infraestrutura de TI

Para iniciar um novo negócio é importante saber que a tecnologia da informação é a base que viabiliza um negócio empreendedor. Independentemente do segmento todo novo negócio demanda investimento em equipamentos de informática de alta qualidade. Saber quais tipos de ferramentas e equipamentos investir vai garantir a agilidade em muitas tarefas administrativas diárias, além de manter o gerenciamento do negócio organizado. No contexto atual da economia é importante manter o foco na maximização do orçamento, sem abrir mão de eficiência e segurança.

Ao abrir um novo negócio o empresário traz consigo o desejo de crescimento, e é a TI que vai possibilitar que esse crescimento seja sustentável, com recursos e ferramentas que permitam a escalabilidade.

A maior vantagem de uma empresa, ou negócio em fase inicial, é a capacidade de ajustes de estratégia rápidos para ficarem à frente das grandes empresas, que não possuem tanta flexibilidade de manobra.

 

Definição e composição

Infraestrutura de TI trata-se da combinação de um conjunto composto por hardware, software, tecnologia de gestão de dados, tecnologia de rede e serviços de tecnologia.

Geralmente as empresas começam investindo no básico: equipamentos essenciais, sistema de telefonia mais simples e aplicativos conectados em nuvens. É uma atitude comum e até viável para o início, pois são suficientes para suprir as necessidades iniciais. Porém, com o crescimento da empresa e dos clientes, o básico já não supre mais as necessidades.

Apresentamos a seguir os equipamentos essenciais para a configuração de uma infraestrutura de TI:

 

Modem de internet

Quem encabeça a lista é o Modem. Este é o equipamento que faz a interface entre o provedor de serviços de internet e uma empresa. Um modem de internet pode ser alugado de um provedor ou adquirido online. No entanto, os Provedores de Serviços de Internet, normalmente, não oferecem suporte para um dispositivo de terceiros.

A configuração de um servidor de rede oferece um suporte melhor para o seu banco de dados, aplicativos de e-mail mais seguros e outros arquivos. Você pode escolher entre várias soluções de servidor com base na quantidade de armazenamento necessária, requisitos de segurança e opções de backup.

 

Roteador wireless

Em algumas situações o modem de internet pode funcionar como um roteador, mas o mais indicado é utilizar um roteador independente que fornecerá inúmeros benefícios como, por exemplo, atribuir um endereço IP individual a cada dispositivo em uma rede.

Outra opção de uso do roteador é para configurar uma rede virtual privada (VPN), o que torna possível para aqueles com as permissões certas se conectarem com segurança em dispositivos de rede fora do escritório.

Um roteador também pode ser um dispositivo que fornece acesso Wi-Fi a uma parte ou a todo o escritório, dependendo do tamanho do escritório. Uma boa conexão wireless pode garantir conectividade de alta velocidade a todos os computadores conectados e dispositivos móveis.

 

Switch

Os roteadores geralmente têm um número limitado de portas físicas, mas podem ser conectado a um switch que têm até 48 portas.

Os switches também podem ser empilhados. Se você tiver, por exemplo, 24 telefones VoIP em seu escritório, cada um precisará de uma porta (embora um telefone VoIP e um computador possam ser interligados a uma única porta de switch).

 

Fonte de alimentação ininterrupta

Os fabricantes de sistemas UPS – sigla em inglês para Uninterruptible Power Supply – oferecem uma ampla gama de dispositivos, que podem manter servidores e telefones VoIP com funcionamento em rede por horas.

Como os modems, roteadores e switches são dispositivos de baixa potência, um nobreak de baixa capacidade pode mantê-los funcionando por algumas horas durante uma falha de energia.

 

Telefones VoIP

Voice Over Internet Protocol – em português Voz sobre Protocolo de Internet. Os telefones VoIP são conectados a um switch de rede e não a um PBX local. Com o serviço VoIP, a funcionalidade tradicional de PBX dos telefones é substituída pela funcionalidade de PBX que é executada na nuvem, e a discagem de extensão interna de dois ou três dígitos funciona da mesma forma que um PBX tradicional.

Locação de notebooks, computadores e smartphones - Vou abrir um novo negócio, qual a configuração ideal de infraestrutura de TI?Powered by Rock Convert

As pequenas empresas estão migrando para o VoIP em grande número. Mas é extremamente importante antes de contratar, analisar a velocidade, o roteador e as velocidades do switch e das configurações necessárias para suportar adequadamente uma solução VoIP de maneira eficiente.

