Notebook ou tablet

Os tablets tornaram-se bastante populares no meio corporativo graças à sua extrema portabilidade, interfaces fáceis de usar e a ampla gama de funções para as quais podem ser usados. De muitas maneiras, os melhores tablets podem quase substituir um notebook, principalmente quando se tem equipes em campo.

Mas o tablet pode ser considerada uma tendência tecnológica melhor para uma empresa em relação aos tradicionais notebooks?

Este artigo traz algumas comparações para que você possa analisar e identificar qual dos dois pode ser melhor para o seu negócio — notebook ou tablet —, além de dar dicas de como você pode gerenciar da melhor forma o uso desses dispositivos na sua empresa. Confira!

Notebook ou tablet

Por que usar dispositivos de alto desempenho no seu trabalho?

Computadores — e, mais recentemente, os dispositivos móveis — tornaram-se ferramentas de negócios essenciais. Eles são usados em todos os aspectos das operações de uma empresa, incluindo criação, marketing e administração de produtos. Dentro desse contexto, é fundamental que os gerentes de TI reservem um tempo para escolher os dispositivos, softwares e periféricos corretos para sua organização.

De fato, a maioria dos processos de negócios agora envolvem o uso de dispositivos tecnológicos, sejam eles móveis ou não. Aqui estão alguns deles:

  • comunicações: as empresas usam computadores, tablets ou smartphones para comunicações internas e externas via e-mail, sistemas de mensagens, conferência e processamento de texto;
  • pesquisa: pesquisar tendências do setor, patentes, marcas registradas, clientes em potencial e concorrentes por meio de mecanismos de pesquisa e bancos de dados proprietários é outra atividade que envolve o uso de dispositivos tecnológicos;
  • produção de mídia: os computadores são usados para produzir diferentes tipos de mídia, incluindo produções gráficas, de vídeo e de áudio;
  • rastreamento e armazenamento de dados: embora os arquivos em papel contendo documentos impressos ainda estejam em uso, as organizações também armazenam e gerenciam seus dados usando softwares e a nuvem;
  • desenvolvimento de produtos: equipes de desenvolvimento usam computadores para criar produtos e serviços.
  • recursos humanos: processos internos de RH e sistemas de folha de pagamento são gerenciados usando plataformas digitais e serviços online.

Portanto, quando falamos em computação de alto desempenho nos referimos a sistemas que, por meio de uma combinação de capacidade de processamento e armazenamento, podem resolver rapidamente problemas computacionais difíceis em diversas áreas científicas, de engenharia e de negócios. Ou seja, no contexto mercadológico de hoje, ter acesso a dispositivos de alto desempenho representa uma forma estratégica de ganhar competitividade. A seguir, veja como isso acontece.

Oferta e procura

A tecnologia móvel criou um mundo em que a informação está literalmente disponível na palma de nossas mãos. Isso, no entanto, também criou uma sociedade em que as informações atualizadas são a norma. O mesmo se aplica a um ambiente de negócios. Os clientes querem informações mais cedo ou mais tarde, e as empresas estão sentindo mais pressão para entregar.

É aqui que entram os dispositivos de alto desempenho. A principal vantagem está na maior velocidade de processamento que eles oferecem. Não importa se sua empresa está procurando processar dados, executar análises ou resolver equações de engenharia, esses supercomputadores estão ficando menores, mas infinitamente mais poderosos.

Para indústrias competitivas, ter acesso a informações mais rapidamente pode dar a sua empresa uma vantagem sobre a concorrência.

Economia

Com capacidades de processamento mais velozes, as empresas conseguem resultados mais rápidos e, por sua vez, economizam mais dinheiro. Para os empresários, isso pode fazer uma enorme diferença nas margens de lucro.

Frequentemente, dispositivos de alto desempenho são capazes de determinar pontos fracos ou lentos na infraestrutura de tecnologia da sua empresa e executar aplicativos de maneira mais eficiente. Quando você não está perdendo espaço e tempo preciosos, consequentemente, você está economizando.

