Locação de notebook

Sua empresa precisa modernizar o parque de máquinas? Comprar novos equipamentos para fazer uma atualização tecnológica desse porte tem um alto custo, podendo inviabilizar o projeto. Porém, é importante levar em conta que existe uma solução muito mais vantajosa, que tem sido a opção de cada vez mais organizações: a locação de notebook.

Essa solução pode trazer benefícios que vão além da redução de custos. Portanto, se você quer apresentar um projeto que resolva o problema da desatualização do parque de máquinas e melhore o atendimento a demandas de reparos, continue lendo este artigo para entender como funciona a locação de notebook e quais são os benefícios dos contratos de locação de longo prazo.

Locação de notebook

Como a locação de notebook contribui para a redução de custos?

Em função da obsolescência de equipamentos, uma empresa talvez decida adquirir novas máquinas. Porém, além do custo da compra, haverá outra despesa inerente, regular e imprevisível: a de manutenção. Com a locação de equipamentos, isso não acontece. Afinal, os contratos de locação incluem assistência técnica, o que gera uma economia considerável em reparos.

Além disso, a locação de notebook oferece uma simplificação no processo de troca de máquinas. Por exemplo, no caso de equipamentos que pertencem à empresa, é necessário todo um cuidado no momento da venda ou do descarte. As máquinas precisam de formatação e reinstalação do sistema operacional, a fim de proteger informações corporativas.

Porém, quando o equipamento é alugado, a própria empresa de locação se responsabiliza pela reinstalação do sistema operacional, de forma que até mesmo essa etapa é terceirizada. Isso representa um melhor aproveitamento da mão de obra própria.

Às vezes surgem demandas emergenciais, em função de inoperância de equipamentos necessários para tarefas que precisam ser realizadas em curto prazo. Os contratos de locação garantem até mesmo reposição de equipamentos de forma rápida.

Quais são os benefícios da locação de notebook a longo prazo?

É importante que a organização faça uma boa análise, levando em conta diversos fatores, a fim de determinar se vale a pena comprar ou alugar computadores. Caso a decisão seja pela locação, um contrato de longo prazo, com uma vigência de pelo menos 24 meses, pode trazer diversos benefícios financeiros e logísticos. Veja alguns deles.

Liberação de capital

A compra de equipamentos requer a disponibilização de altos valores. Porém, com a locação, a organização emprega um valor menor, liberando capital para investimento em outras áreas. Assim, é possível direcionar recursos para setores relacionados com as atividades principais do negócio.

Controle de custos

Quando a empresa é a proprietária das máquinas do parque computacional, o controle de custos é mais difícil de ser feito. Isso acontece porque os defeitos nos equipamentos são imprevisíveis e não é possível saber com antecedência qual será o custo dos reparos.

Porém, com a locação de equipamentos é diferente. Ao fazer a cotação da locação de máquinas, já é possível fazer um planejamento exato dos custos futuros. Afinal, haverá apenas uma despesa mensal que custeia o aluguel e a manutenção dos equipamentos.

Locação de notebooks, computadores e smartphones - Quais os benefícios da locação de notebook a longo prazo?Powered by Rock Convert

Atendimento e reparo nos equipamentos

Quando um setor necessita de alguma manutenção de emergência em um equipamento, é necessário que ele seja reparado o mais rápido possível. Se aquela máquina foi locada, a manutenção será feita com agilidade. Afinal, a empresa de locação tem peças de reposição e até computadores para pronta substituição.

Em alguns casos, o contrato de locação talvez contemple um serviço de estoque no cliente. Isso significa que, se há certas demandas emergenciais frequentes, alguns equipamentos podem ser mantidos no cliente, de forma que o atendimento seja feito em questão de minutos. Basta acessar o service desk da empresa de locação e solicitar a senha de desbloqueio da máquina.

Equipe de TI inclusa no orçamento anual

Com o aluguel de máquinas, não é necessário manter uma equipe destinada a fazer reparos. Afinal, as manutenções serão realizadas pela empresa proprietária dos equipamentos. Assim, ao definir o orçamento anual, a despesa mensal de aluguel incluirá o trabalho da equipe de TI que fará a manutenção das máquinas.

Na verdade, a terceirização de serviços relacionados com TI tem se tornado muito vantajosa. Essa solução tem sido procurada por diversas organizações, em função da simplificação nos processos que ela oferece.

Benefícios fiscais

A aquisição de equipamentos é contabilizada como CAPEX, por ser considerada um investimento. Porém, a locação de máquinas se enquadra como OPEX, por se tratar de uma despesa operacional. Isso permite abatimento na base de cálculo do Imposto de Renda, desde que o regime adotado seja o de lucro real.

Possibilidade de focar em outras demandas da área

Visto que os contratos de locação de notebook incluem assistência técnica, o setor de TI fica livre das demandas relacionadas com manutenção. Assim, a locação de equipamentos é ainda mais vantajosa quando há limitações no número de colaboradores na área de TI.

Dessa forma, o setor pode focar nas estratégias do negócio. Isso representa um aproveitamento muito melhor dos recursos humanos, o que melhora o ROI.

Como escolher uma empresa confiável?

Entregar a responsabilidade sobre o parque de máquinas da organização a outra empresa é algo sério. Por isso, a empresa de locação deve ter destaque e garantia de qualidade. É necessário que ela tenha ampla experiência e ofereça um serviço ágil. O ideal é que esses critérios sejam avaliados à base da reputação que ela construiu.

O tempo de atuação da empresa no mercado também é um bom indicativo da qualidade dos serviços prestados. Além disso, ela deve ter capacidade comprovada de fazer a gestão de ativos de TI.

Conforme você viu neste artigo, é possível manter o parque de máquinas em dia com a tecnologia, sem que um alto custo precise ser coberto pelo CAPEX. Além dos benefícios tributários, é muito vantajoso ter máquinas de qualidade com serviços de manutenção agregados. De fato, a locação de notebook é uma solução que resolve diversos problemas em uma organização.

Porém, é necessário entender bem as diferenças entre CAPEX e OPEX, além dos critérios que devem ser levados em conta ao escolher a metodologia ideal de financiamento. Portanto, baixe agora o e-book gratuito “Você sabe quais são as diferenças entre os modelos CAPEX e OPEX?”