Os caça-fantasmas da Agasus detectam cinco fantasmas da TI que podem assombrar as escolas

 

*artigo por Marcelo Cabral

Hoje é Halloween, dia de doces e travessuras, e as crianças adoram, mas nas escolas a atenção precisa ser redobrada, afinal alguns fantasmas rondam os computadores e os gestores precisam ficar atentos.

 

Os caça-fantasmas da Agasus tem dicas valiosas sobre os perigos que podem aterrorizar a rede das escolas.

 

5 fantasmas da TI

 

  • Vírus de computador; você já sabe que os vírus de computador são programas ou códigos quebrados, criados para executar determinadas ações em outros computadores e na maioria das vezes, sem que o usuário tenha conhecimento; dependendo do tipo de vírus, um malware, por exemplo, podem apenas exibir anúncios ou mensagens irritantes, deletar ou danificar arquivos, sempre com o objetivo de destruir o sistema operacional ou algum software que esteja instalado. Cuidado, se a sua máquina for invadida, ela pode ser controlada por terceiros, os tais hackers;

Os fantasmas de Halloween serão inofensivos para as empresas perto de um vírus. Quando infecta algum computador, o vírus pode se alastrar para os demais através da rede. Caso não sejam tomadas as medidas adequadas, o vírus pode se alastrar por todas as máquinas da escola, causando a perda de informações importantes.

Para combater o vírus de computador e prevenir a rede da sua escola, evite a execução de programas de fontes desconhecidas e em hipótese alguma abra anexos de e-mails, caso você não tenha solicitado. Vale a pena investir em um bom programa antivírus.

  • O sistema demora para inicializar;

Fique atendo, pode haver um problema aí. Quando todos os programas são carregados na memória, o sistema está completamente pronto para utilização, se você observar alguma lentidão, não precisa se assustar. A causa da lentidão na inicialização do sistema refere-se principalmente há execução de vários softwares simultaneamente.  A principal consequência disso é a perda de produtividade. Alguns softwares verificam e listam os softwares abertos ou pendentes. Fiquem atentos!

  • Rede com gargalos

Hardwares incompatíveis ou equipamentos obsoletos interferem no bom desempenho da rede. Além disso, caso o gargalo esteja em um equipamento central da infraestrutura, como um servidor, o problema acabará afetando a toda empresa, tornando toda a rede inutilizável.

Locação de notebooks, computadores e smartphones - Os caça-fantasmas da Agasus detectam cinco fantasmas da TI que podem assombrar as escolasPowered by Rock Convert

Um parceiro de confiança pode ajudar a sua escola a evitar gargalos na rede ainda na fase de projeto. Os equipamentos precisam ser escolhidos com cuidado e adequados ao negócio. Na fase de implementação da rede, é importante atenção redobrada para que tudo saia como o planejado, inclusive o monitoramento da rede é fundamental para a vida útil da TI. Mantenha todos os drivers sempre atualizados e troque os equipamentos obsoletos quando necessário. Não deixe para verificar isso no próximo Halloween ou a sua área de TI pode se tornar o cenário de um filme de terror.

 

  • Software Pirata

As práticas adequadas de mercado não permitem o uso de software pirata em ambientes de TI, pois os riscos para o computador ou rede estão associados ao fato que, na maioria dos softwares piratas, quando se faz necessário realizar a ativação do software, utiliza-se um programa adicional ou script que pode modificar um arquivo do sistema trazendo consequências e riscos para o negócio. Todos ficarão muito assustados. Cuidado!

 

  • Usuários: falta de conhecimento dos usuários

Problema recorrente em qualquer negócio, em escolas não seria diferente, a falta de conhecimento dos usuários pode causar vários danos aos equipamentos.

  • Nunca puxe o computador direto da tomada, isso pode causar perda de dados e até mesmo corromper os arquivos;
  • Não clique em todos os links e nem abra arquivos recebidos, se você desconhece a fonte. É uma atitude que coloca em risco o computador e toda a rede do negócio;

Exemplificamos aqui apenas dois hábitos comuns e que podem colocar a rede em risco, o importante é treinar a equipe, interna ou externa e contar com um parceiro de confiança para adotar as melhores práticas de segurança.

A Agasus é especialista em locação eficiente de TI para instituições escolares, do software de gestão, infraestrutura de TI, até o mobiliário. Conta com uma equipe que entende de TI e que trabalha para proteger as instituições de ensino. Você precisa conhecer e eliminar de vez os fantasmas da TI que assombram o seu negócio.

Perfil do Autor: Marcelo Cabral, Gerente de produto e inovação da Agasus.

Sobre a Agasus

A Agasus é especializada em locação equipamentos e dispositivos de TI (Outsourcing de infraestrutura de TI) no mercado nacional desde o ano 2000. A empresa com sede em São Paulo, conta com diversos parceiros espalhados pelo território nacional.

A Agasus disponibiliza soluções para locação de curto à longo prazo, além de ofertas de dispositivos móveis, que somam mais de 6 mil Smartphones e tablets locados. No portfólio de negócios, a Agasus soma mais de 25 mil locações de desktops e servidores e quase 30 mil notebooks alugados.

Entre os parceiros, destaque para as empresas Lenovo, Samsung, Motorola e Dell.

A empresa conta também com soluções customizadas para atender o mercado educacional com locação de equipamentos como, servidores, notebooks, Chromebooks, smartphones, carrinhos de recarga e lousas digitais. Oferece também consultoria para projetos de arquitetura e ambientes colaborativos e/ou learning spaces, além de disponibilizar para seus clientes, serviços de suporte e manutenção, equipamentos para reposição imediatamente quando necessário e sem custos adicionais.

Projetos educacionais que envolvam as soluções Google for Education, Microsoft ou Apple, incrementam o portfólio de serviços da Agasus, onde é prestada consultoria personalizada para instituições de ensino, em qualquer nível de maturidade digital, que desejam avançar com a Educação 4.0 em todo o Brasil.