O mundo dos negócios segue em uma acirrada competição, o que exige sempre das empresas posturas arrojadas e investimentos certeiros. Encontrar o caminho certo para conduzir os negócios é uma parte importante de fazer com que as operações funcionem. Uma maneira de encontrar soluções adequadas ou cumprir prazos é fazer com que o trabalho seja terceirizado para outra empresa.

A terceirização de TI tem sido uma prática adotada por empresas de todos os portes e, embora seja uma estratégia de negócios que já existe há muito tempo, ganhou impulso nos últimos anos, principalmente devido ao atual cenário econômico mundial.

A chave para isso é terceirizar de uma maneira que essa estratégia esteja alinhada com as metas gerais da empresa. Quer saber se a terceirização de tecnologia é uma boa estratégia para o seu negócio? Acompanhe este artigo!

A terceirização de TI como diferencial competitivo

Em primeiro lugar — e acima de tudo —, a principal razão pela qual as empresas optam por terceirizar suas necessidades de tecnologia da informação é que elas experimentem menos dores de cabeça.

Um setor de TI é composto por um ambiente complexo de hardware, software e redes de computadores que permitem executar importantes funções de negócios e fluxos de trabalho, como processos contábeis e financeiros, performances de venda, gerenciamento de relacionamento com clientes, e-mail e documentos diversos. O sucesso da empresa depende de poder usar essas funções de maneira confiável e eficiente.

Além disso, quando uma empresa pensa em melhorar sua posição competitiva no mercado, a primeira estratégia é fazer uma transformação interna para inovar a sua postura — dominar uma nova tecnologia, desenvolver um processo inovador ou mesmo adaptar um novo modelo de negócios.

É nesse ponto que o outsourcing de TI pode mudar o cenário competitivo, reposicionar empresas ou renovar a forma como elas fazem negócios.

De fato, essa estratégia pode ser a solução ideal caso a sua empresa:

  • queira controlar melhor os custos operacionais;
  • necessite de tecnologia de ponta, mas não tem o conhecimento necessário para implantá-la;
  • precise melhorar o foco no futuro dos negócios;
  • pretenda obter controle sobre atividades difíceis de gerenciar;
  • deseje liberar recursos internos para outros fins.

Mas vamos falar um pouco mais sobre como esses benefícios podem ser conquistados?

Os benefícios para a sua empresa

Podemos citar uma série de maneiras pelas quais a terceirização melhora a vantagem competitiva e, consequentemente, por que mais empresas estão aproveitando a proposta. Vamos falar sobre algumas delas.

Uma variedade de serviços à disposição

Quando você terceiriza a TI ou partes específicas dela, sua empresa tem a chance de obter mais serviços ou soluções do que ela tem agora. Você pode, por exemplo, modernizar e otimizar a gestão de celulares corporativos.

É possível incluir outros serviços como soluções de TI gerenciadas, soluções para web, armazenamento em nuvem, aluguel de servidores e gerenciamento de processos.

Aumento da eficiência interna

A terceirização de projetos de TI permite que você economize tempo e concentre seus principais recursos nas principais atividades e tarefas de negócios. Empresas bem-sucedidas se concentram em suas principais competências e deixam o restante para especialistas com conhecimento.

Além disso, desafogar o trabalho de TI resultará no aumento de moral de sua equipe, aumentando sua eficiência no trabalho.

Um novo olhar para problemas recorrentes

Um novo olhar para problemas antigos é sempre apreciado. Como seu parceiro de terceirização de TI terá experiência com diferentes tecnologias, empresas e setores, ele será capaz de fornecer conselhos sobre o uso de tecnologias em seu negócio, caso você precise.

Além disso, cooperar com um parceiro de terceirização é mais do que contratar um único especialista. Você se beneficia do conhecimento acumulado em toda a empresa. Inovações, métodos testados e comprovados, experiência do fornecedor — tudo isso ajudará a resolver problemas com os quais você está lutando há muito tempo.

Melhoria da segurança

A segurança de TI é um processo contínuo, não um evento único. Requer auditorias, análises, avaliações e manutenção de padrões implementados para reduzir o risco de perda de dados.

Um parceiro de terceirização confiável não somente concederá planejamento e mitigação adequados de áreas de risco em potencial, mas também fornecerá consultoria estratégica, visando sua independência. Isso permite que você se beneficie da mudança de certas responsabilidades em relação à segurança dos seus projetos.

Flexibilidade quanto aos recursos

No mundo em constante mudança tecnológica, a terceirização concede rapidez e flexibilidade ao seu negócio. Você pode facilmente trazer novos recursos quando precisar e liberá-los quando terminar. E, se necessário, é possível mudar facilmente o foco do seu projeto.

O mesmo se aplica a trocar para outras tecnologias na sua empresa — seu parceiro certamente se adaptará às suas demandas e estará disposto a experimentar.

Aumento da competitividade e da lucratividade

O objetivo da terceirização de TI é melhorar seu serviço, aumentar a produtividade da equipe e agregar qualidade ao que você faz. É uma das receitas para aumentar a fidelidade dos clientes.

A terceirização permite que você supere os concorrentes e gere lucro, convertendo rapidamente suas ideias em realidade e entregando uma proposta de valor agregado.

Custo-benefício otimizado

Por último, mas não menos importante, há uma considerável melhoria na relação custo-benefício. Quando você terceiriza, a sua empresa tem controle sobre os custos de cada projeto. Ele permite que você faça orçamentos de maneira eficiente e reduza custos operacionais e de TI, como os relacionados a espaço de escritório, recrutamento, infraestrutura e muitos outros.

A terceirização permite que você ao mesmo tempo economize tempo e traga uma bagagem de experiência para iniciar novos projetos imediatamente. Quem não gostaria de fazer o seu trabalho com melhor custo-benefício e mais qualidade?

Compreender as vantagens da terceirização de TI é essencial antes de tomar decisões conscientes relacionadas à subcontratação dos seus projetos de tecnologia. Tendo em mente o exposto, pode ser uma ótima oportunidade para expandir seus negócios em diversas áreas. Empregar conhecimento especializado e recursos externos permite aumentar a eficiência da equipe interna e, como consequência, melhorar a satisfação do cliente final.

Considerou todas essas possibilidades de melhorias nos processos e nas operações da sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como podemos nos tornar parceiros do seu negócio!