Um serviço de TI competente é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, a tecnologia permite agilizar processos, melhorar a qualidade dos produtos e, ainda por cima, reduzir as despesas.

Por muito tempo, apenas as companhias capazes de manter uma equipe de TI sob os seus domínios puderam tirar proveito dessas vantagens. Hoje, porém, as coisas são bem diferentes: com o chamado outsourcing de TI, pequenas e médias empresas também podem ter acesso a diversos serviços do tipo.

Aliás, mesmo grandes companhias têm adotado a terceirização dos serviços de TI para aumentar sua competitividade e focar os seus esforços no core business. Sendo assim, todo gerente ou gestor de TI deve ter ciência das possibilidades dessa opção.

Então, que tal conhecer os motivos que podem tornar o outsourcing de TI uma opção viável para a sua empresa? Se você tem interesse em saber mais sobre esse assunto, continue com a gente e siga a leitura!

O que é outsourcing de TI?

Outsourcing é a expressão em inglês para terceirização. Logo, o outsourcing de TI é o uso de prestadores de serviços externos para entregar um trabalho efetivo de TI.

Ainda que o setor de TI seja um componente ativo nas estratégias da empresa, a locação de equipamentos e serviços de TI (ou ao menos parte deles) se tornou uma opção atrativa nos últimos tempos.

Afinal, ao contrário da regra que existia no passado, quando apenas os serviços completamente alheios ao negócio da empresa — como, por exemplo, limpeza e manutenção de máquinas — eram entregues a terceiros, agora todo trabalho que não seja parte do core business da companhia pode ser terceirizado.

Vale a pena terceirizar os serviços de TI?

Se, no passado, a terceirização da infraestrutura de TI era algo improvável, atualmente essa é uma realidade cada vez mais comum. A cloud computing, por exemplo, beneficiou muitas empresas de pequeno e médio porte, dando-as grande poder computacional a um custo baixo.

Com o outsourcing de TI, agora não só a gestão da infraestrutura como também a contratação de profissionais especializados fica por conta dos fornecedores. E tudo isso com a garantia de disponibilidade e resolução de problemas 24 horas por dia, sete dias por semana.

Nesse sentido, quando a empresa consegue se ater apenas ao seu negócio principal, é quase certo que haja um ganho considerável em inovação. Isso se traduz em mais qualidade, clientes mais satisfeitos e lucros cada vez maiores.

Quais são as vantagens do outsourcing de TI?

Para avaliar o que a terceirização dos serviços de TI pode fazer por você, listamos a seguir os cinco maiores benefícios dessa prática. Confira:

1. Redução de custos internos

Ter uma equipe interna de TI não é para todos: na maioria das vezes, é preciso contratar especialistas de diferentes áreas e dispender grandes recursos com equipamentos, manutenção da infraestrutura, encargos trabalhistas e muito mais.

Mas, com o outsourcing de TI, todas essas atribuições ficam por conta do fornecedor. Além de reduzir os custos operacionais da empresa, isso permite a alocação de mais recursos no aperfeiçoamento do seu core business.

2. Profissionais qualificados

Por não terem verba suficiente para montar grandes equipes de TI, era muito comum empresas menores contratarem profissionais iniciantes ou de pouca capacidade. E o resultado disso, evidentemente, era um inevitável atraso na área de tecnologia.

Isso não ocorre quando se contrata uma terceirizada de ponta. Aqui você tem a certeza de que a sua empresa contará com uma equipe de experts para lidar com os problemas e tarefas do dia a dia, bem como terá acesso à tecnologia mais avançada do mercado.

3. Atendimento específico para as suas necessidades

Além de ter alguém para atendê-lo diretamente, toda a equipe da empresa terceirizada estará disponível para atender às suas necessidades. Isso significa que, com mais profissionais e recursos do que a sua empresa teria com uma equipe interna, você conseguirá ter suas demandas de TI atendidas muito mais rapidamente.

4. Escopo de trabalho bem definido

Ao definir no contrato as atividades que ficarão no escopo de trabalho da terceirizada, você ganha tranquilidade — afinal, se o escopo não for devidamente cumprido, a sua empresa terá amplo amparo legal.

Assim, você se livra dos conflitos de atribuição, tão comuns entre os funcionários diretos, que ora abraçam mais responsabilidades do que deveriam, ora se esquivam de suas obrigações.

5. Garantia de atendimento

O outsourcing de TI é todo comprometido com os indicadores de desempenho (KPIs) da empresa, o que garante que suas soluções serão rápidas, eficientes e adequadas às necessidades da companhia.

Para que o fluxo de trabalho da sua empresa não seja obstruído, a terceirizada tem a obrigação de resolver todos os problemas em tempo hábil e oferecer um ambiente de TI confiável, atualizado e funcional 24 horas por dia, sete dias por semana.

As vantagens de optar por um bom serviço de outsourcing de TI são facilmente percebidas pelos gestores e diretores. E, além de dar mais força ao negócio, essa prática ainda ajuda a empresa a atingir os seus objetivos com sucesso.

O que levar em consideração antes de terceirizar a TI?

Antes de optar pelo outsourcing de TI, é fundamental fazer um estudo da situação tecnológica da empresa e confrontá-lo com as necessidades do negócio. Quais são os sistemas e práticas adotados pela companhia? O que precisa ser ajustado? Quais processos causam maior gargalo na operação?

Feito isso, será possível definir o cenário ideal e escolher o seu fornecedor de serviços e de TI por meio de pesquisas e referências. Afinal, é preciso ter visão estratégica e um plano muito bem montado para que as relações de trabalho da parceria sejam bem-sucedidas.

Também é importante comunicar claramente, por exemplo, quais são as metas e os objetivos do seu negócio. Assim, cada contrato ou plano deverá incluir todas as expectativas do relacionamento — principalmente no que diz respeito à confidencialidade e aos valores.

Por fim, certifique-se de manter um canal de comunicação aberto com todos os profissionais, demonstrando o seu apoio e facilitando o envolvimento dos tomadores de decisão.

Então, entendeu como o outsourcing de TI pode ser uma ótima alternativa para a sua empresa? Agora, se você gostou do conceito de diminuir as suas demandas operacionais e ser mais estratégico, espalhe essa ideia: compartilhe este artigo nas suas redes sociais!