A Inteligência Artificial (IA) tem se destacado cada vez mais no ambiente corporativo. Ela está presente nos mais diversos mercados do mundo, em estratégias de segurança da informação de grandes corporações e em sugestões de produtos da Amazon ou de filmes da Netflix.

No dia a dia das organizações, a IA tem seu lugar garantido, pois agrega grandes benefícios para os processos de TI de empresas de todos os portes e ramos de atividade.

Quer saber quais são os benefícios da Inteligência Artificial para a sua empresa e como essa tendência pode ajudar você a alavancar os seus negócios? Acompanhe o post!

Utilização da Inteligência Artificial nos processos de TI

A IA é composta por tecnologias que garantem melhorias e inovações nos processos de negócio das organizações. Essas técnicas proporcionam crescimento consistente e contínuo para as empresas.

Junto a essas novas tecnologias, surgem metodologias que podem facilitar a implementação e utilização da Inteligência Artificial dentro das corporações.

São muitas as aplicações da IA na otimização da TI de uma empresa e, logo abaixo, vamos conhecer algumas delas.

Programação de computadores e máquinas

Uma subárea da IA chamada de aprendizagem de máquina (machine learning), tem substituído a programação tradicional, pois ela consegue desenvolver programas baseados em dados e comportamentos e não se prende as regras de codificação que foram especificadas e delimitadas.

Nessa vertente, os computadores melhoram sua capacidade de processamento conforme são submetidos a novos dados e ainda têm o poder de compartilhar sua capacidade com outros computadores e máquinas.

Análise preditiva e auxílio na tomada de decisão

Com essa técnica, é possível que grandes volumes de dados sejam usados para treinar sistemas para a realização de análise preditiva ao aplicar computação cognitiva e padrões comportamentais.

Com a implementação dessa tecnologia é possível, em tempo real, obter previsões confiáveis sobre os negócios que ajudam o gestor na tomada de decisões. Essas previsões permitem que o gestor tome medidas com alta taxa de assertividade e que ele se antecipe sobre os acontecimentos para evitar perdas financeiras e gerar rentabilidade para o negócio.

Prevenção de ataques cibernéticos

As empresas vêm investindo muito em estratégias de segurança da informação com o uso de algoritmos poderosos como deep learning. Esse programa utiliza algoritmos baseados em redes neurais para a solução de problemas complexos.

Eles podem, inclusive, prever quando acontecerá um ataque cibernético aos sistemas da organização, de modo a se antecipar para bloquear o ataque, evitar danos operacionais e impedir o vazamento ou perda de dados.

Os impactos da IA para os negócios

Atualmente, as empresas empregam várias técnicas de IA, como aprendizagem de máquina, visão computacional, computação cognitiva e processamento de linguagem natural. A utilização de todas essas técnicas visa automatizar os processos das empresas e obter vantagem competitiva.

Pelos motivos já citados, o crescimento e o desenvolvimento da IA no mundo contemporâneo tem influenciado diretamente os avanços dos negócios das empresas.

O principal impacto negativo ao se falar de Inteligência Artificial é a questão de máquinas que substituem pessoas. O que acontece, nesse caso, é que o ganho com a automatização de processos tende a diminuir a necessidade de contratação de mão de obra.

Porém, não é preciso ter medo, pois as pessoas sempre serão necessárias nas tarefas de acompanhamento e supervisão das operações, sendo treinadas para construírem suas competências de modo a realizar o trabalho de forma mais eficiente.

Como impacto positivo da IA, nada mais bem-vindo para os negócios do que a alta capacidade de processamento com a utilização de diversas fontes de dados, capacidade essa impossível para os humanos.

A eficácia em processar, analisar e prever comportamentos de acordo com dados e situações externas, dá ao gestor respostas mais acertadas sobre: investimentos, diagnósticos, previsões em curto, médio e longo prazos. Essas informações auxiliam o gestor na tomada de decisão, otimizam os resultados e aumentam consideravelmente a competitividade da organização.

A criatividade por trás da Inteligência Artificial apoia as empresas a terem resultados mais positivos para os seus negócios.

Benefícios da IA para os negócios

Com a implantação de tecnologias que fazem o uso de IA, as empresas vêm aprimorado os seus processos em diversas áreas, principalmente na área de TI.

Os investimentos nessas técnicas têm se mostrado vantajoso para os empreendimentos, pois muitos são os benefícios que se obtêm ao aumentar o ROI da organização.

As vantagens vão desde o aumento da produtividade e até a automação de processos e de atividades.

Tantos benefícios são possíveis por conta da rapidez e facilidade com que as informações são processadas, e os resultados são obtidos por meio do uso da Inteligência Artificial.

De modo geral, os principais benefícios da IA para os negócios são:

  • agilidade e assertividade no desenvolvimento das atividades;

  • economia de tempo e dinheiro;

  • redução de custos operacionais;

  • otimização e automação de processos;

  • automatização de tarefas;

  • otimização de recursos e espaços;

  • previsão de falhas em equipamentos;

  • previsão de demandas;

  • aumento da produtividade com menor investimento;

  • qualificação e aumento das competências dos colaboradores;

  • suporte à tomada de decisões operacionais, gerenciais e estratégicas;

  • aumento da receita, o que identifica oportunidades de novos negócios e maximiza as vendas.

O futuro da Inteligência Artificial e dos negócios

Com as vantagens que a Inteligência Artificial oferece para as organizações, é importante que o gestor já comece a pensar em definir um orçamento ou montar um plano de investimentos eficiente para acompanhar a evolução dessas tecnologias.

Seja com a aquisição ou contratação desse tipo de tecnologia, as organizações devem estar preparadas, pois IA chegou para ficar.

Não é preciso temer o crescimento da IA, visto que os seres humanos são quem definem os algoritmos e criam melhorias contínuas para os modelos e processos de IA. Também somos nós que utilizamos os resultados em benefício dos negócios e da própria humanidade.

Investir em IA significa se destacar no mercado e estar sempre um passo a frente da concorrência.

Viu como a Inteligência Artificial pode beneficiar as empresas em diversos aspectos? Enriqueça a sua leitura descobrindo os quatro grandes motivos para atualização de hardware e software nas empresas!