissionais demandam um tempo menor para manutenção e correção de erros, otimizando o trabalho e permitindo que eles se dediquem a outras áreas.

Entre as principais vantagens existentes nessa automação, podemos citar o processamento mais eficiente e com demanda menor, maior qualidade de serviço e antecipação a problemas eventuais.

Servidores

Automatizar servidores tem como objetivo facilitar a gestão desses equipamentos por parte dos profissionais de tecnologia da informação, contando com soluções para dar mais consistência aos serviços e entregar uma maior velocidade.

Esse tipo de tecnologia pode ser aplicado como um suporte aos principais sistemas operacionais, servidores físicos e até mesmo os criados em conjunto com a computação em nuvem.

Nesse sentido, podemos destacar as seguintes vantagens: facilidade em acompanhar o crescimento das demandas da empresa; aumento da produtividade da equipe de TI e demais colaboradores; facilidade na criação de relatórios.

Atendimento

Existem várias rotinas de atendimento ao público interno dos profissionais de TI, realizadas de forma manual, com potencial para serem automatizadas. Entre elas, podemos citar:

  • redefinição de senhas;
  • solicitação de troca de equipamentos;
  • criação de novos usuários;
  • monitoramento do uso de sistemas;
  • geração de relatórios.

Sistemas de help desk são capazes de automatizar praticamente todas essas demandas, facilitando o trabalho da equipe de tecnologia e melhorando a rotina de trabalho.

Integração em nuvem

O ponto principal para a implantação de uma estratégia em mobilidade corporativa é a computação em nuvem.

As soluções em cloud permitem o acesso remoto por meio de dispositivos móveis. Assim, o colaborador pode acessar todos os sistemas necessários ao seu trabalho, de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, apenas com um dispositivo e um link com a internet.

A nuvem entrega uma série de vantagens e vários serviços ofertados podem ser automatizados para que a empresa alcance melhores resultados. Além disso, ela facilita o compartilhamento de informações por parte dos colaboradores.

A mobilidade corporativa é uma tendência hoje e seus benefícios são inegáveis, mas o modelo ainda precisa evoluir para encontrar sua melhor forma. Portanto, é sempre bom ficar por dentro das novidades que podem mudar o seu negócio, facilitando as atividades diárias dos colaboradores e aumentando sua produtividade.

Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário e compartilhe suas experiências conosco.