À medida que iniciativas e tecnologias digitais se tornaram mais proeminentes, uma infraestrutura de TI de alto desempenho passou a ser mais importante.

A força da infraestrutura tem enorme influência nos resultados corporativos — desde recursos de back-end e avanços no cliente, como Wi-Fi na loja, até melhorias internas dos funcionários, como acesso a ferramentas de colaboração social, iniciativas de trazer seu próprio dispositivo e uso crescente de serviços em nuvem.

Neste artigo, confira como fazer para modernizar a infraestrutura de TI da sua empresa a fim de escalar o seu negócio!

Os benefícios da transformação da infraestrutura de TI

Os benefícios de obter uma transformação correta da infraestrutura de TI são enormes, com uma grande variedade de oportunidades para economias e melhorias de processos e potencial para criar vantagem por ter um ambiente tecnológico competitivo e flexível.

Custos transparentes e reduzidos

Em muitos relacionamentos com fornecedores, os custos aumentam por motivos difíceis de identificar. O processo de transformação cria visibilidade do que está sendo gasto na infraestrutura de TI e aponta para lugares onde a empresa pode pagar menos pelo mesmo serviço ou, até mesmo, por um melhor.

Uma tecnologia avançada pode oferecer enormes benefícios ao fornecer mais poder de computação a custos mais baixos. Além disso, modelos de entrega alternativos que mudam de local de trabalho ou migram para a nuvem podem reduzir ainda mais os custos.

Níveis de serviço aprimorados

Os serviços de infraestrutura de TI estão funcionando bem quando ninguém os percebe. Os melhores níveis de serviço garantem que a infraestrutura esteja sempre disponível e seja responsiva e de alta qualidade.

Os níveis de serviço afetam não apenas os clientes, mas também os funcionários. Com uma infraestrutura de TI superior, os tickets de suporte são resolvidos mais rapidamente e a disponibilidade da rede e do sistema se torna mais confiável.

Maior flexibilidade e menor tempo de comercialização de novos serviços

Uma transformação oferece oportunidade para aumentar o poder de computação e o armazenamento. Servidores e outros hardwares podem ser provisionados mais rapidamente, e o armazenamento pode ser aumentado ou diminuído sob demanda usando modelos pay-as-you-go.

Ao incorporar um novo contrato com ciclos de atualização de tecnologia acelerados, uma tecnologia mais avançada pode entrar mais rapidamente nas mãos do usuário.

Inovação

Ambientes legados — ou seja, aqueles em funcionamento na empresa — desatualizados exigem atenção constante e podem drenar o valioso tempo da equipe em incidentes críticos e interrupções não planejadas.

Um ambiente renovado que está funcionando sem problemas permite que as empresas se concentrem menos em apagar incêndios e mais em encontrar formas inovadoras de parceria com parceiros comerciais para fornecer ferramentas que suportarão o crescimento da receita.

Segurança de rede reforçada

As ferramentas de segurança tornaram-se mais avançadas em sua capacidade de identificar ameaças em tempo real, detectar possíveis vazamentos de dados e reduzir a disseminação de vírus. Ferramentas avançadas podem melhorar a segurança da rede e reduzir interrupções não planejadas.

As condições para fazer uma mudança

Fazer extensas alterações em sua infraestrutura de TI pode ser um processo complexo e desafiador. Como as mudanças mal planejadas podem resultar em interrupções no sistema de negócios e operacionais que bloqueiam a receita, as decisões sobre mudanças devem ser cuidadosamente planejadas.

Simplifique sua arquitetura

Conforme as organizações evoluíram nos últimos anos, a arquitetura subjacente da tecnologia da informação tendeu a evoluir com elas, muitas vezes de maneira aleatória e conforme necessário.

Nesse cenário, com frequência, é necessário um esforço significativo para fazer mudanças ou mesmo para compreender as implicações das mudanças nas necessidades das partes interessadas e no desempenho dos negócios.

Adote uma mentalidade de serviços

A abordagem tradicional da tecnologia trata os sistemas como ativos que uma empresa tem e opera. Uma abordagem moderna trata a tecnologia como um conjunto de serviços que uma empresa pode consumir e integrar conforme necessário, sem necessariamente ter os sistemas.

As empresas podem, então, selecionar e combinar serviços de uma série de provedores de ponta, dentro de uma estrutura geral que atenda às necessidades exclusivas da organização.

