Mobilidade e tecnologia

Todos nós sabemos que a mobilidade é uma parte essencial da força de trabalho atual. A conectividade móvel é, indiscutivelmente, a principal tendência global para os líderes de negócios e tecnologia de hoje.

Esse novo mundo móvel está evoluindo a cada dia, e uma gama diversificada de novas estratégias e tecnologias estão sendo adotadas como forma de garantir produtividade e competitividade nos mais diversos segmentos de mercado. Mas você sabe como incorporar essa tendência no seu negócio?

Acompanhe este artigo e entenda como a tecnologia pode beneficiar a mobilidade corporativa da sua empresa!

Mobilidade e tecnologia: O que é mobilidade

Embora a palavra “mobilidade” seja um termo amplo, relacionada a práticas comerciais eficazes, refere-se à capacidade de acessar e compartilhar informações de qualquer lugar.

Quando uma empresa é bem-sucedida em dispositivos móveis, planilhas, documentos e contratos podem ser enviados com o clique de um botão e colaborar com o trabalho de um funcionário que está do outro lado do mundo, por exemplo.

Ao adaptar esse ambiente de trabalho moderno e mais flexível, fruto da transformação digital, você pode garantir que as informações produzidas por sua empresa funcionem para você de maneira mais vantajosa.

Tipos de tecnologia de mobilidade e como elas afetam seu negócio

Os tipos de tecnologia usados para tornar um negócio mais móvel são vastos e estão em constante desenvolvimento. A cada ano, há mais e mais opções disponíveis, e pode parecer uma tarefa assustadora descobrir qual tipo é mais adequado às necessidades de sua empresa.

Infelizmente, um tipo de tecnologia não se ajusta a todos os tipos de negócios. Cada empresa é única na forma como opera, mas toda e qualquer empresa bem-sucedida tem o mesmo objetivo: garantir que a informação funcione para ela de maneira mais valiosa e eficiente.

Em geral, sua empresa precisa de tecnologia que permita que você permaneça conectado e ofereça a capacidade de acessar, compartilhar e colaborar no trabalho a qualquer momento e em qualquer lugar.

Com uma empresa móvel, você também pode transformar seus documentos impressos e digitais no formato mais adequado ao seu modelo de negócios. Isso reduz as falhas causados por erro humano, permite um acesso mais universal aos documentos e ajuda você a entender melhor os seus dados.

Em suma, uma empresa móvel de sucesso permite um tempo de resposta mais rápido em projetos e elimina o tempo desnecessário gasto na espera de cópias impressas, além de incentivar sua equipe a abordar projetos com eficiência e velocidade.

Quais modelos de negócio usam a tecnologia a favor da mobilidade

Para entendermos um pouco mais sobre como a tecnologia pode atuar a favor da mobilidade, vamos falar sobre alguns modelos de negócio bem-sucedidos que fizeram dessa tendência uma forma de se destacar.

Waze

O Waze utiliza os dados de tráfego fornecidos pelos usuários para compartilhar informações em tempo real, minuto a minuto, sobre o trânsito — obras, acidentes, fechamentos de estradas etc.

Seja em uma metrópole movimentada, onde as condições de trânsito mudam aceleradamente, seja em uma longa distância rural, onde uma rodovia fechada inesperadamente pode significar horas de trânsito parado, o Waze é uma ferramenta indispensável de mobilidade.

Uber

A Uber talvez seja o mais famoso modelo de disrupção na forma como transporte e mobilidade se uniram para criar uma forma prática e acessível para as pessoas se movimentarem.

Como sabemos, trata-se de uma plataforma tecnológica que conecta motoristas com clientes por meio de um aplicativo para  smartphones.

Yellow

O sistema de compartilhamento de bicicletas sem um embarcadouro foi lançado em 2017, no centro de São Paulo, que tem os piores problemas de congestionamento do mundo.

O projeto se expandiu para outras cidades e atualmente é uma forma de as pessoas se locomoverem nos grandes centros urbanos, abrindo mão dos veículos automotivos.

Moovit

Moovit é um aplicativo de navegação de transporte público israelense que está disponível em cerca de 500 cidades ao redor do mundo.

