Quem está no meio da TI (Tecnologia da Informação) certamente está familiarizado com o tema Transformação Digital, mas na prática, como colocar a Transformação Digital ativa dentro das organizações? Se esta também é a sua dúvida, vamos detalhar nesse artigo cada passo para remodelar os processos e entrar de vez nesse novo mundo, realidade do dia-a-dia corporativo que atinge diretamente cada indivíduo.

 

O que é Transformação Digital?

 

Quando falamos em transformação digital, não podemos resumir a um conceito que agrega novas tecnologias, mas sim de uma mudança extrema, uma disrupção nos processos e modelos de negócios como conhecemos atualmente.

 

A transformação digital envolve, além de uma mudança cultural e estrutural nas organizações, o desafio de adotar ferramentas digitais, tecnologias inovadoras e, também mudanças culturais para aprimorar ou substituir modelos anteriores.

 

Podemos entender a Transformação Digital como um processo de reavaliação de um modelo de negócio em uma empresa a partir do acesso à tecnologia digital.

 

E para que tudo aconteça de forma orquestrada e segura, requer coordenação em toda a organização, já que implica na utilização de novas tecnologias para que de fato a mudança ocorra. Para a maioria dos negócios atuais, a principal motivação para esta mudança é a chance de obter vantagens competitivas aprimorando a experiência do cliente.

 

Qual a importância da Transformação Digital para as empresas?

 

Com a Transformação Digital, as empresas se apresentarão de forma mais atraente para os clientes. Com os consumidores utilizando cada dia mais a internet, além da forte influência que a mesma causa, as empresas ocuparão esses espaços para conquistar o público.

 

Além do relacionamento com os clientes, a Transformação Digital permitirá vantagens que aumentarão a competitividade das empresas, como por exemplo, redução de custos. Os ambientes serão mais organizados, eficientes e a tomada de decisão mais inteligente e assertiva.

 

A inovação nas empresas e a Transformação Digital

 

No processo de Transformação Digital, a inovação beneficiará os negócios a longo prazo e envolve mudanças profundas nos valores e visão da empresa, sendo não apenas uma responsabilidade do setor de TI, mas também dos Gestores da empresa.

A inovação deve chegar com alterações significativas nos processos das empresas, principalmente no relacionamento com os clientes e no modelo de negócios.

 

Qual o caminho para uma infraestrutura de TI para acelerar a Transformação Digital

 

Para organizações que estão de fato empenhadas em promover a Transformação Digital e acelerar seus processos, sem dispor de recursos, umas das vantagens é a locação de infraestrutura de TI, que apresentam inúmeras vantagens, tais como;

 

  • Aluguel de acordo com a demanda;
  • Entrega, montagem e instalação em qualquer lugar do Brasil;
  • Peças de reposição disponíveis para substituição imediata;
  • Suporte 24×7;
  • Não há depreciação do bem, nem custos de imobilização;
  • Eliminação dos custos com gerenciamento do parque tecnológico;
  • Dedução do valor paga pela locação no Imposto de Renda;
  • Mais tempo para inovação e outras atividades;

 

Uma infraestrutura pronta para a Transformação digital apresenta três atributos essenciais:

 

Segura: Com a transformação digital, os limites das empresas entram em expansão, inclusive com a adoção de ecossistemas abertos. Usar tecnologias digitais, principalmente em transações online torna a infraestrutura de TI mais vulnerável a ameaças, por isso uma infraestrutura segura é fundamental para garantir a integridade e a reputação da empresa;

 

Automatização: Máquinas virtuais e aplicações estão se conectando para a transformação digital e gerenciar processos manualmente devido à escala e à complexidade dos ambientes de rede é um dos principais desafios dos gestores de TI. Uma infraestrutura automatizada impulsiona a transformação digital, por isso, quanto mais tempo e capacitação são dedicados a equipe de TI melhor, tanto para absorver como para manter a estabilidade do ambiente;

 

Inteligência: Os dados são o grande diferencial da era da Transformação Digital. Quanto mais a empresa conhece o seu cliente, mas próximo ele estará do seu produto. É preciso reagir com rapidez para entender o cliente e agilidade e pro atividade em TI exigem uma infraestrutura inteligente.

 

Sua empresa está pronta para a Transformação Digital? A sua equipe está livre das dores de cabeça de gerenciamento do parque de TI para dedicar tempo e expertise à experiência do cliente? Conheça a locação de infraestrutura de TI e prepare a sua empresa para a nova era. Conheça a Agasus – Locação eficiente de TI.