O aumento de soluções de tecnologia aplicáveis às necessidades otimizou os processos de empresas de diferentes segmentos. Do mesmo modo, a terceirização de TI possibilita toda a flexibilidade necessária para garantir aumento de produtividade e redução de gastos e desperdícios. Neste post, vamos conhecer mais sobre as vantagens desse tipo de serviço.

Um grande diferencial é a possibilidade de se dedicar à inovação, transformando essa meta em uma diretriz da empresa. Ao terceirizarem o ambiente de TI, as companhias ficam livres da complexidade operacional para se concentrar naquilo que sabem. Então, pronto para conhecer melhor esses diferenciais? Continue a leitura e confira!

Concentração em seu core business

Terceirizar aquelas atividades que não fazem parte do core business da empresa, em geral, vai deixar gestores e colaboradores livres para se dedicarem exclusivamente aos trabalhos que mais impactam no negócio. Desse modo, esses profissionais podem se concentrar na obtenção de resultados e na busca pela inovação dentro da organização.

A tecnologia se tornou indispensável em qualquer tipo de empresa. Ela é um meio para otimizar as atividades, mas também exige tempo e responsabilidade para ser gerida pelos colaboradores internos. Assim, com a terceirização, é possível deixar a parte operacional para profissionais especializados.

Redução de custos

Ter uma grande equipe interna de TI de alto nível é importante, mas pode ser um luxo caríssimo. Além disso, muitas vezes, esses profissionais nem mesmo terão o que fazer dentro da companhia, já que as demandas podem não ser diárias.

Gera-se altos custos não só na folha de pagamento, como também com encargos trabalhistas. Nesse cenário, a terceirização de TI surge como uma opção bem mais acessível, já que os gestores podem contratar os profissionais somente em determinados períodos de alta demanda tecnológica no negócio.

Como se não bastasse, não é necessário investir na capacitação desses profissionais, ao contrário do que aconteceria com a equipe interna — afinal de contas, a tecnologia está sempre evoluindo, e novas técnicas devem ser absorvidas.

Esses colaboradores externos são mantidos por empresas 100% focadas em tecnologia, com um alto nível de preparação e atualização em relação às novas soluções digitais.

Possibilidade de contar com especialistas diferenciados

Uma empresa opera com diferentes ferramentas e sistemas, produzidos e mantidos por companhias distintas. Isso requer conhecimentos específicos — e manter um especialista interno para cada particularidade da tecnologia é inviável financeiramente.

Desse modo, uma ótima ideia é solicitar a ajuda de colaboradores de fora, acostumados a estudar com profundidade as diferentes soluções digitais que surgem no mercado. Assim sendo, podemos dizer que a opção pela terceirização de TI é um investimento direto em expertise e precisão.

Aumento da performance e da produtividade

Deficiências e falhas nos processos de tecnologia de uma empresa custam tempo aos profissionais. Isso se explica pelo fato de que alguns dos colaboradores têm que ser deslocados das atividades-fim da companhia para sanar algum problema.

Assim, uma das principais vantagens da terceirização de TI é não mais se preocupar com danos que prejudicam a produtividade geral. As empresas conseguirão trabalhar com mais agilidade, sem perder tempo com problemas fora do seu domínio imediato. Colaboradores talentosos poderão se dedicar a atividades mais desafiadoras e deixar o suporte para outros especialistas.

Locação de notebooks, computadores e smartphones - Terceirização de TI: conheça as principais vantagens para a empresaPowered by Rock Convert
Locação de notebooks, computadores e smartphones - Terceirização de TI: conheça as principais vantagens para a empresaPowered by Rock Convert

Melhoria na qualidade dos serviços realizados

Além dos ganhos com produtividade, a terceirização traz benefícios na qualidade geral desse aumento de rendimento. Isso porque ela envolve a gestão de diversos serviços valiosos para o negócio, como otimização de sistemas operacionais, rotinas de backup, contingência e segurança dos dados, entre outros.

É possível firmar um SLA (Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço) com a empresa parceira. Mais do que uma mera exigência legal, ele é especialmente útil para analisar e mensurar a eficiência dos diferentes serviços de TI, uma vez que esse documento é um valioso indicador de desempenho.

Nesse caso, um SLA bem elaborado, com métricas factíveis, garante informações estratégicas para o planejamento da empresa contratada. Esse documento vai estabelecer metas e objetivos claros, possibilitando o cumprimento dos indicadores acordados entre as duas partes.

Inovação e modernização

Já mencionamos a inovação como um diferencial significativo da terceirização, mas alguns detalhes são essenciais. Muito empreendedores ainda operam com sistemas bastante obsoletos, o que torna as operações lentas e desgastantes.

Um outro diferencial importante é poder firmar parcerias com fornecedores que oferecem o serviço de locação de equipamentos de ponta. Dessa forma, é possível utilizar opções mais modernas de notebooks e dispositivos móveis, por exemplo, de acordo com a demanda do seu negócio.

Além disso, buscar trabalhar com empresas que disponibilizam a terceirização e o outsourcing é entrar em contato com profissionais que podem orientar os gestores sobre novas tecnologias — tudo de acordo com as necessidades da companhia.

Acesso a tecnologia de ponta

Empresas que oferecem os serviços de outsourcing e terceirização estão sempre de olho nas tendências do setor, até como forma de oferecer os melhores e mais avançados serviços. Como a tecnologia evolui de forma contínua, nem sempre é possível acompanhar essas mudanças com a mesma dedicação desses profissionais mais especializados.

Assim, para garantir vantagem competitiva, buscar a opinião desses observadores externos é uma ótima medida. Como exemplo, eles poderão orientar o gerente de TI sobre tecnologias ainda não exploradas devidamente no Brasil, conferindo uma nova abordagem que vai elevar a reputação da empresa e gerar novas oportunidades.

Segurança das informações

A segurança das informações digitais é um assunto que surgiu com a própria criação da internet. Como ainda hoje é possível ler sobre ciberataques sofisticados, como aqueles que envolvem ransomwares, podemos dizer que manter seus dados protegidos é um trabalho complexo e que exige atenção especial.

Nesse sentido, garantir a segurança de informações mais estratégicas é essencial para manter a viabilidade do seu negócio. Um meio de conseguir ajuda valiosa é contar com a parceria de profissionais externos.

Eles são os mais capacitados para o desenvolvimento de toda uma estratégia de proteção reforçada às suas informações e, até mesmo, para recuperar arquivos perdidos em caso de panes ou ataques de hackers.

Percebeu como a terceirização de TI é capaz de garantir vantagens competitivas significativas para a boa condução do seu negócio? Firmar uma parceria desse tipo é assegurar que você possa se ocupar apenas com os objetivos essenciais do negócio e deixar os problemas operacionais para equipes externas com amplo know-how.

Gostou do conteúdo e se interessou pela possibilidade de terceirizar alguns dos serviços em sua companhia? Então, entre em contato conosco e conheça nosso trabalho!