Recentemente, ao mostrarmos aqui no blog o que levar em consideração na hora de optar pela compra ou aluguel de produtos de TI, você viu que a locação de equipamentos vem se consolidando como uma das alternativas mais atraentes para as empresas.

Agora, além de apresentar esses benefícios com mais detalhes, vamos mostrar para você como o aluguel de máquinas pode melhorar consideravelmente a produtividade da sua empresa.

Está preparado para ver a sua equipe ter muito mais rendimento e eficiência? Então continue com a gente e siga a leitura!

Por que a locação de equipamentos virou uma opção atraente

Em tempos de crise econômica, é essencial repensar todos os gastos e investir apenas no que é realmente necessário. Sendo assim, para manter a fluidez do caixa, muitas empresas passaram a alugar equipamentos em vez de comprar novas máquinas.

O setor de TI é conhecido por ser muito dependente do avanço tecnológico. Os custos de aquisição, manutenção e reparação desses equipamentos frequentemente representam uma quantia considerável de investimento.

Mas, ao contratar os serviços de uma companhia especializada em locação de hardware, sua empresa se abstém de todas essas obrigações: tudo fica incluso no pacote, que pode ser contratado por uma mensalidade bem mais acessível.

Essa lógica de trocar a compra de bens pela assinatura de serviços já é uma prática comum em vários setores — basta ver o exemplo de serviços como o Uber, Airbnb, Spotify e Netflix.

Especificamente no campo da TI, o esquema de SaaS (Software as a Serviceou o software como um serviço) já é uma realidade há uns bons anos: todo o pacote Office e os programas da Adobe já são vendidos nesse sistema — e com excelentes resultados tanto para os seus desenvolvedores quanto para os usuários.

Assim, além de poupar dinheiro e fazer girar o seu caixa, você ainda pode manejar sua equipe de TI para lidar com tarefas bem mais importantes e necessárias para a empresa, focando todos os seus esforços no negócio principal.

Como o aluguel de máquinas pode contribuir para a produtividade da empresa

De maior disponibilidade do setor de TI a mais dinheiro disponível para investir, a locação de equipamentos pode impactar a produtividade da sua empresa de diversas maneiras. A seguir, destacamos algumas das principais. Confira!

Facilidade de contratação

É bem mais simples contratar um serviço de locação do que realizar a compra de novos equipamentos. Além do risco ser menor, a empresa assume muito menos responsabilidades — podendo, ainda, adaptar o contrato com a locatária de acordo com as suas necessidades, o que torna a operação muito mais flexível.

Equipamentos sempre disponíveis

Ao contar com o serviço de locação, sua empresa terá, sempre que precisar, a disponibilidade imediata de qualquer equipamento. Isso facilita muito, por exemplo, a montagem de equipes específicas para projetos sazonais.

Em eventos desse tipo, sua única preocupação será fazer um contrato que abranja o período de tempo necessário, deixando todo o processo de implantação por conta da locatária.

Manutenção e suporte técnico por conta da locatária

Aqui reside uma das principais vantagens da locação de equipamentos: a libertação da sua equipe de TI dos chamados técnicos. Tudo o que disser com respeito à manutenção — desde o inventário de peças sobressalentes até reparos, atualizações, gestão de servidores, instalação de drivers e afins — passa a ser de total responsabilidade da locatária.

O melhor de tudo é que esse serviço fica disponível por todo o período do contrato, sem qualquer custo adicional. Assim, você tem a certeza de que as suas máquinas estarão sempre em perfeito estado de funcionamento — e, se alguma delas resolver deixar de funcionar, a locatária providencia a troca imediata, impedindo a ociosidade dos seus colaboradores.

Máquinas sempre atualizadas

Num mundo onde as máquinas ficam obsoletas em cada vez menos tempo, comprar um ativo pode não ser um negócio muito atraente. Um dos maiores desafios dos gestores e gerentes de TI é combinar a melhor experiência de uso possível em máquinas que atendam às necessidades de seus usuários — tudo isso sem comprometer o orçamento disponível.

Ao usar equipamentos próprios, as empresas naturalmente demoram mais tempo para atualizar o hardware. Isso acaba resultando num menor rendimento dos colaboradores, o que contribui para diminuir a competitividade.

A locação permite usar os melhores, mais rápidos e mais adequados equipamentos, sem que a empresa precise se preocupar com os altos custos da compra de ativos. Com isso, a perda de produtividade causada por falhas ou lentidão nas máquinas é severamente diminuída.

Otimização nos custos de investimento da empresa

Ao contratar um serviço de locação de equipamentos, o único elemento com o qual sua empresa precisa se preocupar é a fatura do aluguel. Os demais custos intrínsecos — seja de gerenciamento, seja de manutenção — ficam por conta da locatária.

Assim, por exemplo, sua empresa não precisará mais se preocupar em guardar máquinas que perderam a utilidade ou em revendê-las com prejuízo. Além disso, como não imobiliza capital, a locação libera o caixa da empresa para outras aplicações, permitindo o investimento em pontos mais vantajosos ao negócio.

Benefícios fiscais para empresas de Lucro Real

Se a sua empresa estiver enquadrada no regime tributário de Lucro Real, você pode ter direito ao total abatimento na base de cálculo do Imposto de Renda. Isso porque todo serviço de aluguel é contabilizado como OPEX (despesa operacional), e não como CAPEX (investimento).

Segurança total na execução do serviço

Por toda a duração do contrato com a locatária, sua empresa contará com o atendimento de especialistas atentos a qualquer problema que possa surgir, assegurando a disponibilidade, o desempenho e a segurança que o seu negócio precisa para funcionar em plena capacidade.

Além disso, todas as máquinas alugadas possuem seguro obrigatório, o que garante a proteção dos equipamentos ao uso inadequado, furtos, incêndios, vandalismo etc.

Viu só como a locação de equipamentos de TI pode dar um belo impulso na produtividade da sua empresa? Se você deseja conhecer mais sobre as possibilidades desse serviço, ou mesmo ter uma ideia do quanto precisaria investir para adotar esse sistema, entre em contato com a gente agora mesmo: teremos o maior prazer em ajudá-lo a fazer a melhor escolha. Até o próximo artigo!