O papel da tecnologia nos processos e rotinas das empresas tem um peso inegável. Nos tempos atuais, praticamente todas as instituições trabalham com tarefas informatizadas, sistemas para gestão de dados corporativos, entre outros recursos. Computadores, notebooks e até mesmo dispositivos móveis não são mais estranhos no dia a dia dos colaboradores, independentemente do setor em que atuam.

De fato, automação, mobilidade e inovação fazem parte do contexto do mercado, então, instituições precisam se manter alinhadas com as novidades e tendências tecnológicas para garantir a competitividade de seus negócios.

Nesse tom, dispor de um parque de máquinas com equipamentos atualizados e em alta performance deixou de ser um diferencial, mas sim um fator básico para o sucesso e a produtividade.

No artigo de hoje, você, gestor de TI, vai entender por que ter um parque de máquinas para sua empresa é crucial para o crescimento do negócio e o alcance de uma posição de relevância em um mercado tão acirrado. Continue a leitura e conheça alguns motivos para fazer esse investimento:

Melhora a produtividade da equipe

Uma infraestrutura defasada, constantemente indisponível e com erros é capaz de aborrecer qualquer pessoa e deixá-la desmotivada. A credibilidade da empresa diante de seus funcionários também fica comprometida.

Assim, um parque de máquinas com equipamentos lentos e defeituosos faz com que as equipes percam mais tempo tentando realizar tarefas que podiam ser resolvidas em segundos com sistemas e aparelhos mais rápidos e modernos.

Além disso, situações como perdas de arquivos e falhas nos programas contribuem para o aumento do retrabalho e divergências que atrapalham o fechamento dos contratos e causam prejuízos silenciosos aos negócios.

Favorece a redução de custos

Equipamentos ultrapassados sempre exigem manutenções mais frequentes, o que causa impacto nos custos. Logo, um parque de máquinas atualizado e de qualidade dificilmente sofrerá com quedas nos sistemas, aparelhos ociosos, funcionários improdutivos, ajustes recorrentes, ou seja, vários aspectos que resultam no aumento dos gastos e danos para o negócio.

Afinal, quanto mais analógica uma instituição permanece, mais cara, lenta e menos eficiente ela fica. Portanto, não faz sentido aplicar o dinheiro da instituição em reparos sem fim que não vão valer a pena no médio e longo prazo. Uma aposta mais acertada e inteligente é na renovação do hardware.

Nesse contexto, é relevante sublinhar que investir em equipamentos de ponta não está necessariamente ligado à ideia da compra de bens. A locação de hardware é uma estratégia inteligente que possibilita a modernização do parque de máquinas, sem que a empresa precise dispor de uma alta soma para aquisição de aparelhos.

Reforça a segurança dos dados

Quanto mais antiga for a configuração da infraestrutura de uma empresa, mais vulnerável ela estará diante de ciberataques. Desse modo, a modernização do parque de máquinas se torna um assunto crítico, uma vez que se restringir a equipamentos defasados pode deixar as empresas com portas abertas para malwares.

Não investir na modernização de TI, com processos automatizados, integrados e dinâmicos, é colocar as informações corporativas crucias em risco. Assim, esse erro de gestão pode sair muito caro e causar danos severos à integridade da empresa.

Garante a adequação às novas tecnologias disponíveis

Máquinas mais novas apresentam sistemas e recursos de última geração, imprescindíveis para que o trabalho da equipe tenha qualidade e gere resultados que excedam as expectativas.

Para desfrutar ao máximo toda a facilidade e conveniência que a tecnologia é capaz de fornecer para o dia a dia, ter aparelhos modernos no ambiente corporativo assegura que as tarefas serão realizadas com mais precisão, confiabilidade e controle.

Por certo, é sabido que a tecnologia avança com uma velocidade impressionante e equipamentos adquiridos são logo considerados defasados. Para driblar essa situação sem ter que lidar com a compra de uma nova aparelhagem de tempos em tempos, a locação de hardware é a alternativa ideal.

Nesse modelo, a renovação e atualização do parque de máquinas ficam a cargo da empresa contratada. Desse jeito, seu negócio sempre terá acesso às novas tecnologias disponíveis sem ter que gastar mais com isso.

Permite a adoção de equipamentos compatíveis com o perfil de cada usuário

Ter um parque de máquinas diversificado garante que os equipamentos disponíveis vão suprir as diferentes demandas que uma empresa possui. Afinal, se o objetivo é ter uma equipe mais produtiva e eficiente, nada mais inteligente do que incorporar no ambiente corporativo aparelhos que atendem a perfis diversos.

Alguns profissionais mais dinâmicos — como os do setor comercial, por exemplo — estão em constante movimento, fazendo visitas aos clientes, portanto, precisam de um notebook leve que seja ideal para sua rotina de trabalho.

Já os que trabalham com a gestão de informações corporativas e necessitam coordenar diversas planilhas ou arquivos pesados — e, por conta da natureza de sua função, raramente se ausentam do escritório — demandam uma máquina mais robusta e com boa capacidade, como um desktop ou workstation.

Esse conhecimento detalhado sobre o perfil das pessoas de um time e suas necessidades auxilia gestores a planejar de modo perspicaz a contratação e distribuição do parque de máquinas, de forma que a empresa se torna de fato produtiva e agrega mais valor para seus funcionários.

Promove a mobilidade corporativa

Conforme falamos no tópico acima, é bastante comum no cenário atual que membros da equipe trabalhem em movimento ou externamente. Cada vez mais, negócios são fechados e pessoas se comunicam por meio de dispositivos móveis.

A mobilidade corporativa é uma realidade e pode ser extremamente estratégica para uma instituição. Em um mundo altamente conectado, viabilizar o trabalho remoto favorece o fluxo de informações, a comunicação e as tomadas de decisão.

Portanto, considere a inclusão de aparelhos como tablets e smartphones no seu parque de máquinas e tire proveito das oportunidades que a tecnologia mobile pode proporcionar.

Um parque de máquinas moderno é crucial para promover a transformação digital em uma empresa e estimular a cultura da inovação, sem a qual é difícil conseguir se destacar no mercado. Portanto, não deixe de fazer esse investimento — que pode ter um custo-benefício mais atraente com a modalidade de aluguel de hardware — para oferecer a melhor infraestrutura tecnológica para sua equipe.

Gostou de ler este artigo? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias conosco e com os demais leitores!