Agilidade nos processos

Embora nós humanos consigamos realizar tarefas complexas, não é surpresa que os computadores tenham habilidades além de nosso alcance. Sistemas de computação de alto desempenho podem personalizar seus processos de negócios para que seus funcionários ganhem em produtividade.

Com a capacidade de processar números e analisar dados com mais rapidez, esses dispositivos fornecem à sua equipe números que podem ser usados para identificar lacunas e fornecer resultados. Esses supercomputadores também podem executar processos que identificam oportunidades para corrigir pontos fracos.

Se você tiver processos conflitantes em execução, com o auxílio do dispositivo adequado poderá identificar o problema e permitir que seu departamento de TI faça correções que melhorarão a velocidade e resolverão as configurações incorretas.

Uso dos dados como impulsionador

Há uma razão pela qual a computação de alto desempenho era usada pelas organizações militares, governamentais e de engenharia antes de chegar às empresas. O mundo e os negócios, especificamente, prosperam nos dados, e esses supercomputadores são capazes de analisá-los e produzi-los de forma rápida e consistente.

O que chamamos de data analytics pode ser executado facilmente com esses sistemas e em vários setores. As principais empresas de informática estão ficando mais revolucionárias em relação aos seus sistemas. Não mais apenas para uso especializado, os sistemas de computação de alto desempenho estão permitindo que os proprietários de empresas estejam na vanguarda da próxima revolução de dados.

Alugar ou comprar novo? Qual é a melhor alternativa para seu negócio?

Para CIOs ou gerentes de TI que precisam de certos equipamentos, como computadores ou outros dispositivos móveis, para operar, há muito a considerar. Além de simplesmente pesar os custos gerais de compra ou aluguel de um equipamento, é preciso também considerar a manutenção, deduções fiscais, flexibilidade e muito mais.

Quando você começa a restringir o tipo de equipamento que sua empresa precisa, é uma boa ideia considerar cuidadosamente os prós e contras da locação de smartphones, dispositivos móveis ou aluguel de computadores versus a compra. Em determinadas circunstâncias, o custo-benefício de uma opção pode superar o outro.

Vantagens da locação

A locação desses equipamentos traz algumas vantagens se comparada com a compra, como:

  • esse método é bom para equipamentos que precisam ser atualizados com frequência, já que você pode ter acesso à tecnologia atualizada com mais facilidade e rapidez. Se você precisar atualizar seu equipamento anualmente para permanecer competitivo, o aluguel de computadores permite que você não fique preso em equipamentos desatualizados ou tenha prejuízos relacionados à vida útil desses equipamentos;
  • há menos despesas iniciais com locação, porque você tem pagamentos fáceis e previsíveis;
  • você não tem que lidar com um grande montante para comprar o que precisa, facilitando o orçamento para o equipamento por um longo período de tempo;
  • a locação é flexível e oferece mais opções quando se trata do tipo de equipamento que você recebe. Você não fica tão restrito por altos custos iniciais ou outras hesitações para tentar algo novo que possa ajudar sua empresa;
  • trabalhando com o outsourcing, você não paga pela manutenção. Se algo quebrar ou tiver problemas devido ao desgaste normal, a empresa parceira é responsável por consertar o equipamento.

Tablet ou notebook? Como avaliar?

Em linhas gerais, se a sua empresa precisa de um dispositivo para apenas usar as mídias sociais, verificar e-mails, fazer algumas compras online e, ocasionalmente, montar uma planilha, então um tablet pode ser o caminho certo. Eles são fáceis de usar, tendem a ter uma duração razoável da bateria e podem ser transportados com facilidade, caso sua empresa tenha equipes em campo.

Se suas demandas forem maiores, envolvendo muita digitação, trabalhando com planilhas complexas, produção de áudio, edição de vídeo ou armazenando e editando muitos arquivos localmente, então um notebook pode ser uma solução mais satisfatória. Dito isso, há vários motivos para escolher cada um deles, conforme veremos abaixo.

