Computadores são essenciais nas empresas, e nesse cenário o aluguel de computadores tem se tornado uma excelente opção. Ter equipamentos sempre atualizados e adequados às necessidades da operação pode custar caro, já que a obsolescência de hardware e software está cada vez mais acelerada e acompanhar esse avanço pode ser difícil.

Desempenho gráfico e de processamento, necessidade de memória RAM e de espaço em disco rígido e compatibilidade com acessórios diversos são apenas alguns dos reflexos do progresso tecnológico. Quem quiser se manter atualizado tem de estar sempre atento a esses aspectos.

Por isso, uma das alternativas mais interessantes para contornar essa dificuldade é o aluguel de computadores. Empresas especializadas investem em máquinas de última geração e profissionais da área para oferecer o serviço a companhias que não têm esses recursos.

Trata-se de uma opção bastante interessante, pois o cliente vai ter o que precisa na medida certa e de acordo com suas necessidades operacionais. Além disso, o custo-benefício é atraente: o usuário tem acesso à tecnologia mais avançada pagando pouco por ela.

E mais: é possível escolher uma combinação de desktops, notebooks e tablets conforme as exigências do negócio. Quer entender melhor como o aluguel de computadores pode ajudar o seu negócio? Acompanhe este post e saiba mais!

Aquisição do parque tecnológico

Definir os investimentos de uma organização em tecnologia pode ser um grande desafio. É bem difícil, por exemplo, determinar quanto a companhia pode arriscar. É comum que empresas iniciantes prefiram apostar mais na atividade principal do que em dispositivos de informática.

Assim, em vez de aplicar um montante significativo na aquisição de computadores e acessórios, algumas vezes é mais vantajoso alugá-los. Com isso, a companhia pode empregar recursos na equipe certa para impulsionar o negócio a fim de tornar suas atividades mais bem-sucedidas.

É preciso, entretanto, avaliar os custos antes de tomar uma decisão. Assim como os gastos com a compra devem ser somados aos de manutenção, reparo e armazenamento do parque tecnológico, o aluguel de computadores envolve os pagamentos mensais.

No caso de projetos específicos ou temporários, se não houver planos para usar os dispositivos posteriormente, comprá-los pode não ser uma boa ideia. Afinal, é um gasto alto para um uso esporádico. Nesse caso, a locação pode fazer diferença no orçamento.

Vantagens do aluguel de computadores

Conhecido como “equipamento como serviço” (device as a service), esse tipo de solução oferece vantagens importantes, como a possibilidade de delinear uma operação dedicada às necessidades de cada negócio. Assim, a organização sai ganhando.

Além disso, o aluguel de computadores tem risco, responsabilidade e investimento menores, bem como envolve menos burocracia. E mais: o processo é contabilizado como despesa operacional, não como investimento, o que significa que pode ser abatido na base de cálculo do imposto de renda em empresas com regime de Lucro Real.

Em outras palavras, independentemente do segmento de atuação da empresa, o aluguel de computadores é uma boa estratégia para economizar recursos e, ao mesmo tempo, expandir as operações. Conheça outras vantagens desse serviço a seguir!

Disponibilidade imediata

É difícil acompanhar o avanço da tecnologia, especialmente quando é necessário ter equipamentos e softwares sempre atuais para atender às demandas do mercado. O aluguel de computadores oferece essa vantagem: atualizações constantes, de acordo com a solicitação do cliente, e com a garantia da provedora do serviço.

Facilidade de gerenciamento

Tanto a atualização de equipamentos quanto as manutenções necessárias estão incluídas como serviço agregado no aluguel de computadores. Assim, o gerenciamento dos recursos fica mais fácil e eficiente.

Menos paradas operacionais

Qualquer equipamento — principalmente o computador — está sujeito a falhas. Se ele for alugado, entretanto, a provedora do serviço o substitui rapidamente. Isso minimiza o tempo ocioso dos profissionais e elimina os custos de reparo do dispositivo.

Desenvolvimento de estratégias

Como a equipe de Tecnologia da Informação (TI) não vai mais precisar atender a chamados técnicos, inventariar peças e fazer registros de manutenção, seus processos operacionais melhoram. Assim, os profissionais têm mais tempo para se dedicar ao desenvolvimento de estratégias que beneficiem o negócio.

Equipamento atualizado

Quando compra computadores, a companhia sabe que, em pouco tempo, eles estarão defasados, o que pode torná-la menos competitiva perante a concorrência. Afinal, com dispositivos desatualizados, há riscos de que a empresa deixe de honrar compromissos, já que pode haver queda na produtividade da equipe.

Com o aluguel de equipamentos, os profissionais sempre têm acesso às novidades rapidamente. Dessa forma, a organização dribla a obsolescência natural dos dispositivos.

Redução de custos

Sempre que um colaborador fica parado aguardando a manutenção de um equipamento, a companhia tem prejuízo. Isso sem contar o tempo gasto com o gerenciamento de todo o processo de manutenção (escolha de provedor, contrato e afins) e com o cuidado para evitar a perda de informações confidenciais (como a formatação do disco rígido).

Ao contratar um provedor de aluguel de computadores, contudo, a empresa ganha agilidade e ainda tem os custos reduzidos. Afinal, todos esses procedimentos são de responsabilidade de quem oferece o serviço. Além disso, o capital aplicado na locação é uma fração do necessário para a compra.

Maior capacidade de empréstimo

Os equipamentos alugados não são classificados como passivo no balanço. Com isso, a empresa tem uma melhor relação entre ativos e passivos, e ganha mais facilidades de empréstimo. E o dinheiro economizado ainda pode ser usado em ações mais vantajosas para a organização.

Em resumo, o aluguel de computadores é, hoje, a melhor forma de manter o parque tecnológico da organização sempre atualizado e adequado às suas necessidades em cada momento. Além disso, o custo mensal é controlado e inclui a cessão do hardware e do software, os serviços de suporte, a manutenção e o gerenciamento de equipamentos, usuários e inventário.

Por isso, trata-se de uma solução interessante para pequenas, médias e grandes empresas que querem ter equipamentos sempre atualizados. Isso porque a decisão sobre o aluguel de computadores pode ter um impacto importante para a organização.

Se a empresa estiver pensando em expandir, mas ainda estiver incerta sobre os riscos associados, por exemplo, o custo-benefício do aluguel pode ser mais interessante — pelo menos até se ter certeza de como o processo vai se desenvolver.

E então, está preparado para apostar no aluguel de computadores? Quer conhecer outras possibilidades de locação de equipamentos e outros serviços relacionados à tecnologia? Venha ler nosso post sobre o assunto!