Redefina a função da TI

A adoção de uma mentalidade de serviços também promove uma abordagem mais aberta ao compartilhamento de valor com provedores de serviços. Ao usar seus provedores como parceiros em constante inovação, você pode mudar seu foco de negociar termos para gerar resultados de forma colaborativa.

Locação de notebooks, computadores e smartphones - Veja como modernizar a infraestrutura de TI para escalar o negócioPowered by Rock Convert

Adote uma parceria baseada em valores compartilhados e confiança

Os sistemas tecnológicos que você está modernizando são fundamentais para o futuro da sua organização. Portanto, não trate a modernização — ou a aquisição dos bens e serviços necessários para suportá-la — como um evento transacional.

Seu objetivo é encontrar empresas que possam oferecer benefícios mútuos e com as quais você possa desenvolver um relacionamento de trabalho que envolva compromisso recíproco e colaboração criativa, além de um acordo justo.

Avalie a credibilidade de seu trabalho observando os sistemas de tecnologia que elas construíram para si mesmas.

O caminho para a transformação

Toda transformação é diferente. Quando ajudamos as empresas a renovar suas infraestruturas de TI, concentramo-nos em áreas específicas — cada uma projetada para melhorar o desempenho, a competitividade no mercado e a qualidade técnica, com o objetivo de tornar o ambiente mais flexível, responsivo e voltado para os negócios.

Avaliando o contrato de serviços existente

As oportunidades de economia aumentam a cada ano que uma empresa fica com o mesmo fornecedor.

Para avaliar essa oportunidade, colete dados sobre o estado do contrato do fornecedor, incluindo o quanto a empresa gasta em cada área, a qualidade dos serviços que recebe, os mecanismos de governança e quaisquer iniciativas planejadas.

Coletando comparações de mercado e pesquisas de terceiros e conduzindo a modelagem de custos, o resultado final é uma visão quantitativa e qualitativa da entrega e do desempenho do fornecedor e uma referência dos custos que a empresa deve pagar em uma série de cenários.

Especialmente para contratos de longo prazo, a análise geralmente revela oportunidades significativas de economia na maioria das áreas de serviços de tecnologia.

Remodelando a estratégia de infraestrutura

Uma transformação de infraestrutura de TI é muito mais do que um exercício de redução de custos. Determinar como o contrato existente para serviços se compara ao restante do mercado é apenas um elemento.

A transformação é uma oportunidade de obter vantagem estratégica e competitiva por meio de recursos de infraestrutura de TI. No geral, para determinar onde investir para melhorar a infraestrutura de TI, você precisa entender como as novas tecnologias funcionam e para onde estão indo no futuro.

Deve saber ainda como sua organização — e seus concorrentes — podem usá-las. Perguntas a fazer incluem:

  • isso é relevante para meus clientes?

  • Vai tornar minha tomada de decisão melhor?

  • Vai mover a receita para a minha organização?

Adotando o outsourcing de TI

Se você observar seus custos atuais e como está gastando seus orçamentos de TI hoje, é provável que veja um aumento constante nas despesas de ano para ano.

Os CIOs podem escolher entre uma variedade de novas tecnologias projetadas para ajudar a infraestrutura de TI empresarial legada a atender às demandas dos aplicativos de usuários finais — o outsourcing de equipamentos de TI é uma excelente solução para isso.

O primeiro benefício da locação de equipamentos de TI é obviamente o menor custo inicial. Os pagamentos são distribuídos a cada mês, por isso é muito mais fácil planejar isso em seu orçamento.

Dependendo do seu contrato, sua infraestrutura de TI pode ser atualizada após um período de tempo especificado, a cada dois ou três anos, por exemplo, para que você esteja sempre usando a tecnologia mais atual.

Se sua empresa precisa expandir os ativos de TI rapidamente para corresponder ao seu próprio crescimento, por exemplo, contar com um parceiro especializado pode ser uma excelente estratégia.

A Agasus é um bom exemplo, já que oferece equipamentos de alto desempenho que são atualizados regularmente para que as empresas permaneçam ágeis e competitivas no mercado.

Quando você olhar para propostas de novas iniciativas tecnológicas para infraestrutura de TI, certifique-se de entender o custo total a longo prazo. E ainda mais importante, considere se a tecnologia está alinhada com sua estratégia para o futuro.

Quer ficar por dentro de outras novidades relacionadas à tecnologia e à gestão eficiente de empresas? Assine nossa newsletter agora mesmo e receba outros artigos como este diretamente em seu e-mail.