Tarefas a serem executadas

A diferença mais óbvia entre um tablet e um notebook é a falta de um teclado. Os tablets dependem exclusivamente de uma interface touchscreen para todas as entradas. Isso é bom quando envolve principalmente apontar, arrastar ou tocar para navegar em torno de um programa.

Os problemas surgem quando você precisa inserir texto em um programa, como um e-mail ou documento. Como eles não têm teclado, os usuários precisam digitar em teclados virtuais que têm layouts e designs variados.

A maioria das pessoas não conseguem digitar com rapidez ou precisão em um teclado virtual. Dispositivos 2 em 1, que fornecem um teclado destacável para um tablet, podem melhorar a capacidade de digitar texto, mas eles ainda ficam aquém da experiência de um notebook devido ao seu tamanho menor e designs mais restritivos.

Os usuários com tablets comuns também podem adicionar um teclado Bluetooth externo para torná-lo mais parecido com um notebook, mas isso acrescenta custos e periféricos que devem ser levados com o tablet.

Desempenho

Como a maioria dos tablets é baseada em processadores de baixa potência, eles geralmente ficam atrás de um notebook quando se trata de tarefas de computação. Naturalmente, muito disso dependerá de como o dispositivo está sendo usado.

Para tarefas como e-mail, navegação na web, reprodução de vídeo ou áudio, ambas as plataformas normalmente funcionam tão bem quanto, já que nenhuma exige muito desempenho.

As coisas ficam mais complicadas quando você começa a fazer tarefas mais complexas. Na maior parte, multitarefa ou desempenho gráfico, normalmente é mais adequado para um notebook.

Tomemos por exemplo edição de vídeo. Alguém poderia supor que um notebook seria melhor, mas alguns tablets mais avançados podem dar conta do recado por conta de seu hardware especializado. Basta estar avisado que alguns tablets podem ser tão caros quanto um bom notebook.

Bateria

Os tablets são projetados para eficiência devido aos baixos requisitos de energia de seus componentes de hardware. Na verdade, a maioria do interior de um tablet é ocupada pela bateria. Em comparação, os notebooks usam hardware mais potente.

O componente da bateria de um notebook é uma porcentagem muito menor dos componentes internos do dispositivo. Assim, mesmo com a maior capacidade de bateria, eles não funcionam igual a um tablet. Muitos dos tablets agora podem executar até dez horas de uso da web antes de exigir uma carga.

O notebook médio funciona apenas por cerca de quatro a cinco horas, mas muitos modelos mais recentes estão se aproximando de oito, apenas chegando próximo ao nível dos tablets. Isso significa que os tablets podem alcançar o uso diário que poucos notebooks podem alcançar.

Sistema operacional

Os tablets mais antigos dependiam exclusivamente de sistemas operacionais móveis, semelhantes àqueles que usam smartphones. Porém, hoje você pode comprar tablets que funcionam basicamente com os mesmos sistemas operacionais de PC completos, como o Microsoft Windows 10.

Armazenamento

Para manter o tamanho e os custos baixos, os tablets tiveram que confiar na nova memória SSD como meio de armazenar programas e dados. Embora eles tenham o potencial de acesso mais rápido e baixo consumo de energia, eles têm uma grande desvantagem no número de arquivos que podem armazenar.

A maioria dos tablets vêm com configurações que permitem entre 16 e 128 gigabytes de armazenamento. Em comparação, a maioria dos notebooks ainda usam discos rígidos tradicionais que armazenam muito mais.

Um notebook de orçamento médio vem com um disco rígido de 500GB. Isso nem sempre será o caso, já que alguns foram movidos para SSDs e podem ter apenas 64 GB de espaço. Além disso, os notebooks têm itens como portas USB, facilitando a adição de armazenamento externo, enquanto alguns tablets podem permitir espaço extra por meio de slots para cartões microSD.

