Depois da revolução dos smartphones e da chegada de vários outros objetos inteligentes, agora a próxima grande tendência é o conceito de smart home.

A ideia de ter uma casa inteligente é bastante atrativa: quem é que não deseja tornar sua vida cotidiana mais conveniente e confortável? Mas o melhor de tudo é que os benefícios dessa tecnologia também podem trazer grandes vantagens para o ambiente empresarial.

Neste artigo, vamos mostrar para você o que é e como funciona a smart home, bem como explicaremos de que maneira ela pode ser aplicada na sua empresa. Você vai descobrir que muitos recursos vistos como ficção científica já estão disponíveis — e podem representar um avanço notável para o seu negócio.

E aí, ficou interessado? Então continue com a gente e siga a leitura!

O que é a tecnologia smart home?

Como o próprio nome já diz, as smart homes são casas inteligentes, repletas de sensores e dispositivos conectados. A combinação dessa tecnologia inovadora com a internet das coisas (IoT) não apenas torna as casas mais eficientes, como também contribui para a sustentabilidade.

Por meio de aparelhos conectados via Wi-Fi, Bluetooth ou protocolos similares, a smart home consegue controlar, automatizar e otimizar várias funções, como a temperatura ambiente, iluminação, segurança e mídias de entretenimento — e o mais legal é que tudo isso pode ser controlado via tablets e smartphones, tanto dentro do imóvel como remotamente.

Imagine a cena: você chega em casa e, com uma simples leitura da sua impressão digital, a porta se abre. As luzes acendem conforme a sua presença nos cômodos e sua canção preferida começa a ser reproduzida no ambiente. Você vai tomar um banho e a água sai na temperatura que você programou — mais tarde, a água do banho será reaproveitada para a descarga do vaso sanitário e para irrigar as plantas do quintal. Percebeu a tecnologia?

Como a smart home pode ser aplicada nas empresas?

Muitas das razões que fazem os consumidores comuns apostarem na smart home também são atrativas para o ambiente corporativo — afinal, a tecnologia pode reduzir o desperdício, o que é uma grande vantagem para as empresas preocupadas com o inchaço do orçamento e as operações de otimização.

Outras companhias veem a smart home pelo seu potencial em termos de dados: graças a determinadas informações, elas podem controlar melhor o ambiente e tomar decisões que afetam a produtividade e a eficiência dos seus funcionários, sistemas e ambientes de trabalho.

A seguir, listamos algumas das principais aplicações que essa tecnologia pode ter nas empresas. Confira!

Segurança

Pequenas e médias empresas com uma loja ou outras instalações devem estar sempre cientes das medidas de segurança em vigor, bem como das possibilidades de se fazer melhorias — e alguns dos benefícios da tecnologia smart home em relação à segurança são difíceis de ignorar.

Sistemas de travamento automático são uma solução engenhosa para empresas que precisam proteger várias portas dentro e fora do prédio. Os detectores de movimento controlam as luzes automaticamente e podem ativar os alarmes internos — que, se acionados após o horário de trabalho, emitem ainda luzes de pânico para chamar a atenção.

Muitos sistemas de segurança podem ser acessados ​​por meio de aplicativos, para que você possa controlar o bloqueio, as luzes ou até mesmo visualizar um feed da câmera remotamente. Assim, caso você receba um alerta quando estiver fora das dependências da empresa, será capaz de tomar todas as medidas para cuidar da situação.

Economia de custos

Para alguns, a tecnologia smart home pode ser considerada uma maneira mais cara de fazer as coisas. Entretanto, é difícil ignorar a significativa redução de custos que ela pode proporcionar a médio e longo prazo.

Um dos seus maiores benefícios diz respeito à eficiência energética: ter um monitor ecológico instalado ajudará você a saber a quantidade exata de energia que está sendo usada. Você pode escolher quando determinadas salas serão aquecidas e modificar a temperatura ambiente por meio de um botão de termostato.

Empresas em grandes instalações ou que usam muitos equipamentos costumam pagar caro em suas contas de energia — e a maioria dos dispositivos inteligentes é construída levando isso em consideração.

Produtividade

Não há dúvida de que a tecnologia moderna mudou completamente o modo como as pessoas realizam seus trabalhos. A tecnologia smart home é uma evolução disso e tende a melhorar progressivamente a eficiência no ambiente corporativo.

Dispositivos que, normalmente, seriam usados ​​em casa para fins de entretenimento, agora podem ser aproveitados no local de trabalho. As centrais multimídia são um bom exemplo: nelas, diversos dispositivos diferentes (smartphones, tablets, computadores) podem ser conectados em um sistema, facilitando a realização de reuniões e conferências.

O armazenamento em nuvem é outra ideia perfeita para um ambiente de negócios: por ter todos os dados da empresa guardados em um servidor na web, há menor preocupação com danos ou roubo de hardware.

Conveniência

Um dos principais argumentos de venda da tecnologia smart home é a conveniência que ela oferece ao dispensar a execução de várias atividades simples, porém demoradas.

Quer se trate de tarefas de segurança de rotina ou de ativar vários dispositivos diferentes, essa tecnologia vai acelerar o processo, dando a você e aos seus colaboradores mais tempo para se dedicar aos aspectos realmente importantes da empresa.

Mesmo atividades banais, como ligar e desligar as luzes, passam a ser realizadas de maneira automática e inteligente, evitando desperdícios e contribuindo para um ambiente de trabalho muito mais agradável.

Imagem da empresa

As pequenas e médias empresas são o alicerce da maioria das indústrias atuais, e a tecnologia tem desempenhado um papel importante em ajudá-las a competir com os grandes nomes.

Encontrar maneiras de se diferenciar dos concorrentes e estabelecer uma forte imagem comercial é fundamental para o sucesso das PMEs. Sendo assim, a introdução de uma tecnologia moderna como a smart home não apenas aprimora o negócio, como também sinaliza aos clientes em potencial que a sua empresa se esforça para abraçar coisas novas e refinar os serviços sempre que possível.

Viu só como a tecnologia smart home definitivamente funciona para as empresas? Se você gostou deste conteúdo e deseja ficar por dentro das tendências de tecnologia e inovação, siga a Agasus nas redes sociais: nós estamos presentes no Twitter, Facebook e LinkedIn. Até o próximo artigo!