Desktop e notebook

Os dois possuem vantagens e  desvantagens. Se você quer decidir entre notebook ou desktop, precisa avaliar quais argumentos têm mais a ver com o cenário da sua empresa.

Veja abaixo alguns dos pontos principais que você deve avaliar:

– Manutenção: a manutenção de um desktop é muito mais barata do que a de um notebook. Por isso, se houver espaço físico suficiente e pouca necessidade de mobilidade, o computador de mesa pode ser uma escolha melhor;

– Mobilidade: obviamente, na hora de escolher entre notebook ou desktop, o primeiro levará vantagem se os funcionários precisam se deslocar constantemente com o computador em suas atribuições;

– Espaço físico: quando há espaço na empresa, vale a pena optar pelo computador de mesa. Além de ter a manutenção mais barata, ele também é mais confortável para o trabalho. Mas se o objetivo é ter um equipamento que ocupa pouco espaço, opte pelo notebook;

– Desempenho: normalmente, os computadores de mesa têm um desempenho melhor do que os notebooks. Eles duram mais tempo, têm capacidade para equipamentos de hardware maiores e mais potentes. Mas isso não é regra. Existem notebooks com grande potencial de processamento no mercado.

 

Servidores

Os servidores são usados ​​para compartilhamento de arquivos e como local de backup de dados locais para computadores individuais. Naturalmente, deve haver um componente externo para uma estratégia abrangente de backup de dados.

Alguns computadores na sua rede podem precisar de um disco rígido externo para armazenar certos tipos de informações e ajudar você a se manter organizado. Um disco rígido externo pode ser um investimento inteligente para empresas iniciantes que não desejam armazenar informações na nuvem ou nos discos rígidos de seus computadores.

 

Impressoras multifuncionais

Por imprimir, copiar e digitalizar em ótima velocidade e alta resolução as pequenas empresas optam por impressoras multifuncionais. Com o tipo certo de impressora e uma rede configurada adequadamente, qualquer pessoa pode ir até o dispositivo e digitalizar documentos diretamente para um aplicativo de área de trabalho no computador. Não há necessidade de que todos tenham seu próprio scanner.

Para escritórios de advocacia, uma impressora de qualidade é a primeira etapa de todo um processo de gerenciamento de documentos digitais.

 

Atender a necessidade atual ou se preparar para o futuro?

Uma pesquisa realizada pelo IBM Institute for Business Value (IBV) em parceria com a Oxford Economics com cerca de 700 executivos da área de TI, aponta como as infraestruturas são preparadas para atender a estrutura de um negócio e para tentar entender como as empresas enxergam a importância de uma infraestrutura de TI, como são feitos os investimentos e como se preparar para demandas futuras.

A pesquisa mostra que, em média 65% dos executivos, acreditam que a infraestrutura de TI proporciona vantagens que são competitivas no mundo dos negócios, porém menos de 9% estão de fato preparados para lidar com Mobile, Social, Analytics e Cloud.

 

Líderes de negócios, de forma geral, precisam estar preparados para atender essa demanda. Ignorar a necessidade de investir em uma infraestrutura de TI adequada é correr o risco de fracassar no longo prazo.

Um dos grandes desafios encontrado por diversas empresas é justamente usar a tecnologia para gerar soluções e não problemas. É necessário entender que o objetivo de uma infraestrutura estratégica de TI não é apenas suportar o início do negócio, e sim atender uma demanda maior e estar preparado para sustentar o crescimento da empresa. O ideal é deixar a estrutura pronta e adequada para estar de acordo com as necessidades da organização.

Programe uma política de uso e invista numa estratégia que garanta que os problemas sejam resolvidos em no mínimo 90%. Lembre-se, o foco é ter uma infraestrutura ideal por pelo menos 10 anos e diminuir gastos desnecessários.

Por isso a locação de equipamentos de TI é uma alternativa valiosa. Empresas de diferentes portes podem contar com um parceiro de negócios especializado em locação e que ofereça flexibilidade de personalização. Dessa forma os gastos podem ser diluídos em parcelas mensais.

A Agasus entende que cada empresa tem uma necessidade exclusiva, por isso conta com especialistas que poderão fazer recomendações sobre como informatizar uma empresa e os tipos de equipamentos que serão adequados para o seu negócio.

 

Ainda tem dúvidas sobre como a locação de infraestrutura de TI pode ajudar a alavancar seu negócio? Fale agora com um de nossos especialistas.