Se na sua escola nada foi feito em direção a tecnologia, então é hora de repensar se você está na escola certa, e você, gestor ou diretor de uma escola, está na hora de rever os medos e dúvidas para iniciar imediatamente a adoção de tecnologia educacional, afinal o futuro já começou!

A comunicação entre pais e alunos é muito mais digital no momento atual e o velho modelo por meio de anotações nos cadernos ou ainda a relação giz, lousa, professor e alunos enfileirados, já são pontos guardados no passado.

A tecnologia faz parte do nosso dia a dia e hoje é o meio por onde a informação caminha a cada frame de segundo, impossível fazer o caminho de volta.

Instituições de ensino em todo o mundo buscam a excelência introduzindo na rotina educacional ferramentas colaborativas de aprendizagem, salas e espaços makers. Escolas buscam diferencial investindo em capacitação de professores e equipam as salas de aula com computadores, notebooks, tecnologia de realidade aumentada, entre outras tecnologias e metodologias, tanto para avançar como empresa competitiva, quanto para acompanhar a ansiedade dos alunos, que buscam muito mais do que apenas ouvir. Hoje os jovens querem compartilhar do protagonismo dos professores e interagir, participar e compartilhar.

Porque usar tecnologia educacional?

A evolução tecnológica ao longo das últimas décadas tem influenciado todas as áreas da sociedade, diretamente e indiretamente. Listamos abaixo alguns motivos para utilizar tecnologia educacional em sua escola rumo ao conceito da educação 4.0.

  • Ampliar o conceito de acesso à informação;
  • Estabelecer uma nova comunicação escola – família e aluno;
  • Automatizar os processos de gestão escolar;
  • Estimular a troca de experiências;
  • Permitir mais interação entre os alunos;
  • Melhorar o desempenho dos estudantes, etc.

O sistema de ensino é um dos primeiros passos na transformação educacional. Esqueça o conteúdo pronto, as apostilas e cadernos encapados com papel xadrez, hoje um sistema de ensino precisa valorizar a criatividade e contribuir para a construção de conhecimento. A relação professores e alunos com a tecnologia educacional, observa que ambos são protagonistas em sala de aula. O diálogo, a troca de ideias e o compartilhamento de conhecimento e informação são a bola da vez na sala de aula. O aluno quer participar e o professor está mais aberto a uma relação de troca. A tecnologia equipara o nível de conhecimento e abre uma infinita possibilidade de compartilhamento de informações.

A conectividade nas salas de aula já é uma realidade que transforma o aprendizado. As salas de informática com os PCs antigos e amarelados estão cedendo espaço a ambientes coloridos, aconchegantes e com equipamentos modernos, se tornando inclusive o local preferido dos alunos nas escolas. Este novo formato, exige uma equipe de Gestão Escolar mais alinhada, portanto no processo de adoção de tecnologia educacional, planejar atividades com envolvimento da equipe de gestão e todos os colaboradores da instituição, alinhar metas com prazos e escopos bem definidos são pontos que devem ser considerados.

Powered by Rock Convert

Uma escola é uma empresa e, por isso, precisa de controle e regras e a tecnologia resolve bem a árduas tarefas administrativas do dia-a-dia, facilitando a rotina e liberando mais tempo para o foco em estratégia e gestão.

É importante pensar em métodos eficientes de cobrança, folha de pagamento, controle de contas, entre outros pontos;

São vários os pontos favoráveis a implantação da tecnologia educacional e para o sucesso da empreitada, contar com um parceiro de tecnologia experiente é um diferencial na corrida tecnológica. A Agasus é uma empresa especializada em locação eficiente de infraestrutura de TI e conta com parceiros de tecnologia educacional – de gestão educacional até mobiliário para promover a transformação digital em instituições de ensino de pequeno, médio e grande porte.

Como inserir a tecnologia educacional na minha escola?

 O primeiro movimento para uma escola inserir tecnologia educacional, é através do seu parceiro de tecnologia para realizar um diagnóstico e entender a relação entre alunos e professores e em que momento eles estão conectados.  Por exemplo: Usam dispositivos? Quais? Estão presentes nas redes sociais? Usam softwares de gestão escolar? Existe infraestrutura de hardware na escola?

Esta investigação vai permitir traçar um plano realista, que pode ser implantado na totalidade das necessidades ou em etapas, de acordo com a verba disponível para investimento.

 Como está a sua escola hoje? Olhe para o mercado, analise a concorrência, observe as novidades, converse com a sua equipe e alunos.

O que vocês desejam para a sua escola? Saiba como a Agasus auxilia as instituições de ensino a maximizarem a oportunidade de aprendizagem, oferecendo infraestrutura de TI, equipamentos, plantas de espaços de aprendizagem e apoio pedagógico através de projetos personalizados para cada instituição. Conheça a nossa solução para tecnologia educacional.