Ele funciona basicamente da mesma forma que outros aplicativos de navegação: ajuda você a planejar viagens, salvar viagens regulares e comparar rotas.

Como a tecnologia pode influenciar na mobilidade dentro da sua empresa

Como você pôde ver, a tecnologia é o grande aporte da mobilidade, principalmente quando falamos de mobilidade urbana. Mas não é só nesse contexto que ela pode contribuir. Conheça, a seguir, algumas contribuições da tecnologia para a mobilidade corporativa.

Integração de dados

Quanto mais a tecnologia global melhora e se desenvolve, mais eficiente se torna para as equipes móveis acessarem dados integrados a partir de uma única interface baseada na web.

Administrar dados de uma fonte simplificada é a maneira mais eficaz de gerenciar um funcionário realocado. Essa integração de dados dos sistemas de vários provedores também é benéfica para a segurança das informações.

Criação de serviços portáteis

Com futuros desenvolvimentos em tecnologia, também é possível que as empresas que têm a mobilidade corporativa como cultura reconstruam os processos de negócios para trabalhar em um mundo móvel.

Ao conectar telefones e tablets a programas relevantes e aos dados e informações de que precisam, as equipes móveis podem acessar informações em qualquer lugar e em tempo real. Isso significa que as mesmas informações podem ser acessadas com segurança de qualquer lugar do mundo.

Como se preparar para a mobilidade corporativa

Grande parte dos funcionários utiliza seus dispositivos móveis para fins relacionados ao trabalho durante a semana e, frequentemente, aos finais de semana também. Muitas empresas estão investindo uma parte considerável de seus orçamentos de tecnologia em projetos para mobilidade.

As empresas podem fornecer dispositivos móveis que ofereçam níveis elevados de controle e segurança ou instituírem programas de BYOD, que são econômicos, mas mais complexos de administrar. Qualquer que seja o modelo escolhido, as organizações devem desenvolver soluções para desafios como gerenciamento de dispositivos, experiência do usuário final, aplicativos móveis, dimensionamento e segurança.

A mobilidade fornece aos trabalhadores de campo acesso seguro a aplicativos e bancos de dados, permitindo que eles eliminem as idas e voltas ao escritório e dupliquem as tarefas de entrada de dados. A capacidade de trabalhar em qualquer local aumenta a conexão com o empregador e melhora a retenção e o recrutamento.

Desafios e riscos

Os benefícios da mobilidade vêm com desafios e riscos. Dispositivos móveis e programas são mais complexos de implantar e gerenciar do que tecnologias e ambientes com fio conhecidos. A mobilidade corporativa vira de cabeça para baixo o tradicional modelo top-down de controle corporativo de TI, transferindo grande parte do controle de dispositivos, aplicativos e serviços para o usuário final — e, no processo, criando novos desafios de segurança e gerenciamento.

Ferramentas de gestão de dispositivos móveis fáceis de usar fornecidos pela empresa permitem controle e segurança centralizados para todos os tipos de dispositivos móveis — remotamente. Por exemplo, é possível bloquear um dispositivo perdido ou roubado, solucionar erros em dispositivos e até atualizar sistemas operacionais.

Por fim, é preciso entender que a mobilidade corporativa envolve mais do que distribuir dispositivos e implantar aplicativos. O planejamento e a implementação adequados envolvem a avaliação e o ajuste fino de arquiteturas de tecnologia, plataformas de software e aplicativos e bancos de dados de back-end.

Uma forma de gerenciar a mobilidade corporativa de forma inteligente é por meio da parceria com empresas especializadas na gestão de dispositivos móveis — tablets e smartphones, por exemplo.

A versatilidade e a eficiência conquistadas por meio da mobilidade corporativa podem trazer vantagens como maior produtividade e redução de custos. Porém, para ter sucesso, as empresas devem contar com políticas claras de utilização e planejamento de gestão para assegurar padrões aceitáveis de governança e, principalmente, segurança.

Gostou do conteúdo? Aproveite sua visita ao nosso blog e conheça outra grande tendência na tecnologia da informação dos dias atuais: a TI verde.