Periféricos

Os notebooks têm uma variedade maior de portas e conectores. Por outro lado, os tablets costumam ter conectores USB (Android e Chrome OS) ou Lightning (Apple) para carregamento e um conector de fone de ouvido de 3,5 mm.

Os notebooks podem oferecer múltiplas portas USB 3.0 e USB-C, com aberturas adicionais para HDMI, leitores de cartões SD, headphone de 3,5 mm, Ethernet e outros. Você também pode conectar discos rígidos externos, webcams, controladores midi, visores e muitos outros acessórios que serão difíceis — senão impossíveis — em um tablet.

Preço

Podemos dizer que existem realmente três níveis de tablets no mercado. A maioria deles — que são bons para tarefas simples — são modelos de orçamento que custam cerca de 4 vezes mais barato que um notebook médio. A camada intermediária tem preços mais elevados — cerca da metade do preço de um notebook médio — e faz a maioria das tarefas bem. Em outras palavras, cada um destes é muito mais acessível do que a maioria dos notebooks básicos.

Já os tablets mais robustos podem chegar a custar o mesmo preço de um notebook médio. Eles podem fornecer o desempenho, porém, pelo preço, eles tendem a começar a ficar para trás em relação ao que os notebooks podem alcançar.

Então, isso realmente depende do tipo de tablet ou notebook que você vai comparar. Na extremidade inferior, a vantagem é claramente para tablets, mas na extremidade superior, notebooks, porque podem ser mais competitivos quando se trata de custo-benefício.

Como o notebook touchscreen pode atender?

Os dispositivos 2 em 1 emprestam recursos de notebooks e tablets para oferecer o melhor dos dois mundos. Embora eles combinem essas capacidades em um único dispositivo, às vezes um tablet tradicional ainda é preferido como a melhor opção. Mas vamos conhecer as vantagens desse recurso.

Conveniência

Com um dispositivo 2 em 1 os usuários podem executar uma série de tarefas importantes com rapidez e facilidade, deslizando e tocando com facilidade e eficiência, a fim de manipular arquivos, interagir com aplicativos e inserir informações. Selecionar, arrastar, ampliar e redimensionar janelas ou imagens pode ser feito com facilidade e destreza usando controles básicos de toque.

Embora os notebooks com tela sensível ao toque exijam apenas um único dispositivo de entrada — a ponta do dedo —, eles funcionam tão bem com o teclado integrado e o trackpad quando é hora de fazer algum trabalho pesado com documentos ou processamento de dados.

Usabilidade

Quando se trata de acessar informações sobre um dispositivo móvel, o touch pode oferecer a rota mais rápida entre dois pontos, e as vantagens da touchscreen são universalmente reconhecidas pela força de trabalho móvel.

Os telefones e tablets — que podem ser considerados as principais ferramentas do trabalhador móvel — são quase universalmente voltados para a funcionalidade da tela sensível ao toque. Para aqueles que buscam a versatilidade de um dispositivo conversível, parece uma extensão intuitiva dar um toque nesse novo ambiente flexível.

Quando comparado com os tradicionais notebooks com tela sensível ao toque, o fator de forma conversível permite que os usuários façam uso do toque de maneira mais intuitiva, como configurar o dispositivo no modo “barramento” enquanto navega pelas informações do produto com um cliente.

Versatilidade

As entradas da tela sensível ao toque podem aumentar a produtividade e simplificar uma série de controles em um dispositivo híbrido. Mas em um notebook conversível, os usuários corporativos também têm a versatilidade de mudar para os casos de uso de notebook mais tradicionais, como a conexão a periféricos e monitores externos.

Pronto para o futuro

Nem todos os sistemas operacionais usados atualmente são otimizados para proporcionar uma experiência amigável ao toque.

Porém, a próxima geração de aplicativos comerciais seguirá o exemplo de dispositivos com plataforma adaptável, com ênfase na tela sensível ao toque como o mecanismo de entrada móvel preferido. A escolha de um dispositivo conversível com tela sensível ao toque posiciona hoje a força de trabalho móvel para fazer o melhor uso das ferramentas emergentes de produtividade do futuro.

Para muitos usuários corporativos, o toque será a escolha natural em um dispositivo conversível. Seja usado como um notebook para produtividade pessoal, seja compartilhado no modo tablet para fácil colaboração e demonstração, esses dispositivos conversíveis servem como uma plataforma natural para aqueles que buscam aproveitar os muitos benefícios de uma abordagem de tela sensível ao toque para mobilidade.

Onde encontrar um bom tablet ou notebook para aluguel?

O outsourcing de TI já despontou como fator estratégico para tirar a imprevisibilidade dos orçamentos de tecnologia das empresas. Os programas de hardware como serviço (HaaS) são uma maneira simples de acompanhar seus gastos com TI e reduzir a necessidade de atualizações regulares de equipamentos e sistemas operacionais.

Com uma taxa mensal fixa você garante que nunca será atingido com contas caras de TI, sabendo que seu equipamento, serviço de garantia, serviços de informática e manutenção estão completamente cobertos. O modelo de tarifas fixas da HaaS não apenas ajuda a rastrear as despesas, mas também elimina os grandes gastos de capital e os altos impostos associados, porque todos os serviços se qualificam como custos operacionais.

Nesse sentido, a locação de dispositivos móveis pode ser uma estratégia segura para ter acesso a recursos de tecnologia de alto desempenho — sejam tablets ou notebooks —, com um custo-benefício satisfatório. A Agasus oferece planos de curto ou longo prazo, que podem encaixar perfeitamente na realidade da sua empresa. Confira algumas vantagens de ter uma parceria com a empresa.

Escalabilidade

Manter o crescimento contínuo é um objetivo comum para todas as empresas. À medida que sua empresa cresce, a Agasus acompanha esse desenvolvimento de perto para garantir que as soluções de HaaS nunca ficarão desatualizadas.

Resposta mais rápida

Por meio da parceria, a Agasus garante que o tempo de resposta esteja dentro do prazo definido em seu plano. Quando um problema é detectado, é possível determinar se ele pode ser resolvido remotamente ou se é necessária uma visita no local. De qualquer forma, a empresa responde em conformidade com a promessa de manter o seu negócio em funcionamento.

Melhor suporte

O suporte é outro benefício indispensável quando se trata da utilização de dispositivos via terceirização de serviços. A Agasus oferece suporte completo e manutenção ilimitada, com especialistas atendendo remotamente para diagnosticar e resolver os mais diversos problemas. O suporte no local, a qualquer hora, também está disponível sempre que você precisar.

Segurança

A Agasus monitora e remove spyware e vírus antes que eles causem danos. A empresa está capacitada em auditar patches, portas, senhas e firewalls, fazendo o gerenciamento de todos os dispositivos, rastreando as garantias e contratos de serviço, e fornecendo atualizações de segurança e instalações de software.

Em resumo, se levarmos em conta o atual cenário tecnológico, os notebooks ainda oferecem um maior nível de flexibilidade quando se trata de computação móvel. Eles podem não ter o mesmo nível de portabilidade, tempos de execução ou facilidade de uso de um tablet, mas ainda há vários problemas que os tablets precisam resolver antes de se tornarem os principais meios de computação móvel.

Com o tempo, muitos desses problemas provavelmente serão resolvidos. Por outro lado, se a sua empresa já trabalha com computadores desktop, por exemplo, os tablets podem ser uma opção, principalmente se o objetivo for dar mais recursos para os profissionais que trabalham remotamente — com vendas externas ou acompanhamento de obras in loco, por exemplo. De toda a forma, a escolha entre tablet ou notebook deve ser bem pensada e seguir as estratégias de negócios da empresa.

Notebook ou tablet, seja qual for a sua escolha, a Agasus tem a solução ideal para a sua empresa. Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores.